terça-feira, 22 de julho de 2008

Revista Veja seleciona as cidades que são número 1 no Brasil

De um total de 5564 municípios brasileiros, a Revista Veja desta semana selecionou 40 municípios que se destacam. Alguns, por possuírem indicadores sociais de países ricos, outros, que adotaram experiências dignas de serem reproduzidas em outras regiões. Muitos batem recordes mundiais e nacionais na agricultura e na indústria. Outros tantos são famosos por suas singularidades.

No item Educação e Cultura, Passo Fundo é considerada a cidade brasileira onde mais se lê. O texto da revista contém a seguinte informação:

“Os habitantes da gaúcha Passo Fundo lêem, em média, 6,5 livros por ano – um índice próximo ao francês e mais de três vezes superior ao brasileiro. Para alardear o feito, a prefeitura inaugurou em março um monumento de metal de 13 metros de altura chamado Árvore das Letras.”

Esse reconhecimento se deve ao trabalho realizado pela equipe interinstitucional coordenada pela Universidade de Passo Fundo, com apoio da Prefeitura Municipal, com a participação de professores e alunos de diferentes sistemas educacionais, de distintos níveis de ensino há 27 anos, através das Jornadas Literárias de Passo Fundo e seus desdobramentos: Centro de Referência de Literatura e Multimeios (Mundo da Leitura), realização da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha (metodologia de leitura antecipada das obras dos autores convidados para o evento), Jornadinhas Nacionais de Literatura (atendimento de, aproximadamente, 17 mil crianças e adolescentes a cada edição),

Programa Mundo da Leitura na TV (programa televisivo para crianças realizado na UPF, numa parceria entre o Centro de Referência de Literatura e Multimeios, a UPF TV e distintas unidades universitárias, reproduzido no canal Futura em nível nacional quatro vezes por semana e na Globo Internacional em, aproximadamente, 103 países.

Dois projetos similares se desenvolvem nas escolas – Mundo da Leitura na TV e Mundo da Leitura na escola, com vistas à formação de leitores multimidiais, a partir da proposta defendida pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios. Desenvolve-se, ainda, o quadro televisivo intitulado Boa Leitura que se configura como uma notícia sobre um livro novo disponibilizado pelo mercado editorial, divulgada no Jornal do Canal Futura às sextas-feiras. Desenvolve-se, dentro de uma perspectiva inovadora, o projeto Livro do Mês, com a realização de três seminários com a presença do autor do livro selecionado, direcionados a públicos distintos: alunos e professores de escolas municipais, estaduais, particulares e estudantes e professores universitários.

Outro desdobramento importante se constituiu no título concedido a Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura (Lei Federal nº 11264, de 02/01/2006) que gerou a construção do Largo da Literatura, na Praça Armando Sbeghen, próxima à ponte do rio Passo Fundo, onde se encontra a Árvore das Letras. A idéia concebida pelos autores, Jéferson Lorentz e Luís Hoffman, consiste em espalhar sementes-letras para estimular mais pessoas a se envolverem com a leitura, a apreciarem textos literários e as linguagens de manifestações artístico-culturais. Nesse Largo da Literatura, há dois túneis de policarbonato onde são adesivados, a cada quinze dias, textos literários de autores brasileiros, de autores locais, viabilizando uma riqueza de textos aos leitores em formação, usuários desse espaço de lazer e de fruição da literatura.

Segundo a Prof. Tania Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias e do Centro de Referência de Literatura e Multimeios, “o destaque concedido pela Revista Veja a Passo Fundo é reconhecimento que estimula cada um e todos os integrantes da comissão interinstitucional a se comprometerem ainda mais com o processo de formação de leitores numa perspectiva multimidial, crítica e cidadã.”

Fonte:
Boletim Jornadas Literárias de Passo Fundo.
n.65 - 22. julho. 2008
http://http://mundodaleitura.upf.br/boletim/65/veja.htm

Nenhum comentário: