sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Constelação de Trovas (Autores B e C)

BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA
Se em minha mão, por acaso,
a tua pões, tão mimosa,
penso num rústico vaso
contendo um botão de rosa.

BARRETO COUTINHO
Destino é força que esmaga,
credor austero, tremendo;
manda a conta e a gente paga,
sem saber que está devendo...

BENEDITO CAMARGO MADEIRA
A castanha nos convida
a não julgar o aparente:
dentro do ouriço... escondida,
está uma fruta excelente!

CAMILO BORGES NETO
Tudo o que é bom por um lado,
pelo outro tem um custo.
Mesmo Deus em seu reinado,
antes de ser bom, é justo!

CAMPOS SALES
Ao luar de tantas luas,
minha São Paulo querida,
fiz, somando as suas ruas,
a estrada da minha vida!

CARLOS DE SOUZA
Verdadeira esta jornada
que se leva vida afora:
Pra nascer – hora marcada...
Mas pra morrer – não tem hora.

CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada:
amor é o sumo da vida.

CARLOS GUIMARÃES
Meu lenço, na despedida,
tu não viste, em movimento:
lenço molhado, querida,
não pode agitar-se ao vento.

CAROLINA RAMOS
Por te amar, tenho sofrido,
mas não me arrependo: Vem!
-- Quem ama as rosas, querido,
ama os espinhos também!

CASTRO ALVES
Na hora em que a terra dorme
enrolada em frios véus,
eu ouço uma reza enorme
enchendo o abismo dos céus...

CATULO DA PAIXÃO CEARENSE
Qualquer frase acerba e dura
que ela me atira, eu sorrio;
pois encerra tal doçura,
que parece um elogio!

CECÍLIA MEIRELLES
O vento do mês de agosto
leva as folhas pelo chão:
só não toca no teu rosto,
que está no meu coração.

CECILIANO JOSÉ ENNES NETO
Se no comer se extasia,
não pense que é o maioral.
Logo depois vem a azia:
“quem passa bem, passa mal”.

CECY TUPINAMBÁ ULHOA
Aprendi a enfrentar
esta vida de solteiro:
não tendo a quem abraçar,
me enrosco no travesseiro!

CÉLIA GUIMARÃES SANTANA
Eu não me canso de olhar
sua foto desbotada.
Não preenche o seu lugar,
mas... sonhar não custa nada!

CÉLIO GRUNEWALD
Todos os picos da serra,
nos Andes... nos Pirineus,
são dedos grandes da Terra
mostrando a casa de Deus!

CESÍDIO AMBROGI
Do bairro a mulher mais bela
mora na esquina, a Gioconda.
-- Rondam tanto a casa dela
que a esquina ficou redonda...

CIDINHA FRIGERI
- Você caminha comigo,
partilha seu Eu interno;
isto o faz ser meu amigo,
um querido Ser fraterno.

CIDOCA DA SILVA VELHO
Quando de mim te aproximas,
com semblante sonhador,
minha alma flutua em rimas,
compondo versos de amor!

CIPRIANO FERREIRA GOMES
"Pelos trilhos da distância,
no trem das minhas tristezas,
somente o vagão da Infância
tem janelinhas acesas!"

CLEBER ROBERTO DE OLIVEIRA
Os passarinhos da praça
Não podem nem ver um calvo:
- Na careca de um que passa
Praticam... "titica ao alvo"!

CLENIR NEVES RIBEIRO
Chega a tarde... e há nostalgia
nesta angústia desmedida...
Que importa o nascer do dia?
-- Tudo é tarde em minha vida!...

CLÓVIS MAIA
Tenho um medo que me pasma,
nunca vi ter medo assim;
tenho medo de um fantasma
que ronda dentro de mim...

COLBERT RANGEL COELHO
Desce o viúvo ao jazigo
e uma voz familiar
repete o sermão antigo:
-- Isto é hora de chegar?

COLOMBINA
Saudade, lâmpada acesa
no altar da recordação,
onde a ternura e a tristeza
rezam a mesma oração!

CONCEIÇÃO A.C.DE ASSIS
Uma luz quase apagada...
Um sonho chegado ao fim...
Eis o pedaço do nada
que tu fizeste de mim.

CONCEIÇÃO PARREIRAS ABRITTA
Não desanime, trabalhe,
combata o mal, queira o bem...
Pois o bom, mesmo que falhe,
é sempre luz para alguém!

CRISTIANE BORGES BROTTO
Trovador é “gente” esperta
e só faz rima de artista,
põe todos de boca aberta,
mais do que eu... Que sou dentista!

CYRLÉA NEVES
Tentando explicar fracassos,
o nosso mundo anda cheio
de quem erra e cruza os braços,
jogando a culpa no alheio!...

CYROBA RITZMANN
Natal, Natal, que alegria!
Festa, presentes e luz,
jantares e - que utopia -
Só não se pensa em Jesus.
Fonte:

Parte das trovas foram selecionadas por José Ouverney
Disponível em http://www.falandodetrovas.com.br

Nenhum comentário: