segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Pequeno Príncipe (Análise sob o olhar da Psicanálise)

Oh! Ultrapassei as imperiosas
fronteiras da terra,
E dancei nos céus
com alegres asas de prata;
Em direção ao sol subi,
e com o coração leve fui parte das
alturas, das nuvens entre as quais passa o sol
e fiz muitas coisas
Que você nunca sonharia
- girei e subi direto
E balancei-me no ar,
Bem alto no silêncio iluminado pelo sol.
Planando lá,
Persegui o vento que assobiava,
e bruscamente virei e levei
Meu ansioso aparelho através
de corredores no ar suspensos.
(Vôo Alto, John Magee)

É difícil dizer se é lícito interpretar uma obra artística através de seu autor, ainda mais num caso como O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, cuja repercussão foi tão grande a ponto de converter-se em pouco tempo num clássico da literatura.

Segundo a a psicologia Junguiana todo artista é como o leito de uma correnteza da alma coletiva. Mas o próprio artista, em sua consciência, é marcado por esta inundação. Como diz Jung, "dificilmente haverá um homem criativo que não tenha que pagar caro pela divina centelha do poder".

Partindo desta premissa, podemos dizer que O Pequeno Príncipe é certamente um personagem que, apesar de possuir elementos da psicologia pessoal do autor, ultrapassa-o e configura uma mensagem à humanidade.

O romance O Pequeno Príncipe coloca em evidência, logo de início, a disparidade entre o pensamento infantil e o pensamento adulto, cada um com a esfera de interesses que lhe é própria, como dois mundos de difícil conciliação. Tanto que o narrador é tomado por um profundo sentimento de solidão, como ele mesmo declara: "Vivi assim, sozinho, sem ninguém com quem verdadeiramente falar ..." De fato, parece que não encontrava com quem compartilhar sua vivência pessoal. Isto posto, era de se esperar que algo acontecesse. E logo o autor acrescenta: "...até que tive uma avaria no deserto do Saara, faz 6 anos"."Era uma questão de vida ou morte". Desta maneira inicia-se O Pequeno Príncipe, que Saint-Exupéry começou a escrever no verão de 1942 e que está baseado em um fato que lhe ocorrera seis anos antes, no Ano Novo de 1936. Naquela ocasião seu avião caiu no deserto, e "tanto o tanque de água quanto o tanque de combustível foram perfurados. Tínhamos por toda provisão uma laranja, algumas uvas passas, um quarto de litro de vinho branco num recipiente térmico, um pouco de café em outro". "Estávamos privados de água por destruição de nossas reservas e incapazes de nos localizarmos no deserto com uma margem de precisão de 300 quilômetros", de acordo com o que o próprio Saint-Exupéry descreve em relatório. Esteve quase quatro dias perdido até que foi encontrado por um beduíno. "Tinham visto miragens magníficas: oásis, camelos, cidades. Prévot, seu companheiro de aventura, tinha ouvido um galo cantar. Saint-Exupéry tinha visto em sua alucinação três cães que se perseguiam mutuamente".

Em 26 de abril de 1934 Saint-Exupéry ingressa na Air France como piloto. Já fora recusado no ano anterior.

Possuía uma tremenda energia posta a serviço de atividades muito dinâmicas e rápidas, que implicam em parte a ampliação de horizontes intelectuais ou vivenciais. Foi um pioneiro da aviação, que trabalhou fazendo correio aéreo em diversas partes do mundo, tendo aberto, inclusive, a primeira linha aeropostal da Patagônia. Era alguém com presunções aristocráticas ou de auto-importância, pois nosso herói procedia de família nobre e herdou o título de conde de seu pai, mas, nunca fez alarde disso.

Caracterizava-se por uma excessiva audácia, por um sentimento exagerado de confiança, levando às vezes a realizar atos imprudentes. De fato, seu biógrafo relata o contexto da realização da acidentada viagem. Apesar de sua situação econômica não andar muito boa, Exupéry não resistiu à tentação de comprar um avião, se bem que esperasse tirar proveito disso: o Ministério da Aeronáutica da França oferecia um prêmio de 150.000 francos a quem batesse o recorde de tempo no trajeto Paris-Saigon. Exupéry conseguiu inclusive que um periódico aceitasse publicar uma reportagem sobre o vôo. Mas sua situação econômica piorou tanto que não pôde pagar o aluguel do apartamento onde vivia com a esposa Consuelo, e ainda lhe cortaram a luz e o gás. "Nunca havia passado por uma situação semelhante. Não restava mais do que um modo de sair dela: bater o recorde Paris-Saigon".

"Saint-Exupéry se encontrava visivelmente num estado nervoso pouco propício para embarcar numa experiência fisicamente exaustiva".

Em 1935, tentado pela possibilidade de ganhar 150 mil francos, Saint-Exupéry se lança à corrida Paris-Saïgon. O desafio era ligar as duas capitais em menos de cinco dias e quatro horas. A partida acontece em 29 de dezembro. Em 30 de dezembro, às 2h45 da madrugada, a aeronave se espatifa ao atingir a crista de um planalto. Durante três dias o piloto e o mecânico Jean Prévot caminham pelo deserto, sofrendo de sede, até serem resgatadospor um beduíno.

Nestas condições empreendeu a aventura que quase o levou a morrer de sede no deserto. Sabemos, por Jung, que quando faltam estímulos exteriores, tal como ocorre num deserto, o inconsciente começa a produzir seus próprios conteúdos, que se extrovertem na tela de projeção vazia que é o próprio deserto. Daí aparecem as alucinações - miragens. Além disso, a ciência médica diz que as extremas condições decorrentes do calor excessivo do deserto e da falta de água, combinados, dão como resultado diversos sintomas físicos: disfunção neurológica, conduta psicótica, delírios e alterações mentais.

Imagino que O Pequeno Príncipe seja um produto tardio desta experiência.

"Estava mais isolado que um náufrago sobre uma balsa no meio do oceano. Imagine, pois, minha surpresa quando, ao romper o dia, despertou uma estranha vozinha que dizia: - Por favor... me desenhe um cordeiro!"

Como uma miragem, surgiu do deserto este homenzinho das estrelas. Desta maneira o inconsciente irrompeu como um fantasma.

Conforme Marie-Louise Von Franz, o homem que se identifica com o Puer Aeternus (Trata-se do nome de um deus da antigüidade. Procede da Metamorfose de Ovídio, onde se aplica ao menino-deus dos mistérios Eleusinos e, do ponto de vista da psicologia profunda de Carl Jung, representa um arquétipo relacionado com a mudança e a renovação) permanece muito tempo na psicologia adolescente "com uma dependência excessiva da mãe".

Jung diz: "o Puer Aeternus só tem uma vida breve, pois sempre é uma mera antecipação de algo desejável e desejado. Isto é tão real que certo tipo de menino mimado ostenta também in concreto as propriedades do adolescente divino que floresce prematuramente, e inclusive sucumbe de morte precoce". Recordemos que Saint-Exupéry morreu aos 44 anos. Sempre teve medo de ver-se colhido por uma situação da qual "poderia ser impossível escapar". Além disso, tinha "uma fascinação por esportes perigosos, especialmente o vôo e o alpinismo".

Seu pai morreu quando ele tinha quatro anos. Manteve pela vida inteira uma prolífica correspondência com a mãe que foi recolhida e publicada, em francês, em 1955. E Jung diz, em uma nota de pé de página, que "o complexo materno deste autor foi abundantemente confirmado por informação de primeira mão".

N'O Pequeno Príncipe, diz o narrador: "tenho sérias razões para pensar que o planeta de onde vem O Pequeno Príncipe é o asteróide B612"

A grande maioria dos asteróides descobertos até agora está numa região exatamente entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Na verdade não existe um asteróide B612, mas sim o 612, cujo nome é Verônica, um nome de mulher, e, além disso, é também uma planta herbácea de flores azuis.

Na obra, o Pequeno Príncipe tem uma relação intensa com uma flor que "havia germinado de uma semente trazida de sabe-se lá onde"- de outro planeta? Na carta de Saint-Exupéry, o significado etimológico desta última palavra é "não lugar". Podemos relacionar a flor com uma Vênus que vem de um não lugar. Isto se vê também em indivíduos com pouco enraizamento na Terra, cuja consciência está em algum não lugar fora da terra, ou seja, extraterrestre. As oposições se manifestam, geralmente, como o que em psicologia se chama projeção, quer dizer, o ver em outra pessoa características que nos são próprias, sejam estas consideradas boas ou más.

A flor se comportava de uma maneira muito coquete, deixando o Pequeno Príncipe fascinado por sua beleza. Mas em pouco tempo a flor já o chateava com seguidas exigências: um dia lhe pediu um biombo porque "sentia horror às correntes de ar", e inclusive forçou a tosse para lhe infligir remorsos. Típica manipulação emocional do tipo materno negativo que tem por finalidade obter a submissão do eu de nosso pequeno herói, impedindo sua maturação. Uma consciência masculina com uma anima, ou seja, com um fundo anímico deste tipo ficaria sempre envolta nesses caprichos "femininos", com duas possibilidades: ou se identifica com eles, configurando uma possível homossexualidade, ou os abandona em busca de uma nova oportunidade. Ambas as possibilidades descritas ainda mantêm a consciência masculina muito perto do complexo materno.

Nosso homenzinho parte, abandonando a flor e o planeta. É como se seu amor frustrado lhe tivesse servido de incentivo para afastar-se do lar e chegar finalmente à Terra.

A flor, para Novalis, é símbolo do amor e da harmonia que caracterizam a natureza primitiva. Identifica-se com o simbolismo da infância e de certo modo com o estado Edênico. Essa flor, como o feminino que há nele, embora ainda muito apegado à mãe. Segundo Jung, a figura do arquétipo da Anima emerge do arquétipo Mãe, e analisando a carta do Saint-Exupéry vemos que é um reflexo de sua psicologia pessoal.

Mas a flor não é apenas símbolo do feminino, é também do renascimento primaveril e da totalidade em sua manifestação plena, ou seja, o que Jung chamaria o Si mesmo, e nesta história funciona como um indicador do processo por desenvolver.

O asteróide 325 leva o nome de Heidelberga (30) faz referência à cidade alemã de Heidelberg, conhecida por ter a universidade mais antiga deAlemanha, imortalizada na opereta de Sigmund Romberg intitulada O príncipe estudante. Na obra, o Pequeno Príncipe corresponde a um reino sem súditos e coincidiria com o momento em que o puer percebe que é rei de um mundo solitário que não tem contato com a realidade.

Svea, o asteróide que corresponde ao faroleiro, que acende o farol cada vez que o sol se põe e o apaga em cada amanhecer. O habitante deste diminuto planeta parece que é o encarregado de iluminar a noite - a luz da consciência, o que indica uma pequena esperança para nosso Pequeno Príncipe. É digna de nota a aceleração do processo, já que a duração do dia deste asteróide vai-se acelerando até chegar a um dia por minuto terrestre. Provavelmente terei que pensar na circulação da luz, e citando Jung, "psicologicamente, esse curso circular seria um dar voltas em círculo em torno de si mesmo, com o que evidentemente ficam implicados todos os aspectos da personalidade.

Outra questão importante neste asteróide é que o faroleiro é o primeiro que faz algo que não é para ele, como observa o próprio Pequeno Príncipe.Possivelmente o faroleiro só se põe a serviço de uma finalidade superior, que para Jung seria o Si mesmo, coisa que ainda não pode fazer, por exemplo, na etapa do homem de negócios, que pretende apropriar-se do que pertence à totalidade (as estrelas).

Por último, antes de chegar à Terra, faz uma parada no asteróide Adalberto, onde encontra um Geógrafo, etimologicamente alguém que desenha a Terra.

Agora passarei a falar do simbolismo da escada, ou da escala, como diz o Dicionário dos Símbolos de Chevalier. "Os diferentes aspectos do simbolismo da escada se reduzem ao único problema das relações entre céu e terra" A escada pode ser esculpida em uma árvore, na rocha, ou também pode ser de matéria aérea, como o arco-íris; ou de ordem espiritual, como os degraus da perfeição interior. Mas a escada pode igualmente ser utilizada pela divindade para descer do céu à terra", e neste sentido é um instrumento das epifanias divinas, mas também veículo de encarnação das almas. "No Timor Leste, o Senhor Sol, divindade suprema, baixa uma vez ao ano a uma figueira para fecundar sua esposa, a Terra Mãe".

Os xamãs siberianos sobem ao céu e voltam a descer por uma bétula com sete entalhes (ou 9 ou 12), a escada de Buddha tem sete cores, a escala dos mistérios mitraicos sete metais, a escada de Jacob, por onde sobem e baixam os anjos, etc, são diferentes exemplos do sentido da escala ou escada na história religiosa mundial; e não esqueçamos, que nosso Pequeno Príncipe baixou sua escada de 6 asteróides e planetas, chegando à Terra, como sétimo.

Por último transcrevo uma tradução de um texto de Macróbio, um platônico latino do século IV, Comentário a um Sonho de Cipião: "A alma, ao começar seu movimento descendente desde a intercessão do zodíaco com a Via Láctea até as esferas sucessivas inferiores, ao cruzar estas esferas, não apenas adota o envoltório de cada uma das esferas, aproximando-se de um corpo luminoso, mas também adquire cada um dos atributos que exercitará mais tarde, ou seja: na esfera de Saturno adquiriria a razão e a compreensão...; na esfera de Júpiter, a capacidade de atuar...; na esfera de Marte, um espírito intrépido...; na esfera do Sol, a percepção dos sentidos e a imaginação...; na esfera de Vênus, o impulso passional; na esfera de Mercúrio, a capacidade de falar e de interpretar...; e na esfera da Lua, a capacidade de semear e de cultivar corpos...".

Como poderíamos interpretar, do ponto de vista psíquico, esta viagem interplanetária, ou mais exatamente, inter-asteróides? Para isso deveremos rever as teorias astronômicas que tratam da origem destes diminutos corpos celestes.

Há duas teorias sustentadas pelos astrônomos:

A primeira diz que seriam o resultado da fragmentação de um antigo planeta, pois segundo uma tese astronômica, deveria haver um planeta entre Marte e Júpiter. A segunda, que seriam porções de matéria cósmica que nunca teria chegado a formar um corpo celeste maior. Estas duas possibilidades enfatizam a polaridade integração-desintegração, que, se interpretada simbolicamente do ponto de vista psíquico, tem, como já veremos, sérias conseqüências, inclusive para nosso tema.

Assim como se considera em astrologia que o Sol é a fonte primária da energia que o restante dos planetas reflete, na psique humana existem fragmentos que são chamados complexos que formam parte do que, para Jung, é o inconsciente pessoal. Estes complexos são conglomerados de tonalidade afetiva, quer dizer, são como centros de força que atraem certo tipo de experiências. Assim se pode falar do complexo materno, do paterno ou de um complexo de poder, etc. Os planetas, segundo este ponto de vista, podem ser entendidos como complexos.

O objetivo do trabalho terapêutico seria a integração à consciência destes fatores inconscientes, que tendem a ter certa autonomia. Os asteróides, neste contexto, podem ser entendidos da mesma maneira, quer dizer, como aspectos cindidos a serem integrados na consciência.

O Pequeno Príncipe, através da viagem para a Terra, no processo encarnatório, foi encontrando seus diferentes complexos.

E Saint-Exupéry, o autor, já vimos que era conde, nascera na cidade de Lyon, pertencia a uma família nobre de província que descera na escala social, embora conservasse algumas propriedades familiares, mas seu pai trabalhava para uma companhia de seguros. Aqui vislumbramos possivelmente o rei sem súditos do primeiro asteróide. Saint-Exupéry não só escreveu O Pequeno Príncipe, mas também elaborou mais três novelas, além de muitos artigos e cartas. Em 1939 recebeu o prêmio da Academia Francesa de melhor novela do ano por Terra de Homens, e no mesmo ano recebeu o National Book Award do EUA por obra de não ficção.

Em todas as suas obras e cartas expressa um elevado nível de idéias, com um exacerbado idealismo que se manifesta também em artigos jornalísticos e como correspondente de guerra na Espanha, nas épocas mais sombrias daquele país. E apesar de ter combatido como piloto de guerra no exército aliado, ter participado de mil aventuras, haver-se comprometido politicamente nas difíceis horas da França ocupada, continuava tendo um irrefreável desejo de vôo. Diz em uma carta de 1944, o ano de sua morte: "Faço a guerra o mais profundamente possível. Sou, por certo, o decano dos pilotos de guerra do mundo... Vi de tudo desde minha volta à esquadrilha. Conheci as avarias da máquina, o desmaio por vazamento do tanque de oxigênio, a perseguição por caças, e também o incêndio em vôo. Pago bem. Não sou avaro, e me sinto um carpinteiro são. É minha única satisfação. E também passear em vôo solitário, somente eu e meu avião, durante horas sobre a França, tirando fotografias. É uma coisa estranha."

Na mesma carta diz mais adiante algo que é como a confissão do rei sozinho, e que além disso é quase um preâmbulo da aparição do jovem das estrelas na obra O Pequeno Príncipe: "Não tenho ninguém, nunca, com quem falar. Isso já é alguma coisa. Tinha com quem viver (refere-se à separação de sua esposa), mas que solidão espiritual!!"

Ou seja, havia vivências ou formas de pensar ou de entender o mundo que Saint-Exupéry não encontrava com quem compartilhar, um mundo como o daquele rei aquariano a que fizemos referência.

É difícil dizer se realmente nosso escritor deu materialidade à vida, como sugere a simbólica da escada cósmica, ou na realidade concretizou o processo inverso de espiritualização ou de busca espiritual, que, em sua forma mais concreta, levou-o a morte.

E aqui podemos ver o que acontece com o Pequeno Príncipe: ele volta para seu asteróide fazendo-se picar por uma serpente do deserto. Textualmente: "Parecerá que sofro... parecerá um pouco que morro". Também: "Parecerá que morri, e não será verdade..." e ainda: "é muito longe. Não posso levar meu corpo ali. É muito pesado."

Parece que nosso Pequeno Príncipe desejava voltar para o lugar de onde veio, e sem o corpo, quer dizer, em espírito.

E Saint-Exupéry também tinha esse desejo espiritual irrefreável que leva certas almas a desdenhar a vida corpórea, pondo-a em perigo, para poder viver uma vida mais alta, uma vida espiritual.

Não devemos vasculhar apenas a psicologia pessoal do escritor para compreender-lhe a obra artística: temos que compreender também que mensagem coletiva deve manifestar, e que relação tem o conteúdo da obra com a consciência de sua época.

Se existe algo que seja característico deste personagem, é sua ingenuidade, esse dom antigo que faz pensar no paraíso, no "pastarão juntos o leão e o cabrito" da Bíblia. O Pequeno Príncipe é um ser que nos remete ao princípio, ao paraíso terrestre original, razão pela qual, ao voltar a seu asteróide, é picado por uma serpente, que é como o ouroboros da alquimia, a serpente que morde a própria cauda, que é a roda interminável da origem sempre voltando para si mesma, e assim se fazendo eterna. Por outro lado a serpente também pode ser a astúcia da terra que nos pica, e esta é outra vertente do mesmo símbolo.

Tais características são evidentes no livro desde o começo, e em meu entender são o motor que nos faz lê-lo uma e outra vez com esse prazer, digamos, infantil.

No nível coletivo, O Pequeno Príncipe funciona como um balde de água fresca no meio do deserto humano da Segunda Grande Guerra (recordemos que foi escrito em 1942). Aqui nos referimos ao aspecto positivo do puer aeternus, que é essa capacidade de estar perto da fonte da vida, como os meninos, o que exerce um efeito rejuvenescedor sobre as pessoas que encarnam o arquétipo oposto, o senex, modelo do esgotado e do que chegou ao fim (o deserto). Este é um exemplo possível de como expressar a polaridade Mercúrio-Saturno.

Em segunda instância, O Pequeno Príncipe é um extraterrestre, vem de outro planeta. E é sabido que em 1942, época em que esta encantadora história começou a ser escrita, começaram a proliferar as notícias de OVNI, cuja quantidade aumenta grandemente após o fim da guerra (Segunda Guerra Mundial).


Segundo Jung, que também se ocupou deste tema, embora, naturalmente, considerando-o como fenômeno psíquico, durante a Segunda Guerra Mundial foram observados na Suécia misteriosos projéteis, que se supunha terem sido inventados pelos russos; também luzes que acompanhavam os aparelhos de bombardeio aliados, em suas incursões à Alemanha; logo se seguiram as profusas observações de pós-guerra nos EUA, até chegar ao conhecido caso Adamsky, em 1952, que disse ter viajado à Lua em uma nave tripulada por venusianos. Jung estima que os OVNIs ou "discos voadores" são objetos de estrutura mandálica, de forma circular ou esférica - embora haja também com forma de "charutos", quer dizer, cilíndricos -; e que têm a propriedade de irradiar luz intensa de diferentes cores.


Fonte
Constelar on Line Edição 108 :: Junho/2007 .
Um Pequeno Príncipe entre Marte e Júpiter. Ricardo D. Coplán
http://www.constelar.com.br/

Nenhum comentário: