sexta-feira, 11 de abril de 2008

Capitão João Brotas (Uma linda manhã)

Ouvimos, vindo lá de fora, o gotejar dos pingos d água. São sons harmoniosos, semelhantes aos acordes de uma magistral orquestra em que não podemos visualizar o regente, mas, apesar de tudo, sentimos a sua presença. Qual maestro, no mundo, teria a bondade de nos abençoar enquanto estivessemos dormindo, para nos proporcionar um despertar maravilhoso?

Esse maestro parece nos dizer, com voz maviosa ressonante nos pingos da chuva: "Bom dia, meu filho, acorde para este novo dia que preparei para você. Ele renova suas esperanças e permite que levante, para enfrentar nova jornada". Entretanto, é lamentável, mas nem todos ouvem, porque poucos estão preparados para desfrutar a beleza e os benefícios da Natureza. Muitos jovens que adoram curtir a praia em dias de sol quente não entendem a natureza, nem a importância da manhã chuvosa. Talvez apenas o homem do campo agradeça, porque semanas antes, sob o sol escaldante que o jovem desperdiçou inutilmente na praia, ele arou a terra, plantou a semente... Agora, a força extraordinária da Natureza se encarrega de regar e complementar o árduo trabalho do lavrador. Quanto tempo de seu trabalho será necessário ainda, até que venha a colher os frutos do seu plantio?

Normalmente, esperamos resultados imediatos dos nossos esforços, esquecendo que um edifício, por mais alto e luxuoso que seja, teve seu início na construção de uma base sólida. Igualmente, muitas vezes queremos compreender certos fatos da nossa existência, sem ao menos nos deter no esforço de procurar saber quem somos, de onde viemos e para onde iremos. Isto não acontecia com Sócrates, filósofo grego que viveu de 470 a 399 anos antes de Cristo, que se ocupou na tarefa árdua de se conhecer melhor, de descobrir os mistérios da natureza humana e ensinar o que aprendeu a outros. Ainda hoje, também podemos colher os ensinamentos maravilhosos deixados pelo plantio de Jesus Cristo, que há mais de 2.000 anos regou o solo com o sangue do seu sacrifício. E Ele dizia: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará". Referia-se à libertação das falsidades que impedem o homem de conhecer a si próprio e ao semelhante.

Dessa maneira, podemos concluir que uma manhã chuvosa pode ser o prenúncio de um solo fértil que germinará bons frutos, alimentos necessários ao nosso sustento material. Podemos concluir ainda que, esforçando-nos para nos conhecer, podemos aproveitar melhor as energias emanadas da luz dos ensinamentos dos mais sábios. Portanto, nosso fortalecimento espiritual depende dos nossos atos, de nossas posturas e de nossos esforços, em nos tornarmos menos vaidosos, menos egoístas e cada vez mais úteis aos semelhantes.

Que a próxima manhã seja calma, serena, ensolarada ou até mesmo chuvosa, mas nos faça refletir no passado, a viver no presente e a planejar o futuro, pois determinados atos antes praticados não devem ser esquecidos e sim analisados, tomados como ensinamentos para que desfrutemos hoje da sabedoria que nos permite planejar um futuro melhor, mais promissor a nós mesmos e a todos que nos cercam.

Oxalá, possam todos desfrutar das bênçãos da Natureza, como fiéis lavradores, esforçados no amor e na conquista da sabedoria, para que também possamos agradecer, em harmonia de uma só voz afinada, ao grande maestro do Universo, nosso Deus, pela bela e maravilhosa manhã, seja ela como for...

O capitão João Brotas é integrante da 14ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar) de Sorocaba e da Nupep Cultural

Fonte:
http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=6359
Colaboração de Douglas Lara
http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: