segunda-feira, 5 de julho de 2010

IV Jogos Florais de Balneário Camboriú 2010 (Resultado Final)

Pescadores de Camboriú (pintura de Neiva Passuello)
Troféu Arlindo Tadeu Hagen ÂMBITO NACIONAL Tema: VENTO(S) VENCEDORES: Na era do “ponto.com”, voa o sonho mais ligeiro: -um clique... e, qual vento bom, chega a trova ao mundo inteiro! Antonio Augusto de Assis – PR Eu trago no pensamento tantas angústias e apelos, e sinto inveja do vento quando roça os teus cabelos. Clenio Borges-RS Eu te agradeço, Senhor, este vento que acarinha, que traz mensagens de amor a quem vive tão sozinha! Delcy Canalles- RS O vento varre a ansiedade e as folhas secas do chão, só não varre esta saudade que corta o meu coração. Flávio Roberto Stefani- RS Voa longe o pensamento... Ah, que saudade me dói: -Assopra mãe, sopra um vento para curar meu dodói... -O que é o vento, mamãezinha, que a gente não vê mas sente? E a mãe responde: “Filhinha, vento é Deus beijando a gente...” Gilvan Carneiro Silva-RJ Quando é puro o sentimento, quem faz o bem, faz de graça e é discreto como o vento que move o moinho e passa... Inconstante como o vento, o tempo não nos perdoa: Se vamos mal, ele é lento; se vamos bem, ele voa! Longe de tudo, sozinho, após tantos vendavais, eu sou um velho moinho, que o vento não move mais... Hegel Pontes – MG Desencantado da vida, do amor - em total entrega-, sou folha no chão caída que nem o vento carrega. João Costa – RJ O bom jangadeiro, atento ante o mar que se encapela, não culpa o rigor do vento... Prefere ajustar a vela!... Que a sorte ajuda, sustento; mas vence quem tem valor... De nada vale o bom vento para o mau navegador!... José Tavares de Lima – MG Em “Mal sem Pena”... não creia! -Segundo seus Ancestrais, “Para quem VENTOS semeia... ...os frutos são... Vendavais!... Maria Madalena Ferreira – RJ Estou só... e, eu me contento em debruçar-me à janela... -Lá fora, há o luar e o vento trazendo recados dela!... Rodolpho Abbud – RJ MENÇÕES HONROSAS: O vento, soprando forte, do galho derruba o ninho. Dos filhos chorando a morte, pia triste o passarinho. Algustinho Saco - PR Calquei meu pingo na espora me estribei no pensamento com o pala cor de aurora parti galopando o vento. Doralice Gomes da Rosa-RS De essência controvertida, mas sempre às ordens da sorte, ora o vento ampara a vida, ora o vento espalha a morte! Ederson Cardoso de Lima-RJ O vento, feito um açoite, num burburinho profundo, murmura, dentro da noite, todos segredos do mundo! Eduarto Tolego - MA
Aprisionado à rotina do trabalho e da vaidade, não vi o vento em surdina varrer minha mocidade. Joana D’arc da Veiga – RJ Quando o fracasso me alcança, qualquer derrota rejeito... Pois o vento da esperança sopra mais forte em meu peito! João Freire Filho – RJ Vento, eterno viajor desses mares sem guarida, traz-me a jangada do amor que perdi no mar da vida! José Lucas de Barros – RN Ouço no vento o lamento dos solitários tristonhos que viram, da vida, o vento amarrotar os seus sonhos! Marisa Rodrigues Fontalva - SP Quem dera, na humanidade, pudessem os pensamentos ter a mesma liberdade que têm as asas dos ventos! Sandro Pereira Rebel – RJ A doce canção do vento à minha alma tanto diz que embala meu pensamento e sonho que sou feliz!... Sonia Mª Ditzel Martelo-PR MENÇÕES ESPECIAIS: Docemente em meu ouvido, a tua respiração é o vento leve, contido, que areja o meu coração. Almerinda Liporage-(Tita)– RJ Eu sinto o vento que passa portador de boa nova, enchendo de rima e graça os quatro versos da trova. António José Barroso Barradas - Portugal Passaste...e por um momento plantar-te em meu peito quis, mas és livre, tal qual vento, e vento não tem raiz... Élbea Priscila