quinta-feira, 7 de junho de 2012

Hermoclydes S. Franco (A Musa)


Montagem da poesia com Imagem obtida em http://mestrearievlis.blogspot.com.
Poesia obtida em Magazine CEN. junho de 2012. Edição de Carlos Leite Ribeiro. Bloco 1.pag.2. 

Wagner Marques Lopes (Rio + 20) 2


Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 571)

Uma Trova de Ademar  

Carrego no rosto as chagas 
pelo tempo remetida, 
das contas que foram pagas 
na travessia da vida. 
–ADEMAR MACEDO/RN– 

Uma Trova Nacional  

Vivo em busca de carinho 
em castelos de ilusão 
tanto tempo estou sozinho 
quem me aquece é a solidão. 
–JOSÉ FELDMAN/PR– 

Uma Trova Potiguar  

Quando o sol, literalmente, 
sai de cena e chega a lua, 
muita inspiração na mente 
do poeta se acentua. 
–TARCÍSIO FERNANDES/RN– 

Uma Trova Premiada  

2010 > Nova Friburgo/RJ 
Tema > PRAZER > 2º Lugar 

A Vida, além de um prazer, 
é a chance que a gente tem 
de, mais que apenas viver, 
ser luz na vida de alguém. 
–A. A. DE ASSIS/PR– 

...E Suas Trovas Ficaram  

Ó livro, bom companheiro, 
do nosso espírito - pão. 
- Quem tem olhos e tem livros 
nunca está em solidão ... 
–LUIZ OTÁVIO/RJ– 

Uma Poesia  

Enquanto vis marginais
Ditam leis neste pais
O pobre sofre infeliz
Ferido por seus punhais,
Nas manchetes dos jornais
Vejo um juiz delinquente,
E o meu olhar descontente
Testemunha a roubalheira,
No pais de cachoeira
Tem sede pra muita gente! 
–HÉLIO CRISANTO/RN– 

Soneto do Dia  

Existe... 
–MIGUEL RUSSOWSKY/SC– 

Existe o amor-perfeito e o mal-me-quer 
em canteiros, vizinhos, no jardim. 
Existe uma promessa (de mulher ) 
em minha vida, tola, de arlequim. 

Amores falsos... deles, quem souber. 
sabe deste que dizes ter por mim... 
(E eu calarei, pois tudo o que eu disser, 
são prenúncios de lágrimas no fim.) 

E nas colheitas, fartas, dos queixumes, 
existem vidas murchas sem perfumes, 
fazendo a solidão dar corrupios... 

E por falar em sonhos e esperanças... 
existem noites cheias de lembranças 
e amanheceres cheios de vazios...


Tatiana Belinki (As Três Respostas)


Antiga balada inglesa adaptada por Tatiana Belinky

Na Inglaterra daquele tempo, vivia na corte do rei João um importante prelado, o abade de Canterbury, tão vaidoso que um dia chegou a se vangloriar de ser mais rico e de ter um palácio mais belo do que o próprio soberano. Quando essa notícia chegou aos ouvidos do monarca, este ficou muito irritado e mandou convocar o prelado à sua presença. 

O abade apressou-se a comparecer perante o rei, sem desconfiar da surpresa que o aguardava. O rei João foi ríspido, dizendo que a gabolice do abade constituía crime de lesa-majestade, punido com a pena de morte e o confisco dos bens do réu. O abade tremeu de medo, jurando ser inocente e implorando o perdão real. E tanto suplicou que o rei João, fingindo compadecer-se dele, disse que o perdoaria, se ele respondesse às três perguntas que lhe faria em seguida.

— A primeira pergunta é a seguinte: assim como me vês, sentado no meu trono de ouro, com a minha coroa na cabeça e o cetro na mão, dize-me quanto eu valho em dinheiro. A segunda pergunta é: quanto tempo eu levaria a cavalo para fazer a volta ao mundo? E a terceira é: o que eu estou pensando aqui e agora?

Assustado, o abade de Canterbury pediu ao rei João que lhe concedesse três dias para pensar nas respostas. O rei, fazendo-se de generoso e certo de que o prelado jamais responderia às suas perguntas, concedeu-lhe esse prazo.

O abade saiu apressado, consultou doutores, sábios e feiticeiros, mas ninguém soube responder àquelas perguntas. Ao entardecer do terceiro dia, de volta ao seu palácio, cruzou com o pastor do seu rebanho de ovelhas. Reparando no aspecto abatido do amo, o pastor lhe perguntou qual a razão de tamanha tristeza. O abade, num desabafo, contou-lhe sua infeliz e perigosa situação. E muito se surpreendeu ao ouvir do pastor uma estranha proposta.

— Acho que sei a solução para o seu caso. Repare que nós dois temos a mesma altura e o mesmo porte. Se confiar em mim, eu me apresentarei amanhã em seu lugar perante o rei, disfarçado em traje de monge. Se Deus quiser, acharei as respostas às três perguntas. 

Como não tinha nada a perder, o abade concordou com o plano. No dia seguinte, o pastor, encoberto pelo capuz do hábito do monge, apresentou-se ao rei João à espera das três perguntas, que o monarca lhe fez em seguida, sem reconhecê-lo.

— Então, abade atrevido, responde-me sem hesitar: assim como me vês, sentado no meu trono de ouro, com a minha coroa na cabeça e o cetro na mão, quanto eu valho em dinheiro?

— A resposta, disse o pastor disfarçado, é a seguinte. Nosso Salvador foi vendido por 30 moedas. Portanto, o vosso valor é 29 moedas, pois acho que Vossa Majestade concordará que vale uma moeda menos do que Nosso Senhor.

— Não pensei que eu valesse tão pouco, sorriu o rei. Mas dize-me agora em quanto tempo posso cavalgar em volta do mundo.

— Vossa Majestade, respondeu o falso abade, deve levantar-se ao nascer do dia e seguir cavalgando atrás do Sol até a manhã seguinte, quando o astro nascer outra vez. Assim, sem erro, terá dado a volta ao mundo em 24 horas. 

— Nunca pensei, riu o rei, que a volta ao mundo pudesse ser feita tão depressa. Mas agora me diga, abade, o que estou pensando neste exato momento?

— Vossa Majestade, respondeu o esperto pastor, pensa que está falando com o abade de Canterbury. Mas a verdade é que não passo de um pobre pastor de ovelhas. 

E, afastando do rosto o capuz de monge, concluiu:

— Estou aqui para pedir perdão para mim e para o meu amo, o abade.

Dessa vez, o rei João riu às gargalhadas e disse:

— Por teres alegrado o meu dia, eu te perdôo pelo atrevimento e mando te dar uma bolsa de dinheiro como recompensa. Vai em paz e dize ao teu patrão que te agradeça porque, graças a ti, eu o perdôo também. Mas ele que se guarde de novas gabolices!

Fonte:
Nova Escola. Contos, fábulas e outros.

Antonio Zumaia (Encontro de Almas)


Seus belos e grandes olhos castanhos umedeciam rapidamente, uma preciosa lágrima deslizou célere pelo seu rosto de menina encantada e sonhadora, o poeta apenas rebatia como mais vivido, os sonhos lindos desta menina-mulher. 

 - Não penses assim meu amor, tens uma vida para viver e um destino para cumprir, nada te pode afastar dele e muito menos por um amor que será finito certamente.

 - Não meu amor e meu poeta; Enganas-te, o encontro de duas almas que se amam, embora pareça temporário é para todo o sempre. O tempo não conta de forma alguma porque o bom Deus tudo acenta na palavra divina que se denomina “amor”, para ELE se dois seres tem a divina graça de se encontrarem e amarem-se sem reservas, deixa de ter qualquer relevância o tempo a vida e própria morte, porque o amor é a mola real da vida e a falta dele a desgraça desta nossa humanidade.

 - És ainda muito jovem para saberes os meandros que regem hoje em dia a vida de um casal, que embora se ame, não se deve sentir preso ao ser amado porque a liberdade existe, apesar do amor.

 - Poeta amado, precisamente por existir essa liberdade, dada por Deus, é que o encontro de almas existe. Vou contar-te uma história que se passou na minha família e que ilustra muito bem, que duas almas ao se encontrarem num verdadeiro hino de amor não se podem mais separar. E tal como eles, o nosso amor criou um grilhão dourado e lindo, que nos faz viver na poesia que me fazes e nos carinhos de amor que existem entre nós. Acredita este amor será eterno porque o bom Deus, nunca vai desunir o que o verdadeiro amor uniu.

 - Minha querida o poeta sou eu.

 - Podes ser o meu amor e meu poeta, mas és ainda um adolescente, apesar da tua idade. Escuta a história deste meu familiar: 

 Numa escola de São Paulo, ali bem no centro da cidade com esse nome, existia uma escola onde os filhos da classe abastada conviviam serenamente com os meninos com menos recursos financeiros; Onde a alegria dos pobres se mesclava com os ricos mais sisudos, dando-se um ar de importantes que rapidamente caia por terra, porque a alegria era necessária a todos. O meu primo era um dos melhores alunos, mas também muito jovial o que atraia de certa forma as meninas da sua classe e não só. Havia uma menina que freqüentava a classe antecedente a sua e que pela sua beleza e tranqüilidade cedo lhe chamara a atenção, procurando a sua companhia a todos os momentos e ajudando nos trabalhos de casa. Os seus belos olhos verdes sombreados por tristeza era para o meu primo um cruel castigo, pois sentia que ela era o seu caminho na vida e não seria fácil para ambos, visto que a família dela era abastada e tinha outros sonhos para com sua filha.

 Terminou os estudos e logo conseguiu um lugar numa boa firma de automóveis implantada em todo o país, ela continuou a estudar e os encontros começaram a espaçar-se e viram ser impossível viver assim, pelo que rapidamente tomaram a resolução de esquecer os laços familiares e serem abençoados por Deus com o casamento. As famílias revoltaram-se, mas o seu ninho era de amor do que nunca acaba, nem com a morte.

 Em breve sentiram o seu amor abençoado com a promessa de um filho, mas não eram esses os planos de Deus e um terrível carcinoma ditava a sorte desta jovem senhora, atacando-a de tal forma que nem o rebento que trazia no seu ventre pode ver a luz do dia.

 Foram dias de tortura incrível para meu primo, que terminaram com as palavras dela:

 - Por favor, meu querido! Não me deixes só no caminho do além, levo o nosso filho junto comigo, mas preciso de ti. Nosso amor é muito maior que o mundo, o bom Deus quer-nos junto a ELE. Veio à terra implantar o amor e nós seguimos os seus ensinamentos amando. 

 - Breve minha querida estaremos novamente juntos e Deus nos dará a graça de vivermos com o nosso querido filho… Deus é amor.

 Aqueles belos olhos verdes pela ultima vez olharam o seu grande amor, o doce fruto desse enlace, um anjo, foi sepultado nos braços de sua mãe.

 Meu primo tentou tudo para resistir ao chamamento do amor, lembro-me que um dia veio até mim muito triste e pediu-me uma bala (Rebuçado) que estava chupando, disse carinhosa que tinha muitas no bolso e que lhe daria com todo o gosto.

 - Não minha querida! Quero a que tens na boca.

 Rapidamente a retirei e lha ofereci e foi com espanto que vi lágrimas invadirem o seu ainda jovem rosto.

 - Que se passa meu primo?

 - Vou unir-me ao meu grande amor, ela não pára de me chamar.

 Na altura não compreendi o alcance de suas palavras, somente passados alguns dias me disseram que meu primo vestira o fato de casamento, cobrira a cama com a colcha do dia de núpcias de cor branca e colocara uma bala no coração; Farto de sofrer com a ausência da mulher amada, o amor suplantara a vida.

 Eu farei isto por ti meu poeta. Gostava de um poema teu a este divino amor que uniu dois seres. 

 - O farei amor, logo que as lágrimas me libertem os olhos.

 NOTA do autor: Este conto é baseado num acontecimento real, nestas terras onde me encontro.

Fonte:
Magazine CEN. junho de 2012. Edição de Carlos Leite Ribeiro. Bloco 1.pag.2.

Marie-Louise von Franz (O Problema da Sombra nos Contos de Fada) 1


Esclarecimento

O texto deste livro foi extraído de duas series de conferências realizadas por Marie-Louise von Franz no Insitituto C. G. Jung de Zurique; a primeira, o “Problema da Sombra nos Contos de Fada”, durante o Inverno de 1957 e a segunda, “Lidando com o Mal nos Contos de Fada”, no inverno de 1964. O estilo coloquial de comunicação foi essencialmente mantido. 
Somos gratos a Una Thomas pela transcrição destas conferências.

PRIMEIRA PARTE

O PROBLEMA DA SOMBRA NOS CONTOS DE FADA

1
A sombra e conto de fada

Antes de entrarmos em contato com o nosso material, devemos precisar com clareza a definição de sombra em psicologia, pois ela pode variar bastante e não é tão simples como supomos. Geralmente, na psicologia junguiana, definimos sombra como a personificação de certos aspectos inconscientes da personalidade que poderiam ser acrescentados ao complexo do ego mas que, por várias razões, não o são. Poderíamos portanto dizer que a sombra é a parte obscura, a parte não vivida e reprimida da estrutura do ego, mas isso é só parcialmente verdadeiro. Jung criticava seus alunos quando estes se apegavam aos seus conceitos de maneira literal, fazendo deles um sistema, e quando o citavam sem saber exata-mente do que falavam. Numa discussão acabou por dizer: "Isto não tem sentido, a sombra é simplesmente todo o inconsciente". Acrescentou que tínhamos esquecido como essas coisas haviam sido descobertas e vividas pelo indivíduo e que sempre é preciso pensar na condição atual do paciente.

Se vocês tentarem explicar alguns processos não aparentes e inconscientes a alguém, que não conhece nada de psicologia e inicia uma análise, isto é a sombra para ele. Assim numa primeira etapa de abordagem do inconsciente, a sombra é simplesmente um nome "mitológico", aquilo que me diz respeito mas que não posso conhecer diretamente. Somente quando começamos a penetrar a esfera da sombra da personalidade, investigando seus diferentes aspectos, é que surge nos sonhos, depois de um certo tempo, uma personificação do inconsciente, do mesmo sexo que o sonhador. Mas depois o paciente descobrirá que ainda existe, nessa área desconhecida, um outro tipo de reação chamada anima (ou ânimus) representando sentimentos, estados de espírito, ideias etc. Abordaremos também o conceito do Self. Por razoes práticas, Jung não achou necessário se estender além destas três etapas.

Muitas pessoas permanecem num impasse quando o problema não é apenas questão de teoria, mas de prática. Integrar a anima ou o ânimus é uma obra de arte e ninguém pode se vangloriar de tê-lo conseguido. Por isso, quando falamos de sombra devemos ter bem explícita a situação pessoal do indivíduo em questão, inclusive seu nível específico de consciência e percepção interior. Assim, numa primeira fase, podemos dizer que a sombra é tudo aquilo que faz parte da pessoa mas que ela desconhece. Geralmente, quando investigamos a sombra, descobrimos que consiste em parte de elementos pessoais e em parte de elementos coletivos. Praticamente, nesse primeiro contato, a sombra é apenas um conglomerado de aspectos em que não conseguimos definir o que é pessoal e o que é coletivo.

Exemplificando, digamos que uma pessoa tem pais de diferentes temperamentos, dos quais herdou algumas características que, por assim dizer, não se misturam bem quimicamente. Por exemplo, uma vez tive uma ana-lisanda que herdou do pai um temperamento inflamável e brutal, e da mãe uma grande suscetibilidade. Como poderia ela ser as duas pessoas ao mesmo tempo? Se alguém a contrariasse ela se defrontava com duas reações opostas. Existem possibilidades opostas numa criança que não se harmonizam entre si. Geralmente, no decorrer de seu desenvolvimento, uma escolha é feita, de modo que um lado fica mais ou menos consolidado. Sempre escolhendo uma qualidade e preferindo uma determinada atividade em detrimento de outra, através da educação e dos hábitos, estas acabam se tornando uma "segunda natureza"; as outras qualidades continuam a existir, só que debaixo do pano. A sombra se constrói a partir dessas qualidades reprimidas, não aceitas ou não admitidas porque incompatíveis com as que foram escolhidas. É relativamente fácil reconhecer esses elementos e é isto que chamamos "tornar a sombra consciente", através de uma certa dose de insight, com a ajuda de sonhos e assim por diante — e é normalmente nesse ponto que a análise é interrompida. Mas isto não significa o término de um trabalho, pois daí vem um problema muito mais difícil, diante do qual a maioria das pessoas encontra grande dificuldade: elas sabem o que é a sua sombra mas não conseguem expressá-la ou integrá-la em suas vidas. Naturalmente a mudança não agrada às pessoas de seu meio, pois isto significa que elas também têm que se readaptar. Uma família ficaria simplesmente furiosa se um membro até então doce e cordato de repente se tornasse agressivo, dizendo Não às suas ordens. Isso conduz a muitas críticas e o ego da pessoa em questão também se ressente da situação. A integração da sombra poderá não dar certo e o problema chegará então a um impasse. É um ato de grande coragem enfrentar e aceitar uma qualidade que não nos é agradável, que se escolheu esconder por muitos anos. Mas se a pessoa decidir não aceitá-la, acabará sendo apanhada pelas costas. Uma parte do problema é enxergar e admitir a existência da sombra, constatar que alguma coisa aconteceu, que algo irrompeu; mas o grande problema ético surge quando se decide expressar a sombra consciente-mente. Isso requer grande cuidado e reflexão, para que não se produza uma reação perturbadora. Gostaria de lhes dar um exemplo disso.

Pessoas do tipo sentimento estão sempre prontas a serem cruéis e mesquinhas ao julgar seus amigos. Por um lado se sentem bem com as pessoas mas, por dentro e por trás, são capazes de ter pensamentos e julgamentos extremamente negativos a seu respeito. Outro dia eu estava num hotel com uma pessoa do tipo sentimento. Eu sou do tipo pensamento e acontece que estava com uma tremenda pressa quando a avistei, de modo que apenas a cumprimentei rapidamente. Daí ela achou que eu a odiava, que estava furiosa com ela e que não queria passar o dia em sua companhia, que eu era uma pessoa fria e insociável etc. De repente o tipo sentimento passou a ter pensamentos negativos, com toda uma explicação para o fato de eu tê-la cumprimentado apressadamente.

No estágio inicial a sombra é todo o inconsciente — um acúmulo de emoções, julgamentos e assim por diante. Vocês poderiam achar que minha amiga foi envolvida pelo pensamento negativo do ânimus — mas o que aconteceu realmente foi uma explosão de pensamentos negativos (neste caso a função inferior), emoção brutal (sombra) e alguns julgamentos destrutivos (neste caso o ânimus). Se estudarem essas explosões negativas, vocês poderão distinguir entre a figura que chamamos de sombra e a faculdade de julgamento que na mulher chamamos de ânimus. Depois de um certo tempo as pessoas descobrem essas qualidades negativas em si mesmas e conseguem não apenas vê-las mas expressá-las, o que significa abdicar de certas idealizações e padrões. Isso acarreta sérias considerações e uma boa dose de reflexão, caso a pessoa em questão não queira ter uma ação destrutiva sobre as coisas que a cercam. Então, visto que podemos descobrir nos sonhos elementos que parecem não ser pessoais, dizemos que a sombra consiste em parte de material pessoal e em parte de material impessoal e coletivo.

Todas as civilizações, mas especialmente a cristã, têm sua própria sombra. Esta é uma afirmação banal, mas se vocês estudarem outras civilizações verão em que ponto elas são melhores que a nossa. Na índia, por exemplo, as pessoas estão na nossa frente no que diz respeito ao desenvolvimento espiritual e filosófico em geral, mas seu comportamento social nos choca. Se andarem pelas ruas de Bengala, verão um grande número de pessoas obviamente morrendo de fome; elas estão in extremis e ninguém se importa com isso pois esse é o seu karma — cada um deve se preocupar consigo mesmo, com a sua própria salvação; importar-se com o outro significaria simplesmente entrar em considerações terrenas. Para nós europeus essa atitude social estraga tudo, pois é revoltante ver gente morrendo de fome e ignorar o fato. Chamaríamos a essa condição de sombra da civilização hindu; sua extroversão está abaixo do limite e sua introversão, acima. Poderia ser que o lado luminoso não tivesse consciência do lado sombrio, o que é óbvio para uma outra civilização.

Se alguém vivesse sozinho seria praticamente impossível perceber sua própria sombra, pois não haveria ninguém para lhe dizer qual seria a sua imagem. É preciso um espectador. Se levarmos em consideração a reação do espectador, poderemos falar da sombra de diferentes civilizações. Por exemplo, muitos orientais acham que nossa atitude coletiva é completamente inconsciente com relação a certos fatos metafísicos, e que ingenuamente nos deixamos levar por ilusões. É assim que eles nos vêem, mas não é assim que nos vemos. Devemos ter uma sombra de que ainda não nos demos conta, da qual não temos consciência; e a sombra coletiva é particularmente ruim porque cada um apoia o outro em sua cegueira — é somente nas guerras ou nos ódios entre nações que se revela algum aspecto da sombra coletiva.

Assim, podemos dizer que os europeus possuem algumas qualidades negativas ou incompatíveis que foram reprimidas pelo indivíduo, o qual por sua vez também leva consigo qualidades negativas do grupo ao qual pertence — qualidades de que geralmente não tomou consciência. A sombra coletiva também surge sob outra forma: quando em pequenos grupos ou sozinhos, certas qualidades nossas se reduzem, crescendo porém repentinamente quando estamos num grupo maior. Esse fenómeno compensatório típico ocorre com introvertidos retraídos que no fundo desejam ser brilhantes, um grande personagem no meio da multidão. Com o extrovertido ocorre o contrário. Quando sozinho o introvertido diz que não é ambicioso e que não se importa com isso, que não se envolverá em intrigas ambiciosas, que realmente será ele mesmo, satisfeito com sua introversão. Basta introduzi-lo numa multidão onde haja extrovertidos ambiciosos e rapidamente ele estará contaminado pela infecção. Isso é comparável à situação de uma mulher que corre a uma loja para comprar alguma coisa barata e outras mulheres vão correndo atrás dela e compram a mesma coisa; ao chegarem em casa se perguntam, surpresas: "mas, afinal de contas, por que comprei isto?"

Se alguém só sente ambição quando está em grupo, podemos dizer que aí se trata de sombra coletiva. Às vezes você se sente bem, interiormente, mas ao entrar num grupo onde o diabo está solto, fica meio perturbado, como aconteceu com alguns alemães quando iam aos encontros do partido nazista. Refletindo em casa eles poderiam ser anti-nazistas, mas nesses encontros alguma coisa se acendia e eles ficavam, como alguém comentou, "como que possuídos pelo demónio". Temporariamente eles foram dominados mais pela sombra coletiva do que pela pessoal.

O mal coletivo é ainda personalizado nos sistemas religiosos através da crença nos espíritos das trevas e demónios do mal. Uma pessoa da Idade Média voltando do tal encontro diria que tinha sido possuída pelo demónio e que agora estava livre novamente. O próprio diabo exemplifica tal personificação da sombra coletiva. Por outro lado, podemos dizer que se os demónios cole-tivos nos afetam, é porque devemos ter algo deles em nós — caso contrário não nos afetariam e a porta de nossa psique não estaria aberta à sua entrada. Quando partes de nossa sombra pessoal não estão suficientemente integradas, a sombra coletiva pode passar furtivamente por essa porta. Conseqiientemente devemos estar conscientes da existência desses dois aspectos, porque este é um problema ético e prático capaz de causar enormes danos.

Suponhamos que um analisando se comporte de maneira ultrajante em grupo. Se tentarmos fazê-lo ver que a culpa foi sua, ele se sentirá oprimido e objetiva-mente isso não seria correto, pois em parte aí se encontra a sombra coletiva. Além disso, ele teria um grande sentimento de culpa. Existe uma espécie de norma interior secreta, a respeito de quanto um ser humano pode suportar a sombra. Não é saudável ignorá-la nem absorvê-la demais. Uma dose excessiva impede que a pessoa funcione psicologicamente. Quando alguém tem a consciência pesada, deve então considerar um pouco mais a própria sombra; mas o pior é que geralmente não se distingue a própria consciência que fica embaçada quando se olha para a sombra muito de perto — e este é um problema muito sutil.

Estou me referindo a estes aspectos a fim de esclarecer o fato de que existe um aspecto individual e outro coletivo na sombra, a sombra do grupo. De certa forma, esta última consistiria na soma de todas as sombras individuais e seria algo que não perturba o grupo, sendo visível somente a grupos externos. Em outras palavras, se reunirmos três ou quatro intelectuais típicos, com os mesmos interesses, eles dirão que passaram uma noite maravilhosa em discussões intelectuais, sem no entanto perceberem que entre si o contato humano foi ruim; mas um simples camponês ali presente diria que a reunião foi horrível. Quando todos têm o mesmo problema, tudo parece maravilhoso! Provavelmente nós, europeus, possuímos muitas características que nos passam despercebidas, pois para nós, elas são normais. Este é o nível normal de consciência em indivíduos e também em grupos.

Eu gostaria de corrigir um ponto. Mais acima disse que somente quando um grupo agride outro é que percebe sua sombra; mas não fui totalmente exata, pois em muitas civilizações há rituais religiosos que visam precisamente tornar o grupo consciente de sua própria sombra. Em nossa civilização cristã isto corresponderia à missa negra, onde se blasfema o nome de Cristo, se beija o ânus de um animal em nome do demónio e assim por diante; o que importa é que se faz exatamente o contrário do que se considera sagrado. Esses festivais anti-religiosos morreram e tendem a ser esquecidos, mas foram uma tentativa de mostrar a sombra ao povo. Em muitas civilizações primitivas existem bufões que exercem a função de realizar as regras do grupo ao contrário. Riem quando deveriam ficar sérios, choram quando os outros riem etc. Por exemplo, em certas tribos da América do Norte, uma pessoa é eleita para realizar de forma ritualística o oposto do estabelecido pelas regras sociais do grupo. Provavelmente, a ideia é que há outro lado que também deve ser reconhecido. Trata-se de um festival de catarse da sombra. Se alguém desejar conhecer um remanescente genuíno desses rituais na Suíça, basta ir até Basileia na época do Carnaval (embora atualmente a atmosfera seja perturbada pela presença de muitos estranhos) e então verá como um grupo mostra a sombra coletiva de uma forma genuína e bonita. No exército suíço fala-se do mascote da companhia, alguém inconscientemente escolhido para ser o bo-de-expiatório, geralmente um homem com uma estrutura de ego fraca compelido a se comportar como sombra do grupo. Tal situação pode produzir trágicos resultados. Encontramos o mesmo esquema na família, onde a ovelha negra é forçada a carregar a sombra dos outros.

Agora podemos examinar um problema correlato: o que os contos de fada representam, ou deixam de representar, e em que medida podemos encará-los como material psicológico? Para compreendermos isso devemos nos perguntar qual é a provável origem dos contos de fada, e qual a sua função em nossa civilização. Como o Instituto Jung é uma escola, somos infelizmente obrigados a repetir certos princípios fundamentais. É como ligar a vitrola — de modo que me desculpem se agora eu lhes apresentar apenas uma rápida visão do problema.

Antigamente, até mais ou menos o século XVII, os contos de fada não eram destinados apenas às crianças, mas também a adultos das classes mais baixas da população como lenhadores e camponeses, divertindo-se as mulheres a ouvi-los enquanto fiavam. Havia inclusive (e ainda podemos encontrá-los em algumas vilas na Suíça), narradores profissionais de contos de fada, sempre solicitados a repetidamente narrar contos de fada. Esses narradores às vezes são pouco inteligentes, meio desequilibrados e neuróticos; mas também podem ser particularmente saudáveis e normais — enfim, há de tudo. Se você lhes perguntar por que narram contos de fada, alguns dirão que herdaram essa função, outros que aprenderam com a cozinheira, ou que é uma tradição que passa de pessoa a pessoa. Sabemos agora que existem contos de fada do tipo coletivo e que são passados de uma geração a outra como nas antigas tradições — é uma espécie de sabedoria popular. As teorias a respeito da origem dos contos de fada variam bastante: algumas dizem que são remanescentes degenerados de mitos e doutrinas religiosas, outras afirmam que eles provêm de uma parte degenerada da literatura. Já se disse também que eles são uma espécie de sonho, mais tarde contados como estórias. A meu ver, sua origem pode ser percebida através do seguinte exemplo típico.

Numa família suíça existia, na época de Napoleão, uma crónica familiar dizendo que um dia o moleiro foi caçar uma raposa e de repente ela começou a falar: pedia ao moleiro que não a matasse, pois ela o tinha ajudado em seu trabalho no moinho. Quando ele voltou para casa encontrou seu moinho girando sozinho. Pouco tempo depois o moleiro morreu. Recentemente, um estudante de folclore foi a essa vila, e lá perguntou aos mais idosos se conheciam alguma coisa a respeito do moleiro, recolhendo várias versões da antiga estória. Um dos velhos deu a mesma versão mas disse que depois a raposa correu por entre as pernas do moleiro, o que lhe provocou uma infecção fatal na pele. Assim, nessa parte do país, supõe-se que a raposa cause esse tipo de doença. Portanto um elemento novo foi acrescentado à estória original. Outra variação dizia que o moleiro foi a uma festa, e lá seu copo de vinho quebrou, e daí ficou sabendo que a raposa era a alma-bruxa de uma tia morta. (Dizem que as almas das raposas são almas de bruxas). A estória se ampliou, sendo-lhe acrescentado material ar-quetípico, exatamente como acontece nas fofocas.

Assim, podemos perceber como se origina uma estória: existe sempre um núcleo que se forma a partir de experiências parapsicológicas ou sonhos. Se ela contém um assunto que existe na vizinhança, a tendência é de ocorrer uma amplificação. Temos agora a estória de um moleiro perseguido por uma antiga bruxa, que ele quase matou e que depois o mata. Essa estória ainda não é um conto de fada, apenas o início. O nome do moleiro permaneceu inalterado. Mas suponhamos que a cozinheira da aldeia vá a uma outra aldeia contar essa estória: provavelmente o moleiro teria outro nome ou seria apenas chamado de o moleiro. Todos os elementos que não interessam a essa aldeia cairão fora, permanecendo na memória somente o que for arquetípico. Sempre me surpreendo com o fato de que posso me lembrar melhor do material arquetípico do que de outras coisas — ele sempre deixa uma impressão eterna, de modo que é sempre lembrado. Um jovem professor fez uma experiência a esse respeito. Contou duas estórias, sendo que somente uma continha elementos mitológicos, e fez com que seus alunos redigissem ambas, três dias depois. É óbvio que o conto mitológico foi lembrado, com maior precisão.

Enquanto certos níveis da população não possuíam rádio nem jornal, seu grande interesse consistia nas estórias — e assim podemos ver como se origina um mito. Acredito que é assim que surgem os contos de fada. Entretanto, não afasto a teoria de que às vezes existem remanescentes de literatura degenerada. Por exemplo, vocês podem encontrar o mito de Hércules diluído em uma estória na Grécia de hoje. Ele foi reduzido a uma estrutura básica, permanecendo seu material arquetípico, e são esses elementos de formas religiosas do passado que reaparecem no material do conto de fada. Elementos diferentes aparecem juntos e as estórias são contadas porque ainda são interessantes e excitantes, mesmo se não compreendidas. O fato de que agora estejam relegadas às crianças revela uma atitude típica — que eu diria define nossa civilização — segundo a qual o material arquetípico é encarado como algo infantil. Se essa teoria a respeito de sua origem é verdadeira, os contos de fada refletem a estrutura psicológica elementar do homem muito mais do que os mitos e as produções literárias. Como certa vez disse Jung, quando estudamos os contos de fada podemos estudar a anatomia do homem. Em geral, o mito está mais inserido na civilização. Não se pode conceber a Épica de Gilgamesh separada da civilização Babilônico-Sumeriana, ou a Odisseia longe da Grécia. O conto de fada, porém, pode migrar melhor, pois é tão elementar e tão reduzido aos seus elementos estruturais básicos que faz sentido para qualquer um. Certa vez, um missionário foi enviado a uma das Ilhas da Po-linésia e o primeiro contato que conseguiu foi através de um conto de fada, o laço comum. Entretanto isso é verdade somente cum grano salis.

Tendo estudado contos de fada por um bom período, cheguei à conclusão de que existem típicas ramificações europeias e africanas de contos de fada, e embora possa me enganar com a troca de nomes de tais contos, é ainda bem visível o parentesco entre eles. De certa forma os contos de fada são também influenciados pela civilização em que surgiram, mas muito menos que os mitos, devido à sua estrutura mais elementar. Pesquisadores do comportamento animal têm observado que certos rituais na vida animal contêm elementos estruturais básicos. Todas as espécies de patos realizam uma certa dança antes de se acasalarem, que consiste em certos movimentos da cabeça e das asas e em outros pequenos movimentos: é a forma ritual do macho cortejar a fêmea. Os behavioristas acharam que esse ritual tinha a ver com os genes e assim cruzaram diferentes espécies de patos, criando uma nova espécie e observando seu comportamento. Descobriram que algumas vezes a antiga dança ritual era aceita mesmo não sendo característica de nenhuma das espécies cruzadas, ou que a dança de um dos parceiros se repetia de forma reduzida, ou que havia uma combinação de duas formas. Certos elementos estruturais na dança do macho estavam sempre presentes, enquanto outros variavam.

Se aplicarmos isto ao homem, podemos dizer que há certas estruturas básicas do comportamento psicológico que pertencem à espécie humana em geral e outras mais desenvolvidas em um grupo ou raça e menos predominantes em outros. Os contos de fada têm uma estrutura que reflete os traços humanos mais gerais. Desempenham um grande papel porque através deles podemos estudar as mais básicas estruturas de comportamento. Mas para mim há também uma razão prática: através do estudo de contos de fada e mitos podemos vir a conhecer certos complexos estruturais, tornando-nos mais capazes de distinguir entre o que é e o que não é individual, e ver as possíveis soluções. Por exemplo, se estudarmos o mito do complexo materno, ou seja, a relação afetiva e o comportamento instintivo do menino com sua mãe, e todas as consequências psicológicas dessa relação refletidas nos mitos, poderemos distinguir características típicas. O menino procura desenvolver características do herói, mais precisamente as do rapaz de tipo femíneo como Átis, Adónis ou Baldur, que morre jovem e tende a recusar a vida, especialmente em seu lado sombrio. Segundo esses mitos, o jovem herói que amava a mãe era morto por uma figura masculina ctôni-ca, e isto significa que o momento crucial para o jovem nessa situação é o momento em que ele ou é psicologicamente morto por um javali ou, recusando-se a aceitar a sua sombra, provavelmente — se o caso se verifica nos dias de hoje — se torna piloto e morre num acidente, ou vai para as montanhas e cai.

Se vocês estiverem seguindo um caso em análise no qual o mito não aparece, no qual os sonhos são pessoais, provavelmente poderão reconhecer aspectos mitológicos nas figuras que aparecem nos sonhos desse tipo de jovem: por exemplo, no amigo que lembra Marte, ou no javali. Estas figuras poderão ter um nome pessoal mas vocês perceberão o modelo básico, sua possível solução e desenvolvimento — se conhecerem o mito. Vocês não devem proclamá-lo, pois isso seria impor uma ideia mitológica; mas terão uma melhor compreensão do caso. Naturalmente ainda somos influenciados pelo pensamento mitológico quando lidamos com essa sombra masculina obscura do analisando. Podemos talvez contar o mito, dizendo que isto lembra o mito de Átis-Adônis, e assim trazer à tona a solução. Tal pessoa sentirá então que seu problema não é exclusivo e insolúvel, mas que já foi resolvido mil vezes de uma certa forma; isso inclusive diminui a pretensão, da pessoa, pois ela sentirá que faz parte de uma situação geral e que sua neurose não é única. O mito também tem um impacto mágico nos níveis que não podem ser alcançados por uma conversa intelectual; ele provoca a sensação de déjà entendu e não obstante é sempre novo e estimulante.

O exame da sombra nos contos de fada deve portanto focalizar não a sombra pessoal mas a sombra co-letiva e grupai. Assim podemos estabelecer apenas uma visão geral do caminho que a sombra percorre — e só isto, para mim, já é muito válido. As pessoas tendem a pensar no meu ego e não percebem que nós consideramos o ego também uma estrutura geral e um arquétipo. É um arquétipo, no sentido de que se baseia numa disposição inata para desenvolver um ego e produzir certos tipos de reações e representações. Pode-se dizer que na maioria das civilizações, em toda parte e em diferentes graus, existe esta tendência a desenvolver um complexo do ego: o que é conhecido como "eu" é uma estrutura geral humana inata. Nas primeiras fases da infância muita energia é gasta na construção do complexo do ego; havendo perturbações no meio ambiente, o processo se altera e esse impulso, entre outras coisas, pode causar um extremo egoísmo. Essa tendência inata seria o aspecto não pessoal do complexo, mas há também outra tendência inata, ainda que menos forte, para se separar do ego; é essa cisão que concede um aspecto arquétipo à figura da sombra. Somente essas estruturas gerais se refletem nos contos de fada, podendo ser influenciadas pelas civilizações nas quais os contos se originam.
–––––––––
continua…

Fonte:
Marie-Louise Von Franz. A sombra e o mal nos contos de fada. [tradução Maria Christina Penteado Kujawski]. São Paulo : Paulus, 1985. Disponível em http://groups.google.com/group/digitalsource

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alvarenga Peixoto (Caderno de Sonetos)


A MARIA IFIGÊNIA

 Em 1786, quando completava sete anos.

 Amada filha, é já chegado o dia,
 em que a luz da razão, qual tocha acesa
 vem conduzir a simples natureza,
 é hoje que o teu mundo principia.

 A mão que te gerou teus passos guia,
 despreza ofertas de uma vã beleza,
 e sacrifica as honras e a riqueza
 às santas leis do filho de Maria.

 Estampa na tua alma a caridade,
 que amar a Deus, amar aos semelhantes,
 são eternos preceitos da verdade.

 Tudo o mais são idéias delirantes;
 procura ser feliz na eternidade,
 que o mundo são brevíssimos instantes.

"AO MUNDO ESCONDE O SOL SEUS RESPLENDORES"

Ao mundo esconde o Sol seus resplendores,
 e a mão da Noite embrulha os horizontes;
 não cantam aves, não murmuram fontes,
 não fala Pã na boca dos pastores.

 Atam as Ninfas, em lugar de flores,
 mortais ciprestes sobre as tristes frontes;
 erram chorando nos desertos montes,
 sem arcos, sem aljavas, os Amores.

 Vênus, Palas e as filhas da Memória,
 deixando os grandes templos esquecidos,
 não se lembram de altares nem de glória.

 Andam os elementos confundidos:
 ah, Jônia, Jônia, dia de vitória
 sempre o mais triste foi para os vencidos!

"EU VI A LINDA JÔNIA E, NAMORADO"

Eu vi a linda Jônia e, namorado,
 fiz logo voto eterno de querê-la;
 mas vi depois a Nise, e é tão bela,
 que merece igualmente o meu cuidado.

 A qual escolherei, se, neste estado,
 eu não sei distinguir esta daquela?
 Se Nise agora vir, morro por ela,
 se Jônia vir aqui, vivo abrasado.

 Mas ah! que esta me despreza, amante,
 pois sabe que estou preso em outros braços,
 e aquela me não quer, por inconstante.

 Vem, Cupido, soltar-me destes laços:
 ou faze destes dois um só semblante,
 ou divide o meu peito em dois pedaços!

"EU NÃO LASTIMO O PRÓXIMO PERIGO"

Eu não lastimo o próximo perigo,
 Uma escura prisão, estreita e forte;
 Lastimo os caros filhos, a consorte,
 A perda irreparável de um amigo. 

 A prisão não lastimo, outra vez digo, 
 nem o ver iminente o duro corte, 
 que é ventura também achar a morte 
 quando a vida só serve de castigo. 

 Ah, quão depressa então acabar vira 
 este enredo, este sonho, esta quimera, 
 que passa por verdade e é mentira! 

 Se filhos, se consorte não tivera 
 e do amigo as virtudes possuíra, 
 um momento de vida eu não quisera.

"NÃO ME AFLIGE DO POTRO A VIVA QUINA"

Não me aflige do potro a viva quina;
 Da férrea maça o golpe não me ofende;
 Sobre as chamas a mão se não estende;
 Não sofro do agulhete a ponta fina. 

 Grilhão pesado os passos não domina;
 Cruel arrocho a testa me não fende;
 À força perna ou braço se não rende;
 Longa cadeia o colo não me inclina. 

 Água e pomo faminto não procuro;
 Grossa pedra não cansa a humanidade;
 A pássaro voraz eu não aturo. 

 Estes males não sinto, é bem verdade;
 Porém sinto outro mal inda mais duro:
 Da consorte e dos filhos a saudade!

Fonte:
www.sonetos.com.br

Alvarenga Peixoto (1744 -1793)


Inácio José Alvarenga Peixoto (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), foi filho de Simão Alvarenga Braga e Maria A. Braga. 

Estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janeiro, tendo se transferido para Portugal, onde obteve o Bacharelato, com louvor, em Direito na Universidade de Coimbra. Aí conheceu o poeta Basílio da Gama (São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes - MG 1740 – Lisboa, Portugal 1795) de quem se tornou um grande amigo. 

Exerceu o cargo de Juiz de Fora da Vila de Sintra em Portugal, bem como a de Senador pela cidade mineira de São João Del-Rei. 

Também exerceu o cargo de Ouvidor da comarca de Rio das Mortes. Alvarenga, por esse tempo, se dedicou à agricultura e à mineração. 

O poeta tinha um caráter entusiasta e generoso, mas, ao mesmo tempo era ambicioso e perdulário. Com isso conquistou amigos, inimigos e muitas dívidas. Foi amigo dos poderosos da época e partilhava com os demais intelectuais de seu tempo idéias libertárias advindas do Iluminismo. Por fim, pressionado pelas dívidas e pelos altos impostos, acabou se envolvendo na Inconfidência Mineira. 

A temática amorosa era uma das vertentes da poesia de Alvarenga Peixoto que era casado com a poeta Bárbara Heliodora (São João Del-Rei, MG 1758 – São Gonçalo do Sapucaí 1819). 

Alvarenga era amigo dos poetas Cláudio Manoel da Costa (Ribeirão do Carmo, atual Mariana, MG 1729 – Vila Rica, atual Ouro Preto 1789) e Tomás Antônio Gonzaga (Porto, Portugal 1744 – Maputo, Moçambique 1810). 

Em seus poemas é fácil perceber uma postura crítica quanto à sociedade da época. Entre os poetas árcades, Alvarenga foi o que mais se envolveu na Conjuração. Sua diminuta obra foi recolhida por Rodrigues Lapa e apresenta alguns dos sonetos mais bem acabados do arcadismo brasileiro. 

O poeta frequentava constantemente Vila Rica. Denunciado como participante da trama foi deportado para Angola onde veio a falecer.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inácio_José_de_Alvarenga_Peixoto
http://www.recantodasletras.com.br/biografias/36161

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 570)


Uma Trova de Ademar  

Em inspirações imerso, 
fiz do sol o próprio guia 
para conduzir meu verso 
nos caminhos da poesia! 
–ADEMAR MACEDO/RN– 

Uma Trova Nacional  

Ausência é pena doída, 
vazio amargo e medonho. 
É o findar da própria vida 
no acordar de um lindo sonho. 
–ELIANA PALMA/PR– 

Uma Trova Potiguar  

Nas asas de um vento brando, 
na espuma branca do mar... 
as ondas chegam cantando, 
trazendo o sal potiguar! 
–PROF. GARCIA/RN– 

Uma Trova Premiada  

2011 > CTS-Caicó/RN 
Tema > PEGADA > 10º Lugar 

Olhando as velhas estradas 
por onde andei nos teus braços, 
eu vejo em tuas pegadas 
o raio-x dos meus passos! 
–ARLINDO TADEU HAGEN/MG– 

...E Suas Trovas Ficaram  

Desde minha mocidade 
que a saudade me ronda; 
pra me livrar da saudade 
não sei onde me esconda. 
–CHICO MOTA/RN– 

Uma Poesia  

Não queria que tudo terminasse
entre nós desta forma e desse jeito,
nosso elo com o tempo foi desfeito
pus um ponto final no nosso enlace;
foi você que lançou na minha face
o veneno mortal da ingratidão,
paralítico eu fiquei sem reação
até hoje eu me lembro desse dia;
os garranchos da sua covardia
arranharam demais meu coração. 
–JUNIOR ADELINO/PB– 

Soneto do Dia  

Por Que? 
–DIVENEI BOSELI/SP–

Homem, que te deitaste, ousado, em minha cama
e comigo fizeste os filhos que tivemos,
como é comum ao ser que vive, luta e ama
e mostra a todo mundo a farsa que vivemos;

homem, que me envolveste em ardilosa trama,
comigo tripudiaste e, em brigas, nos batemos,
como é comum a quem faz da comédia o drama
e vai expor na feira os sonhos que vendemos;

a quem eu escrevi meu verso mais amargo,
por quem cedo verti a lágrima mais linda
e tarde desprezei, audaz, com gesto largo;

se até já te esqueci, se a nossa trilha é finda,
por que te escrevo agora estes versos de embargo?
Se não te quero mais, por que te escrevo ainda?...

Calendário de Festas de Concursos de Trovas- 2012


15, 16 e 17 de junho
Jogos Florais de Curitiba

23 de junho
Concurso de Maranguape

21 e 22 de julho
Concursos de São Paulo

11 a 14 de outubro
Natal e Caicó

27 de outubro
Jogos Florais de Cantagalo

26, 27 e 28 de outubro
Ouro Fino

24 e 25 de novembro
Jogos Florais de Niterói

Fonte:
Calêndula Literária. UBT Porto Alegre. Edição nº 408 - Junho de 2012.

terça-feira, 5 de junho de 2012

José Feldman (Saudades de um Amigo)



Meu amigo 

Hoje é 5 de junho de 2012. Já se faz 1 ano e 11 meses que nos deixou. Este ano farias 12 anos de idade. 

A saudade que deixaste é uma cratera imensa que nunca vai se fechar. A vida de nós humanos, não é uma vida, mas são momentos que morrem pouco a pouco e vai mitigando nossa alma. As vezes, quando escuto latidos no meio da noite, penso que é você que retornou e apesar do frio, procuro você na escuridão da noite. Queria poder tocar em você novamente e poder sentir seu pêlo entre os dedos. Estás agora livre, a correr pelas planícies do paraíso. Feliz estou em saber de que és uma alma livre. Não sei como é o lugar onde estás, mas desejo que a benção da luz esteja contigo onde estiver, a luz exterior e a luz interior. E se houver um sol, e mereces muito mesmo que haja, que a santa luz do sol brilhe sobre ti, e aqueça teu coração até que ele resplandeça como um grande fogo e se houver alguém necessitado, possa vir e nele se aquecer, como um amigo que sempre fostes.

Que a luz brilhe de dentro de teus olhos, como candeia colocada na janela de uma casa, oferecendo ao peregrino um refugio na tormenta.

E se houver chuva, que a benção da chuva, da chuva suave e boa, seja contigo. Que ela tombe sobre tua alma para que as pequenas flores todas possam surgir e derramar suavidade na brisa.

Que a benção das grandes chuvas seja contigo, caindo em tua alma para lavá-la bem lavada, nela deixando muitas poças reluzentes onde o azul do céu possa brilhar e, às vezes, uma estrela.

E que a benção da terra, da grande terra redonda, seja contigo. Que sempre tenhas uma saudação amiga aos que passam por ti ao longo dos caminhos.

Que a terra seja macia debaixo de ti onde repousas, e, leve, ela descanse sobre ti por estar deitado nela. E que seja um tapete de flores que sirva de conforto para você.

Que a tua alma que tão cedo se libertou de seu peso, livre e leve, esteja junto de Deus, que seja sempre abençoada.

Obrigado pela sua amizade, meu amigo. Seja luz!!!!
Saudades, muitas, muitas, muitas saudades

Trova 220 - Marcley de Aquino (Fortaleza/CE)


Mário Quintana (Presença)


É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo machucado,
as folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa, no ar.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te.