terça-feira, 20 de maio de 2008

Lendas (A saga de Gilgamesh)

Esta obra, baseada em figuras reais, conta a luta de um rei na sua busca pela imortalidade.

Gilgamesh foi um dos reis de Uruk, cidade-estado (hoje em dia Warka, Iraque), da primeira dinastia depois do dilúvio babilônico, na Mesopotamia, em meados do terceiro milênio a.C.

Esta história chegou até nós porque se descobriu a biblioteca do rei babilônico Asurbanipal (668-627 a.C.), em doze tábuas incompletas escritas em linguagem acádia em Nínive. De maneira indireta, tem uma descrição quase exata da história de Noé e o dilúvio Universal e da amizade entre Davi e Jonata; e na literatura grega, a união de de Aquiles e Patroclo.

A literatura suméria, na antiga Mesopotamia é a mais antiga da historia. Milhares de cilindros, selos e tabuletas de argila foram descobertas, porém so cerca de 10% pode ser considerada literatura mesmo, de ficção.

Alem disso, os judeus, durante o primeiro exílio babilônico, foram fortemente influenciados pelas lendas e mitos sumérios, babilônicos e mesopotâmicos, preservando muitas destas informações através do Velho Testamento.

O épico de Gilgamesh é composto por 12 tabuletas. Na primeira é explicada a conformação divina de G, que era 2/3 divino e 1/3 humano. Foi construtor e guerreiro, mas era um sacana, tirano e despótico. Os deuses, atendendo as suplicas do povo oprimido, enviam Enkidu, meio humano, meio animal, para que enfrente G e o mate. A luta, mesmo terrível, não deu em nenhum vencedor. Ao contrário, os dois ficam amigos e partem para aventuras e enfrentamento de outras bestas.

Já longe de Uruk, enfrentam Huwawa, o guardião divino dos bosques de Cedro. Faltam partes das tabuletas que contam essa parte da história, mas se deduz que G corta o bosque, derrota Huwawa.

Voltando a Uruk, Ishtar, a deusa do amor e deidade da cidade lhe propõe casamento. Mas G, sabendo do destino dos homens que se unem a ela, recusa. Ishar, doida da vida, convence seu pai que envie um tal de touro celestial para matar G. contudo, ele e Enkidu enfrentam o monstro e e o derrotam. Enkidu é castigado e num sonho, três deuses, Anu, Ea e Shamah, dizem-lhe que vai morrer. Em seguida, adoece e morre. Gilgamesh, desconsolado chora a morte de seu amigo e parte numa perigosa viagem em busca do sabio Ut- Napishtim, possuidor do segredo da imortalidade e único sobrevivente do diluvio babilonico. Igual ao da Bíblia. Ut-Napishtim é justo e piedoso em meio a barbárie e injustiça. Os deuses o advertem que construa um barco no meio do deserto e espere o pior. Durante 6 dias e 6 noites desata o aguaceiro, tão poderoso que até mesmo os deuses de assustam. Com as aguas acalmadas, surge a nova Mesopotamia, da qual G é parte. Contada a história do diluvio, Ut-Napishtim, que é imortal, explica onde conseguir a planta que lhe dará a juventude eterna: está no fundo de um lago. G vai buscar a tal planta e, como sempre, triunfa. Mas ao voltar a Uruk, uma serpente lhe rouba a planta milagrosa e ele acaba chorando amargamente a perda da imortalidade.

Fontes:
http://victorian.fortunecity.com/postmodern/135/
http://www.historywiz.com (imagem)

Nenhum comentário: