domingo, 15 de junho de 2008

Literatura fantástica em Debate

13/06/2008, no sábado, a Livraria Cultura apresentou uma mesa-redonda que teve como tema a literatura de gênero chamada de Fantasia. No encontro, a presença de escritores e editores do gênero, debatidos temas como o que é fantasia; existe uma literatura de fantasia brasileira?; mercado editorial - o que é lançado no Brasil e o que é lançado no exterior - escolhas e tendências; influência de Tolkien no Brasil; novas tendências como o ''New Weird Fiction'' e a influência de escritores como Neil Gaiman, Terry Pratchett, George R. R. Martin e China Miéville.

Sobre os palestrantes:
* Ana Cristina Rodrigues é historiadora e escritora. Presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica, modera diversas comunidades virtuais sobre Ficção Especulativa. Já publicou em diversos sites brasileiros e argentinos, tem um conto na antologia argentina ''Grageas'' e, atualmente, escreve um romance de fantasia inspirado no Renascimento e nas navegações portuguesas.

* Cláudio Villa é escritor e redator, autor do romance de fantasia ''Pelo sangue e pela fé''. Há três anos mantém o blog ''Mundos de Mirr'', em que relata suas experiências, dificuldades e realizações como escritor iniciante no Brasil.

* Gianpaolo Celli é formado em Administração de empresas, editor da Tarja Editorial, escritor e estudioso de ocultismo e esoterismo. Antes de se voltar à literatura, trabalhou com quadrinhos e apresentou matérias e aventuras-solo de fantasia na revista ''Dragão Brasil''. Além de colunista de sites, é co-autor dos livros ''Necrópole - Histórias de vampiros'', ''Necrópole - Histórias de fantasmas'', ''Visões de São Paulo - Ensaios urbanos'' e dos ainda não publicados ''Histórias do tarô'' e ''Necrópole - Histórias de bruxaria''.

* Rogério de Campos foi criador e editor da revista ''Animal'', em 1987, uma das principais publicações da cultura alternativa brasileira dos anos 80. Trabalhou no caderno ''Ilustrada'' do jornal ''Folha de S. Paulo'' e nas revistas ''Bizz'' e ''Set''. Em 1993, fundou a Conrad Editora, lançando as revistas ''General'' e ''Herói'' e foi o responsável pela introdução dos mangás no mercado editorial brasileiro. Em 1989, recebeu o Prêmio HQ MIX de Melhor Editor.

* Silvio Alexandre criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica como a coleção Zenith e a coleção Star Trek, da editora Aleph, além do selo Unicórnio Azul, da editora Mercuryo. Foi editor executivo da Devir Livraria, especializada em livros de RPG, fantasia, ficção científica, horror e quadrinhos. Foi gerente de marketing da Conrad Editora e da Pixel Media, empresas especializadas em quadrinhos. É organizador do ''Fantasticon - Simpósio de Literatura Fantástica'' e dos Festivais de Quadrinhos da Fnac, em São Paulo, Brasília e Curitiba.

* Delfin é coordenador editorial da Editora Aleph e jornalista cultural, especializado no segmento de histórias em quadrinhos. É colaborador da ''Rolling Stone'', ''Globo Online'', ''Overmundo'', ''Universo HQ'', ''Wish Report'' e ''Paralelos''. Também já escreveu sobre o assunto para o jornal ''Correio Popular'', as revistas Semana 3 e Zero. Acumula ainda a função de diretor de arte da Mojo Books. É autor de dois livros, lançados pela cooperativa de autores Edições K: ''Kreuzwelträtsel Redux'' e ''Se eu tivesse um machado''.

* Baseado em profunda pesquisa histórica, Orlando Paes Filho estreou na literatura com o sucesso ''Angus - O primeiro guerreiro''. A série, composta de sete volumes, atravessou fronteiras, entrando nas listas dos livros mais vendidos na China, Rússia, Taiwan, Austrália, Grécia, Coréia e países da América Latina, e terá lançamento em 2008 em mais de trinta países. Em 2006, lançou o ''Diário de um cavaleiro templário'', obra que obteve elogios de renomados historiadores. Além disso, o autor participa anualmente, como expositor, da maior feira internacional de livros, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, divulgando sua obra, sendo o único autor-expositor do evento.

Fonte:
http://www.literaturalivre.com.br/

Nenhum comentário: