quinta-feira, 19 de junho de 2008

Notícias em Tempo


A editora Carlini&Caniato/TantaTinta ganhou destaque na edição de junho da revista Globo Rural, pela publicação do livro “Aldeia de Minas”, dos autores César Saullo e Regis de Morais. O livro tem como tema a cidade de Passa Quatro, retratada por meio de fotos e poesias que revelam o cotidiano do interior mineiro. O prefácio do livro é do famoso escritor e psicanalista Rubem Alves. Mais informações sobre a editora pelo telefone (65)3023-5714, ou pelo site http://www.tantatinta.com.br/ .
Fonte:
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=319399
==========================

O Japão é um país repleto de lendas e tradições milenares. Para quase tudo o que existe lá, há uma lenda explicando sua origem. Os contos são passados de geração para geração e costumam encantar adultos e crianças.
Com as comemorações dos cem anos da imigração japonesa, o interesse pelas histórias japonesas tem aumentado no Brasil e para esse público há uma boa novidade. Semana que vem, o ilustrador da Tribuna do Paraná, jornalista, poeta e escritor Cláudio Seto estará lançando o livro Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão. São quinze histórias ilustradas.
Lançamento de Lendas trazidas pelos Imigrantes do Japão, 26 de junho (quinta-feira), 19h30.
Livraria Curitiba do shopping Estação. Entrada gratuita.
Fonte:
http://www.parana-online.com.br/noticias/
==================================
VI CONCURSO INTERNACIONAL DE POETRIX
VI ANNUAL INTERNATIONAL OF POETRIX CONTEST
Com o objetivo de popularizar a linguagem poética POETRIX, o MIP - Movimento Internacional Poetrix promove o VI CONCURSO INTERNACIONAL DE POETRIX, que será regido pelo seguinte regulamento:

REGULAMENTO

POETRIX é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de trinta sílabas métricas.

Cada autor pode enviar quantos poetrix inéditos (jamais publicados nem divulgados em qualquer meio) desejar, em português, inglês, italiano ou espanhol, sobre qualquer temática.

Os trabalhos deverão ser enviados em qualquer formato, em três vias, sob pseudônimo.
Junto com os trabalhos deverá ser enviado envelope lacrado onde, externamente, constará apenas os títulos dos poetrix e o pseudônimo do autor. Internamente deverá ser informado seu nome, endereço completo, telefone, e-mail, títulos dos poetrix, pseudônimo e breve curriculum literário.

Para cada poetrix inscrito deverá ser enviada uma taxa de R$ 1,00 (um real) para o Brasil ou US$ 1,00 (um dólar) para os demais países, até o dia 30/06/2008.
Os trabalhos deverão ser enviados para:

VI CONCURSO INTERNACIONAL DE POETRIX – Caixa Postal 8622 – Ag. Shopping Itaigara – 41857-970 - Salvador – Bahia – Brasil.
[...] mais informações aqui: http://www.movimentopoetrix.com/
=========================================
Euclides Cavaco tem a subida honra de participar a todos os seus amigos e leitores a apresentação do seu novo livro HORIZONTES DA POESIA no PALÁCIO GALVEIAS, Localizado junto ao Campo Pequeno, em LISBOA, Sábado dia 14 de Junho às 19:00 horas. Com a colaboração da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE POETAS, presidido pela sua digníssima Presidente, Dra. Maria Ivone Vairinho
=======================================
EDITORIAL MINERVA (DNA), e os autores realizaram a sessão de apresentação da obra POIESIS - antologia de poesia e prosa poética portuguesa contemporânea, Vol. XVI - 58 autores*, (capa do artista plástico Luís Folgosa) no dia 14 (Sábado) de Junho de 2008 16:30 horas no AUDITÓRIO CARLOS PAREDES, Junta de Freguesia de Benfica, Avª Gomes Pereira, 17 – Benfica – Lisboa.
Apresentação dos autores e da obra pelo “animador de ideias” Ângelo Rodrigues. Todos os autores interessados tiveram a oportunidade de uma breve intervenção. Seleção e leitura de dois poemas da obra por Cristina Estrompa e von Trina. Momento musical (canções) pela ANIMATUNA de Lisboa.
Autores presentes: Alberto Pereira; Ana Sara Carvalho; Ângela Constantino; António da Conceição Penedo; Armando Mendes; Arnaldo Guedes; Carlos Barroso; Carmen Zita Ferreira; Carvalho Marques; Catarina Mouro; Cátia Alves; Débora d’Andrade; Delmar Maia Gonçalves; Emídia Salvador; Fernando Duarte Pereira; Irondina Viegas; Jeracina Gonçalves
João Aires Guerreiro; João Amendoeira; João Filipe Ferreira; João Franco; João Luís Cardoso Martins Alves; John E. Contreiras; José Branquinho; José Verdasca dos Santos; Júlia Brimbela; Leonor Bettencourt Bernardo; Lúcia Lupenny Rodrigues; Lucília Novo Quesada; Luísa Ferreira Redondo; Manuel José Caria Gonçalves; Maria Alice Peixoto; Maria Ana Silva; Maria do Céu S.; Maria Elisabete Simões; Maria Helena Dinis Prata Tomás; Maria Victória Rodrigues Pereira; Mariana Reis; Mário Cirilo Viegas; Mel de Carvalho; Nobre Serena; Pais Garcia; Penélope Ramos Chichorro Rodrigues; Piedade Araújo Sol; Roberto Tavares; Rosélia Maria Guerreiro Martins; Rute Galvão; Rute Silva; Sara Madaleno; Sara Martins; Sérgio Godunhos; Severino Moreira; Shinya Jordão; Sílvia Soares; Vanda Caetano; Vera Alexandra M. de Sousa; Vera Novo Fornelos; Yeshua
PREÂMBULO

1. E voltou a “acontecer poesia”, isto é, POIESIS – Vol. XVI, antologia que inclui também alguns autores da CPLP bem como autores portugueses residentes no estrangeiro. Sejam bem-vindos à leitura e fruição desta obra colectiva que, quer queiramos quer não, conquistou já um pequeno lugar no “panorama literário português”, seja lá isso o que for.

2. POIESIS é uma obra de continuação, consolidação, luta e resistência para um número apreciável de autores e também uma oportunidade de publicação para muitos outros; também por isso, uma parte do que aqui se encontra, são experiências literárias com óbvias diferenças técnicas, estilísticas, estéticas, intenção e sentido (...). Seria muito difícil e provavelmente inútil, desconstruir e analisar manchas criativas de tão grande e diversa subjectividade, experimentação e procura (do graal de cada um). Não vamos por aí.

3. A obra em presença resulta de uma comum paixão; não é apenas um espaço de divulgação poética e para-poética com ecletismos, “ecumenismos”, nostalgias, futurismos, diferenças, atitudes, descobertas, revelações... pretende também e mais do que tudo, aferir, “fazer-desenvolver” e facultar uma alternativa intercultural e se possível transcultural, estabelecendo um sistema global de comunicação, de crítica e debate - ser alternativa, dar expressão e sentido aos processos criativos em Língua Portuguesa.

4. E porque há coragem, sonho, amor, vontade de partilha, cumplicidades, mistérios, encantamentos, desejos..., ficou menos tímida e um pouco mais ousada, a Musa oculta e irregular que habita a espiritualidade dos homens.

5. Porque escrever é um acto de solidão e porque publicar é sempre um acto de resistência, de muita coragem e ousadia, um renovado e intenso abraço a todos os autores que - uma vez mais - tornaram possível esta outra aventura.

Ângelo Rodrigues
Coordenador literário do DNA
Fonte:
http://www.joaquimevonio.com/agenda.htm
======================================

Fonte:
Colaboração de Douglas Lara. In http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: