sábado, 19 de abril de 2008

Ivanir Calado (A Caverna dos Titãs – Mundo de Sombras)

Alienígenas e mitologia grega: A Caverna dos Titãs

Uma história em que sátiros, ciclopes, górgonas e demais criaturas da mitologia grega aparecem em um shopping center de uma cidade do interior do Rio de Janeiro pode parecer, em uma primeira análise, totalmente nonsense. Ainda mais se esse fato só for percebido por crianças e adolescentes. Mas o Livro do Mês de abril da Capital Nacional da Literatura A Caverna dos Titãs é uma grande aventura de ficção científica que não deve nada às histórias desse gênero.

Um grupo de adolescentes que adora jogar vídeo-game no OuterPlanet Megashopping – um shopping recém-inaugurado em Morro Queimado – descobre que o estabelecimento é somente uma fachada para uma invasão alienígena de seres estranhamente similares aos monstros fantásticos das narrativas da Grécia antiga.

Em um clima de mistério investigativo Fred, seu amigo Sumô e sua prima Ana acabam descobrindo que o shopping só serve para a seleção e treinamento de crianças e adolescentes para auxiliar na segunda invasão alienígena – sim, segunda invasão, pois a primeira tentativa foi na Grécia antiga, o que deu origem às criaturas da mitologia e acabou rechaçada por famosos heróis, como Perseu, Belerofonte, entre outros.

Os alienígenas testavam as habilidades dos jovens em máquinas de fliperama do shopping especialmente desenvolvidas para esse fim. Os mais talentosos eram abduzidos e controlados pelos extraterrestres. Mas os heróis adolescentes, assim como os heróis míticos, não deixam barato e utilizam todas as suas habilidades forjadas nos games para livrar o planeta dessa ameaça.

Através de descrições muito detalhadas, onde os games se unem à realidade, e muitas situações de suspense, A Caverna dos Titãs merece lugar de destaque entre a boa literatura infanto-juvenil produzida hoje no país.

Mundo de Sombras: O Nascimento do Vampiro

Dois amigos, Júlio e Daniel, são adolescentes, se conhecem há muito tempo, estudam na mesma escola e vivem numa cidade interiorana - Morro Velho. A vida corre fácil, mas a súbita morte de Lucinha aos 15 anos coloca a cidade em polvorosa e atiça a imaginação dos colegas, principalmente Júlio, fã de histórias de ficção científica e horror, que suspeita que a profunda anemia causadora da morte da menina havia sido provocada por um vampiro. A princípio Daniel não aceita as idéias absurdas do amigo, mas acaba sendo convencido a embarcar numa investigação mais e mais perigosa, à medida que terríveis descobertas vão sendo feitas.

O autor, Ivanir Calado, é um profissional que já escreveu vinte livros infanto-juvenis. Sabe usar uma linguagem antenada com seu público, sem infantilismos. Manipula com eficiência o suspense da trama, que flui com agilidade e interesse crescente. Aborda os problemas inerentes a todo jovem: as dificuldades escolares, o fracasso nos esportes, a descoberta do amor, o ciúme, a insegurança, o risco de perder amizades. Tudo isso misturado com um personagem maligno, duas velhinhas estranhas, uma antiga mansão soturna, e elementos clássicos das histórias de vampiro, claro, como estacas de madeira e violação de túmulos.

Mas Calado insere uma subtrama científica conduzida pelo pai de Júlio, o médico Paulo, que em suas pesquisas descobre uma bactéria infectando as vítimas da estranha forma de anemia - o que pode explicar as mortes que se sucedem. Não é exatamente uma idéia original - veja, por exemplo, o romance Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, para encontrar um precedente - mas que bem colocada funciona como uma interessante variação num gênero que atualmente parece que se esgotou, tantos os livros publicados.

O desfecho não apela para o tradicional final feliz. Ocorrem muitas perdas, difíceis decisões são tomadas, o amor, a coragem e a lealdade vão ser postos à prova.
Ivanir Calado demonstra, com este livro, que acreditar na inteligência do leitor jovem é o que de melhor um escritor pode fazer para despertar o interesse desse público pela leitura, tão envolvido com computadores ou videogames, mas capaz de se encantar com textos de boa qualidade, que enfoquem temas atuais, como já provou um certo bruxinho inglês. Vale a pena conferir O Nascimento do Vampiro, de Ivanir Calado.

* Finisia Fideli fez resenhas para as revistas Escrita e Dragão Brasil. Seu conto "Exercícios de Silêncio" está na antologia Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica.

* Escritor e crítico, Roberto de Sousa Causo é autor do romance A Corrida do Rinoceronte.

–––––––––––
Notas sobre o Autor:
Ivanir Calado nasceu em Nova Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, na localidade conhecida como Morro Queimado, que tem servido de cenário para algumas obras do autor.
Estudou artes plásticas e trabalhou com música e teatro antes de começar a escrever. Publicou os romances Imperatriz no fim do mundo e A mãe do sonho, além de cerca de vinte livros para crianças e adolescentes. Já recebeu prêmios como escritor e autor de teatro, e vários de seus livros têm o selo de "altamente recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Fontes:
Jornadas Literárias de Passo Fundo
Boletim Eletronico – n. 52 – ano 3 – 11/04/08
http://mundodaleitura.upf.br/boletim/52/index.htm

Testemunhe o nascimento do vampiro. Por Finísia Fideli e Roberto de Souza Causo
In http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI2308167-EI6622,00.html

http://www.planetanews.com/autor/IVANIR%20CALADO (capa do livro Mundo de sombras)

http://www.ivanircalado.net/ (foto de Ivanir)

4 comentários:

Ninny Melo disse...

Tenho 14 anos, e eu tenho o livro "A CAVERNA DOS TITÃS" e eu o acho o máximo, pois eu nunca me interessei por ler nenhum tipo de livro, até ler esse.
Ivanir Calado está de parabéns...
Ninny'Melo

Email : vaninny.rebelde@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Luciana, eu tenho 13 anos, amo mitologia grega, romana e egípcia e escrever poesia. Acabei de ler A Caverna dos Titãs, Ivanir Calado está de parabéns, ele escreve muito bem e a história é muito boa, eu adorei.

Anônimo disse...

Ivanir eu li mundo de sombras o nascimento do vampiro. E o melhor livro que eu já li na minha vida. Tá de Parabens e recomendo o livro pra todo mundo.

Unknown disse...

Que blog maravilhoso! Amei a resenha sobre o livro de Ivanir Calado, Mundo de Sombras, uma inspiração para minha pesquisa de mestrado!