domingo, 16 de março de 2008

Artur da Távola (Espirro é quase gripe)

Nessa época de verão, dengue e outras gripes, lembro de algo que deve infectar (silenciosamente) muito mais que o famoso mosquito que azucrina o verão de países tropicais.

Você já viajou em ônibus, carro ou avião com um cara a tossir ou espirrar? Há uns muquiranas sentados atrás que chegam a molhar a nuca de quem está no banco da frente com os perdigotos. Há outros que explodem tosses expectorantes e tenebrosas! E a gente ao lado. Ou na frente. Falta de educação? É pouco. Esses pelintras são inimigos públicos, pestes ambulantes. No avião, porém, é mais grave.

As companhias de aviação insistem no hábito de não advertir os passageiros para não espirrar ou tossir fora do lenço. E como se espirra em avião fechado! Ônibus também. Arre!

Vi há anos um filme educativo canadense que mostrava a nuvem de germes e perdigotos, de metro e meio de diâmetro, lançada no ar a cada espirro. Em menor tamanho porém bem mais contaminada é a nuvem de perdigotos e germes espargidos pela tosse.

O avião, quando em vôo, é um sistema fechado. Iguala o espirro no elevador: o que ali se ejeta, ali circula, infecta ao léu. Idem ônibus, carro, sala. Espirrar fora do lenço prova falta de civilidade, higiene e educação. É ruim, hein!...

O espirro é uma cusparada. Só que em fragmentos. Tem a mesma malignidade e idêntico (ou talvez pior) teor de contágio porque se espalha.

Quando eu era criança havia escarradeiras. Era o medo da tuberculose. Que voltou!... Ainda recordo a instrução: "Pise no pedal". As piadas gozavam um político da época, muito ignorante, de quem diziam que para simular cultura, lia a frase como se fosse em inglês, assim: "paise nou pidal"....

Soar, assoar, assolar, espirrar (palavra que em castelhano é ainda mais expressiva: "estornudar"), tossir, perdoem o mau gosto, leitores e leitoras mas quem vai no ônibus ou avião, com um cretino ao lado ou atrás a espirrar e espirrar sem o fazer de modo educado no lenço, expondo-nos a contágios, leva o cronista a esta crônica algo escatológica mas de alerta às companhias de avião que assim como proíbem fumar na subida, na descida e nos banheiros, deveriam também compelir os passageiros a tossir e espirrar no lenço. Em pouco tempo o contaminador teria vergonha de espirrar na nuca dos demais!

Espirro faz tanto estrago quanto dengue.

=============
Biografia do Autor e Entrevista podem ser encontradas na postagem de 01 de janeiro de 2008
=============

Fonte:
http://www.arturdatavola.com/

Nenhum comentário: