sexta-feira, 25 de julho de 2008

Sonia Belloto (Você Já Pensou em Escrever um Livro?)

Numa linguagem dinâmica e cativante, Você já pensou em escrever um livro? É um instrumento de trabalho para quem lida com a escrita no dia a dia e para quem deseja tornar-se um escritor de sucesso. Você aprenderá métodos valiosos para romper seus bloqueios e produzir textos originais e eficazes. Vai saber como arranjar tempo para escrever, qual é o seu estilo pessoal, como dar vida aos tetos e como desenvolver seus potencial criativo. Além disso, terá orientação especial sobre a criação de personagens, diálogos e cenas que cativam os leitores. Percorrerá todas as etapas que precisam ser cumpridas, desde a idéia inicial para um livro até os detalhes finais de publicação e comercialização. Este livro é indispensável como roteiro para conhecer todos os segredos desta instigante e admirável profissão de escritor. Um verdadeiro marco editorial.

A autora busca desmistificar certos tabus e defende que todo mundo é capaz de escrever. Começa argumentando que o investimento na atividade de escritor é muito pequeno em relação a outros negócios, os gastos são reduzidos e o material para produção é ilimitado. Defende que escrever deve ser uma atividade prazerosa.

Para escrever um texto bom não há regras, mas é necessário conhecer o leitor, dominar o assunto e dominar algumas técnicas de escritas (que não são necessariamente de ortografia ou gramática, mas que algo torne possível uma narrativa fluida). É necessário ter cuidado, principalmente os iniciantes, para não escrever um texto que tenha significado somente para o autor e que não crie identificação no público. Ou um texto que tenha um linguajar refinado e muita informação técnica somente para exibicionismo do autor. Por mais bem intencionado que seja, o texto requer planejamento.

O autor que busca o sucesso deve assumir diversos papéis. Deve pesquisar, planejar, escrever, revisar e divulgar sua obra.

As narrativas devem ser ilustrativas, mas não é recomendado fornecer todas informações, de forma que acione a imaginação do leitor e ele visualise a cena a partir de seu próprio repertório.

A autora frisa que a inspiração para escrever boas histórias pode vir principalmente de obras já consagradas, e que isso não é considerado plágio, mas referência.

Os diálogos devem ser trabalhados de acordo com o contexto em que estão inseridos, adequados aos personagens e sempre com o objetivo de dar ritmo ao texto e torná-lo interessante.
===========
veja excerto do livro abaixo.

Um comentário:

Walter Barbosa disse...

É um livro excelente para aspirantes a autor.
Ele apresenta, de forma simples e direta, todas as etapas e técnicas para a elaboração de um livro.
Vale sua leitura para quem quer iniciar uma carreira de autor.