de Souza e Silva – SP Na força do bem sê crente, quando a maldade te assalta, que vento açoita inclemente a palmeira que é mais alta! José Valdez de Castro Moura – SP No céu, a branca tropilha galopa no firmamento, corcéis de nuvens em trilha, comandadas pelo vento! Lisete Johnson – RS Que importa se o vento em açoites faz das folhas estilhaços... Tenho a volúpia das noites no aconchego dos teus braços. Maria Campos da Silva Velho – SP Lá fora o vento não passa e em mim não passa o desgosto.. Chora a chuva na vidraça, chora a saudade em meu rosto!... Marilucia Rezende – SP Num engano de momento, a vida se transformou... Eu fui rosa...foste vento que ao passar...me desfolhou... Um pássaro engaiolado, mesmo com todo alimento, parece invejar, magoado, a liberdade do vento!... Marina Bruna – SP Deixa o que passou “de lado”, a vida é um ensinamento... Pois lamentar o passado, é correr atrás do vento!... Roberto Tchepelentyky- SP Eu confesso o amor secreto que sinto – e você não vê – para que o vento, indiscreto, conte o segredo...a você! Fez juras – embora negue- nas cartas, que eu faço em tiras, para que o vento carregue todas as suas mentiras! Therezinha Dieguez Brisolla -SP Em vez de gritar ao vento que tens um grande saber, mostra o teu real talento: Age...sem nada dizer! Vanda Fagundes Queiroz-PR Suporto os ventos medonhos, não me curvo aos vendavais, pois as vigas dos meus sonhos suportam os temporais. Wilma Mello Cavalheiro-RS SANTA CATARINA Tema:SEGREDO(S) VENCEDORES: Dum segredo não contenho, toda noite uma visão: -a mãezinha que não tenho vem ninar-me uma canção... ARI SANTOS DE CAMPOS O segredo é chama acesa pérola em concha fechada, guardando sua beleza para ser vista e admirada Quando há segredo de amores, como envelopes lacrados, se abertos são como flores e eternos, quando fechados. EDUARDO ARTHUR PEREIRA Nem brincando eu vou contar o nosso grande segredo, vou pôr no fundo do mar onde o guardarei sem medo! EFIGÊNIA COUTINHO Um segredo bem guardado para assim permanecer não deve ser partilhado para nunca se perder. ELIANA RUIZ JIMENEZ Para mim, não há segredos, meu mar, de infinito azul, nós convivemos sem medos, nas belas praias do Sul! Um segredo que me assusta: -Não saber, se após a morte, há uma vida boa e justa, que não dependa da sorte! GISLAINE CANALES A vida é tão passageira, para que tanto segredo? Se você me ama inteira revele ao mundo, sem medo! GLEDIS TISSOT Lá vai o bom sonhador com o seu segredo enorme. Ele o guarda com amor até mesmo quando dorme. LUCAS BARBOSA O segredo é chama acesa pérola em concha fechada, guardando sua beleza para ser vista e admirada. MARA TERESINHA SOUZA Segredo... Calou no peito um sentimento profundo. Não revelo... Não tem jeito. Selado está para o mundo. Por que guardo esse segredo se vivo a me torturar, fazendo dele um enredo que só me leva a chorar? MARIA CARMEN VAREJÃO Eu já fui um beija flor em outras vidas passadas: - era segredo em louvor às flores desamparadas. Meu bem chegue aqui pertinho, tenho um segredo a contar: o teu amor e carinho, lamento, não vou guardar! MARIA LUIZA WALENDOWSKY Quem sabe do meu segredo é só o céu, só o mar. Desse fato sou sem medo sei que eles não vão contar. MIRIAM WEBER Quando há segredo de amores, como envelopes lacrados, se abertos são como flores e eternos, quando fechados. TAMARA KAUFMANN MENÇÕES HONROSAS: De segredos, sou cativo: desse jeito não aguento!... Já pareço um morto-vivo destroçado num tormento! ARI SANTOS DE CAMPOS Fiz da mente uma clausura: -mente assim me mete medo... Mas a mente é tão segura que até guardo o meu segredo!... Vou rezar o meu rosário para Deus vir me salvar: pois um segredo ordinário me sufoca sem parar!... EDSOM LUIZ MAURICI- LUIGI Você sabe o meu segredo, mas outros sabem também, que outros saibam, tenho medo, pois ninguém guarda, ninguém! EFIGÊNIA COUTINHO O futuro do planeta não é segredo a ninguém preserve e se comprometa que a vida assim se mantém. ELIANA RUIZ JIMENEZ Quero dizer-te um segredo que não confio a ninguém: "eu te amo", e estou com medo! E peço aos anjos amém. GLEDIS TISSOT Vou contar os teus segredos, pintar no muro com giz, hoje já não tenho medos, não te quero como eu quis. JOSEANE GILI Este grande coração tem o seu segredo imenso, que, com amor e emoção é a chave do consenso. LUCAS BARBOSA O pescador, sem ter medo de ver seu barco emborcar, do seu amor faz segredo, Não sabe se vai voltar... MIRIAM WEBER Se as abelhas caprichosas soubessem segredos meus, deixavam o mel das rosas pelo mel dos lábios teus. MOACIR FIGUEIREDO Teus olhos e o teu olhar, lembram impuros desejos que não posso revelar, são os segredos dos beijos! RONI ANTONIO COSTA MENÇÕES ESPECIAIS: Nesta casa, sem tramela, tem um segredo guardado: -é na verdade uma cela, este meu crânio fechado. ALAÉRCIO JOSÉ LOPES Nas estrelas escondi, meu segredo, meu amor! Hoje padeço, aprendi, que ter segredo é temor. ALZIRA D’ALL AGNOL Um segredo bem guardado é uma prova de amor, para quem foi confiado entregar a grande dor. EDLA DA COSTA SENS Esse mundo feminino de segredos permeado é um gracejo do destino pelos homens odiado. ELIANA RUIZ JIMENEZ Enquanto durar o amor você viverá com medo, mas seus olhos têm calor que mostram o seu segredo. GLEDIS TISSOT Sua boca tem segredos, e assim, você me seduz, revelo então, os meus medos que nem a noite reluz! JULIANA APPEL A arte de manter segredo é reter velhas lembranças, se contar me faz ter medo e enclausurar esperanças. LEANDRO DE SOUZA As estrelas sabem bem o segredo do Universo, mas o silêncio mantém, e inspiram o nosso verso. MARA TERESINHA SOUZA Quem não possui um segredo nesta vida, não viveu, temos guardado, com medo, o que não aconteceu. MARA TERESINHA SOUZA Língua Hispânica Tema: BESO(S) GANADORES Serás mis rosas tempranas y aunque fui leso de lesos, yo vestiré tus mañanas con un bordado de besos. ANTONIO ALEJANDRO ARJONA RAMÍREZ- ESPAÑA Besos que elevan al cielo En la dicha y bienestar, Son la gloria y el consuelo; Obra de quien sabe amar. CARLOS RODRÍGUEZ SÁNCHEZ-VENEZUELA Solo un beso es cual armiño del más divino, querer, que la madre da a su niño, ¡cuando acaba de nacer! CRISTINA OLIVEIRA CHAVEZ-MÉXICO-USA Doy un beso agradecida al árbol que está sembrado, con su vida nos da vida ¡aun, después de ser cortado! Era un niño silencioso... Con la mirada me amaba, y con un beso amoroso ¡sin tocarme me besaba! CRISTINA OLIVEIRA CHAVEZ- MÉXICO-USA Tu beso de la mañana es panal lleno de miel y el de la noche es campana que vibra sobre mi piel. ELENA GUEDE ALONSO –PERU Beso sensual que yo ansío quiero sentir tu sabor…, te necesito bien mío, calma mis ansias de amor. Hoy un beso de tu boca es fuego de mi emoción…, se ha roto el cristal de roca del dique de mi pasión. ELIZABETH LEYVA RIVERA-MÉXICO El beso es culminación de la atracción de dos seres y también preparación de los más gratos placeres. HÉCTOR JOSÉ CORREDOR CUERVO-COLOMBIA Un beso que no se olvida siempre es un beso de amor, en el que entregas la vida y te alejas del dolor. ¡Ay beso!, beso bendito que me has robado la calma, llegas lento y despacito y te anidaste hoy en mi alma. LIZ CASTRO RIVERA- MÉXICO
En el chasquido de un beso se escucha la melodía de un corazón que está preso con pasión, de noche y día. El amor que nos encanta y en el tiempo queda impreso, es aquel que se agiganta en la dulzura de un beso. MANUEL SALVADOR LEYVA MARTÍNEZ- MÉXICO En alas de una paloma ... Viajará mi beso amigo , Y el encanto de tu aroma , Le dará su amor y abrigo ! MIGUEL ANGEL ALMADA-ARGENTINA Son tus besos alimento a mi alegre corazón de mi boca es el aliento de mi vida la razón. MIRTA LÍLIAN CORDIDO- ARGENTINA MENCIÓN HONROSA Cuando tus ojos yo beso todo es tan pura ternura por eso yo te confieso ¡Besarlos, es gran dulzura! Besos suaves de seda abrigan, y dan calor pido se me conceda, refugiarme en tu ardor... ÁNGELA DESIRÉE PALACIOS B- VENEZUELA De mi madre con sus besos cure todos mis dolores; Y mi vida con sus rezos quedó salva de temores. CARLOS IMAZ ALCAIDE -FRANCIA Receta maravillosa que en tus besos he probado: amor en salsa jugosa y de pasión salpicado. ELENA GUEDE ALONSO - PERU Cuando me robaste un beso aquella tarde en el río mi corazón quedó preso de tu amor que ahora es mío. Me entregué completamente a ese beso apasionado y disfruté dulcemente todo lo que hube soñado. GLORIA RIVERA ANDREU-MÉXICO Cuando los besos se dan por el amor que sentimos, montamos en alazán y al cielo nos dirigimos. HILDEBRANDO RODRÍGUEZ-VENEZUELA En el sublime embeleso de mi inquieto corazón, aun conservo yo aquél beso que me robó la razón. LIZ CASTRO RIVERA-MÉXICO Lo sublime del destino y lo juro por Dios Padre es el instante divino del beso que da una madre. MANUEL SALVADOR LEYVA MARTÍNEZ-MÉXICO Em el polen de tu beso nace la flor del amor, mi corazón está preso en tu fuego abrasador. MARIA CRISTINA FERVIER-ARGENTINA
No voy a dejar de amarte, en mí seguirás latiendo. Aunque no pueda tocarte, tus besos estoy pidiendo. RAMÓN ROJAS MOREL-ARGENTINA La vida es una delicia que nos ofrece el Señor, el beso es una caricia y es un regalo de amor. RENE B. ARRIAGA DEL CASTILLO-MÉXICO MENCIÓN ESPECIAL Lo fuiste todo en mi vida. Por eso, sólo por eso, si vuelves arrepentida, yo aceptaré tu beso. ANTONIO ALEJANDRO ARJONA RAMÍREZ- ESPAÑA El besar con emoción a todo el mundo complace; pues los besos por su acción nos redime y satisface. Si los besos proporcionan la mayor satisfacción, parejas que reflexionan, se los dan con emoción. CARLOS RODRÍGUEZ SÁNCHEZ-VENEZUELA se compra, lo confeso, y tú lo debes saber que el hombre que paga un beso no tiene buena mujer... CARMEN PATIÑO FERNÁNDEZ- CARMIÑA-ESPAÑA Hacia ti va el sentimiento de que te amo lo confieso... hoy siento el atrevimiento de florecer con tu beso. ELIZABETH LEYVA RIVERA-MÉXICO Tu beso es un caramelo. Con el sabor del amor. Me transporta hacia el cielo. Todo gira alrededor. LIBIA BEATRIZ CARCIOFETTI-ARGENTINA Ha pasado mucho tiempo sin embargo lo confieso mi boca sin contratiempo tiene el sabor de tu beso. LIZBETH RIVERA ANDREW-MÉXICO Sobre tus labios el beso Sabe de fresa y a menta. Cuán grande amor te profeso Que a mis sueños alimenta. MARIA CRISTINA FERVIER-ARGENTINA Con los besos que me diste tejí mi collar de estrellas y cuando tuya me hiciste me quemaba cual centellas, MARTHA ALICIA QUI DE ZAMORANO-MÉXICO Cuando encuentres el calor... De tu corazón en calma, Hallarás besos de amor, En las ventanas de tu alma! MIGUEL ANGEL ALMADA-ARGENTINA Hermosos besos de vida, donan las eternas brisas, entre cantata ascendida, ¡entre luces y sonrisas! MIGUEL ÁNGEL MUÑOZ CORTÉS-ESPAÑA Ese beso apasionado que me das amado mío lo llevo muy bien guardado en las noches de rocío. NORA LANZIERI-ARGENTINA Tus besos me comunican los latidos de tu ser y siento cómo armonizan la fuerza de mi querer. RAMÓN ROJAS MOREL- ARGENTINA Regálame niña un beso en esta noche de luna, y en un verso quede preso te amaré como a ninguna. RENE B. ARRIAGA DEL CASTILLO- MÉXICO Fonte: Colaboração de A. A. de Assis

Nenhum comentário: