quinta-feira, 29 de julho de 2010

Baú de Trovas


Ando perdido a buscar-te
e busco, em vão, te esquecer…
Tenho temor de alcançar-te,
por medo de te perder!
ALBANO LOPES DE ALMEIDA

Tal como, quando o sol nasce,
somem-se logo as estrelas,
quando surge a tua face,
as outras… quem pode vê-las?
ANTÔNIO SALES

Saudade é coisa que a gente
não explica nem traduz;
faz do passado o presente
e traz sombras, sendo luz.
COLOMBINA

Quem seus segredos revela,
sem pensar, a qualquer um,
é porteira sem tramela,
não tem segredo nenhum.
DURVAL MENDONÇA

Por mais que nos fira e doa,
a saudade um bem nos faz…
É o resto da coisa boa
que o tempo deixou pra trás!
GERALDO GUIMARÃES

Não foste a minha metade,
pois jamais me deste um “sim”…
Mas fizeste que a saudade
fosse a metade de mim.
JOSÉ MARIA M. DE ARAÚJO

Verdes anos são riquezas,
milionária é a mocidade…
A velhice é pobre e vive
das esmolas da saudade!
JOÃO MARTINS DE ALMEIDA

Nesta vida malfadada,
é bem melhor se viver
merecendo sem ter nada
do que ter sem merecer…
JOSUÉ TABIRA DA SILVA

O mar que geme e palpita
no seu tormento profundo
é uma lágrima infinita
que Deus chorou sobre o mundo!
LILINHA FERNANDES

A trova, quando tem alma,
até parece oração:
alivia e traz a calma
às dores do coração…
LINDOURO GOMES

Saudade quase se explica
nesta trova que te dou:
saudade é tudo que fica
daquilo que não ficou.
LUIZ OTÁVIO

Ah se eu pudesse saber
qual a mulher que ele quer…
Que não iria eu fazer
para ser essa mulher?
MAGDALENA LÉA

Ei-lo, de todos os casos,
o mais estranho do mundo:
– como nuns olhos tão rasos
cabe um olhar tão profundo?
PEREIRA DA SILVA

Tudo tão fácil, tão justo,
tão perto o nosso desejo,
e todavia que custo
para a permuta de um beijo!
SERAFIM FRANÇA

Mais trovas na Revista Virtual Mensal Trovia, de Antonio Augusto de Assis, em http://www.academiadeletrasdemaringa.com.br/?page_id=2634

Fonte:
Trovia – Ano 11 – nº. 127 – julho de 2010

Nenhum comentário: