segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fiodor Dostoievski (O Jogador)

Lançado em 1866, cuja história é relatada na 1ª pessoa por Aleksei Ivánovitch, um jovem com grande caráter crítico mas que carece de objetivos na vida.

A história decorre em Roletemburgo, na Alemanha, num ambiente de casinos. Aleksei Ivánovitch trabalha num Hotel para um general, mas cedo começa a aperceber-se que algo não corre bem no seio daquela família.

Polina Aleksandróvna, que mantinha uma relação de amor/ódio com Ivánovitch, pede certo dia ao seu "escravo" (o próprio Aleksei assim se denominava) que fosse jogar na Roleta por ela, pois necessitava urgentemente de dinheiro, porém escapa-se de contar qualquer tipo de pormenores. Aleksei, analisando a presença no Hotel de dois franceses matreiros, Des Grieux e Mlle. Blanche, desconfia que o general e a sua enteada Polina têm uma enorme dívida para com os franceses.

Mantendo diversos diálogos com um inglês seu amigo, Mister Astley, Aleksei Ivánovitch vai desvendando aos poucos o véu: O general havia hipotecado o seu Hotel a Des Grieux, e aguardava, por isso, pela morte de sua avó de modo a que herdasse fortuna suficiente para pagar a dívida. Os planos de Des Grieux e Mlle. Blanche parecem bem encaminhados, até que a própria avó, doente, aparece em Roletemburgo, onde perde propositadamente toda a sua fortuna na roleta, de modo a impedir o casamento entre o seu neto e Mlle. Blanche.

Quando a fortuna se perde, inicia-se uma brutal modificação em quase todas as personagens, que mostram assim os seus fracos e os seus desequilíbrios mentais. Des Grieux desaparece e não mais é visto. Polina enlouquece e foge também com Mr. Astley. O general morre de loucura e Aleksei Ivánovitch estoira toda a fortuna que ganhara na roleta em Paris com Mlle. Blanche, dando uma autêntica réplica de como vivem os jogadores compulsivos: Gastar todo o dinheiro sem preocupações para voltar a apostar na roleta.

Anos depois, Aleksei Ivánovitch encontra mister Astley na Alemanha, que lhe conta que vem da parte de Polina. Astley conta o que Polina sentia por ele, mas afirma que Aleksei, mesmo sabendo do amor de Polina, ficará eternamente agarrado ao jogo por ser um homem destruído. O final trágico confirma-se quando Ivánovitch, recebendo uma pequena quantia do seu amigo Astley, termina a história com um conflito interior: Gastar o dinheiro para ir ter com Polina à Suíça ou gastar tudo na roleta.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: