quarta-feira, 21 de maio de 2008

Escritor português lança romance histórico

"Rio das Flores", o novo romance do escritor português Miguel Sousa Tavares, autor do consagrado "Equador", será lançado no dia 26 de maio, no Rio de Janeiro, na Livraria Travessa de Ipanema (Av. Visconde de Pirajá, 572).

A obra é um mergulho no momento histórico de um mundo marcado pela emergência de regimes autoritários. É na formação da ditadura salazarista, em Portugal, do regime Vargas, no Brasil e uma passagem pelo surgimento do franquismo na Espanha que se ambienta este romance.

O título é uma evocação do município fluminense onde ficava a fazenda cafeeira que o personagem acabou comprando para realizar seu sonho. Já o livro é uma ode de amor ao Brasil. Miguel de Sousa Tavares transfere para seu personagem Diogo uma paixão que não esconde ter pelo país.

==============================
Sobre o Autor

Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1952) é um jornalista e escritor português.

Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária. Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crônicas e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance Equador, um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005. No ano 2007 publicou o romance "Rio das Flores"

Jornalista famoso e controvertido, é dono de opiniões fortes, trava polêmicas em vários campos: política, literatura, esportes e outros.

Colabora atualmente com o jornal Expresso, com a estação de televisão TVI onde é comentador. Contribui também, semanalmente, para o jornal A Bola onde escreve uma coluna com o nome "Nortada".

Bibliografia
Equador, Oficina do Livro, 2003
Anos Perdidos, Oficina do Livro
Não Te Deixarei Morrer, David Crockett, Oficina do Livro
Sul, Viagens, Oficina do Livro, 2004 (Edição Ampliada)
O Segredo do Rio, Oficina do Livro
Um Nómada no Oásis, Relógio d'Água Editores
O Dia dos Prodígios
O Planeta Branco, Oficina do Livro, 2005
Rio das Flores, Oficina do Livro, 2007

Fontes:
http://www.releituras.com/
http://pt.wikipedia.org/
Colaboração de Douglas Lara. In Acontece em Sorocaba. http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: