quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Baú de Trovas VI

Eu não possuo riqueza,
fui pobre desde criança!
Mas dentro desta pobreza
sou rica... tenho Esperança !
Adalzira Bittencourt

"Quem espera sempre alcança!..."
- Esperar por quem ?... Por quê?...
Se a derradeira esperança,   
morreu também com você!...
Anis Murad
 

Quando a minha trova lerdes,
tereis plena segurança,
de que eu pus nuns olhos verdes,
a minha eterna esperança.
Antonieta Borges Alves

Quando a dor nos desespera,
a Esperança nos mantém
engambelados, à espera
de algo que, às vezes, não vem!
Antonio Bastos Dias

Nasci pobre e, na pobreza,
desconheci a abastança...
Mas sempre tive a riqueza
      de possuir a esperança.
Antonio Martins

Onde a esperança?... Eu explico:
    - Ela está no fiapinho
que as aves levam no bico,
quando estão fazendo ninho!...
Archimimo Lapagesse

Desde o tempo de criança
- de ingênua colegial -
fiz de ti minha esperança
e só tenho esse fanal.
Ariete Regina de Paula Fernandes

Não é fácil conceberdes
de que a esperança é capaz:
- mentirosa de olhos verdes,
promete e nem sempre faz...
Bittencourt de Sá

Penso em ti. Mas a esperança,
de ver-te minha, se trunca:
- Meu sonho sempre te alcança,
mas eu não te alcanço nunca.
Cesídio Ambrogi

Agora, sei por que vives
alegre, mesmo sofrendo;
aprendi muito contigo:
de Esperança estou vivendo.
Cira Martins Guimarães
 

A esperança é o quem-me-dera,
o Deus-te-ouça, a oração;
une a vida ao que se espera,
como um traço de união.
Edgar Barcelos Cerqueira

Recolhi-me à paz da prece...
E veio a consolação.
Nova esperança me aquece...
Outras saudades virão...
Esther Carmem Sauer Baptista

Na miragem da esperança
que todo mundo procura,
é que a gente ainda alcança
          um farrapo de ventura!
Félix Aires

Esperança - benfazeja
visão de um doce porvir
- algo bom que se deseja
que pode vir ou não vir.
Geraldo Pimenta de Moraes

Eu te olhei e me mostraste,
na mão direita, a aliança.
- Tu pensas que me afastaste,
mas só me deste esperança…
Heraldo Lisboa

Ante a inclemência dos fados
da vida em cada revés...
Consolo dos desgraçados!
- Esperança é o que tu és!...
Honório Santana

Nasceu a felicidade
da mais sublime aliança:
um pouquinho de saudade
e um punhado de esperança
Irací do Nascimento e Silva
 

Na vida prossigo a pé
minha jornada não cansa:
de provisão - levo a Fé;
de lenitivo - a Esperança...
João Vicente da Costa

Adeus sonho, adeus quimera
que se busca e não se alcança.
Prender ilusões - quem dera!
Ao menos fica, Esperança!
Jorge de Faria Goes

O verbo "amar” conjugado,
tem dois tempos, assegurado:
a saudade - que é o passado,
a esperança - que é o futuro...
Jorge Murad

Esperança e, simplesmente
um sentimento perjuro:
são mentiras no presente...       
desenganos no futuro...
Lectícia Pires Rangel Coelho

Numa era de baixeza,
num mundo de podridão,
a esperança  é a tocha acesa
que trago no coração.
Luiz Evandro Inocêncio

Minha esperança, você
já está ficando velhinha.
Já é vovó dos meus sonhos!
Mas sempre bem queridinha!
Maria  Aparecida Meyer Pires Resende

Aguardo, espero com ânsia;
minha vida é esperar...
e contra toda a esperança
continuarei a te amar!...
Maria do Carmo Mendes Resende Costa

De flores tão enfeitada,
loiros cabelos em trança
Neste esquife azul , deitada,
vai toda a minha Esperança.
Maria José Fortes Braga

Quando contemplo à tardinha,
vindo da escola, as crianças,
sinto que o ocaso  alvorece
nesse arrebol de esperanças.
Maria Rosa Maciel
 

Esperança, isto se chama
e a todo instante acontece:
uma carta... um telegrama...
um meigo olhar... uma prece...
Mauro Barbosa Armond

Das perdidas esperanças
a pior foi a primeira;
pois deixou-me as alianças
e levou-me a companheira.
Natal Machado

Pelos caminhos da vida,
ora aflitiva, ora mansa,
guiou-me sempre a querida,
a bendita luz da esperança.
Nelo Filipi

A Esperança é a voz divina
que a alma da gente acalanta;
nesta terra pequenina
nenhuma voz a suplanta.
Odete Donah

Por muito amar-te perdi
metade de minha vida;
e agora perco, esperando,
a outra metade, querida...
Olímpio da Cruz S. Coutinho

Quando minha alma sentida
nesta vida nada alcança,
     inda me resta na vida
- graças a Deus ! - a esperança!
Rodolfo Coelho Cavalcanti

Todo bem, toda alegria,
que neste mundo se alcança,
são juros de economia
guardado pela Esperança.
Severino Uchoa

No tédio de minha vida
de emoções vazia e nua,
só me torna comovida
a Esperança de ser tua...
Vera Milward de Carvalho

Ai, do pobre, sem carinhos,
cuja dor se vê na face,           
se no meio dos espinhos,
a esperança não brilhasse...
Virgilio Guerreiro

Se eu perdesse, de repente,
tudo o que a vida me deu,
tendo a Esperança, somente,
- bem pouco perdera eu!...
Waldemar Soares Carneiro

Mistério que nos sustenta,
quando a vida fere e cansa…
- Quanto maior a tormenta,
maior também a esperança.
Zalkind Piatigorsky

Fonte:
Luiz Otávio e J. G. de Araújo Jorge. Cem trovas sobre a esperança. Ed. Vecchi, 1959.

Nenhum comentário: