quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Batista de Lima (A Casa - Pregador de Botões - Verbo - Olhos)

(id: MCCXV)

A CASA

A casa
não cabe
na casa

Sua saga
vastafunda
fala

em salas
corredores
muito além

A casa
não se importa
se sala ou cozinha
ela fala
nos arredores
vasta se funda
Nos alicerces

construção construção
******************************

O PREGADOR DE BOTÕES

Ensina teu irmão
a pregar botões
não lhe dê linha
nem agulha
a verdadeira arte de pregar botões
não necessita de botões

Ensina teu irmão a fazer casas
tão belas e abertas casas
que os botões brotem de satisfação
como botões regados
por mãos que só fabricam
portas abertas
e janelas escancaradas
******************************

VERBO
no principio era o verso
e o verso se fez verbo
e o verbo se fez húmus
daí surgiram borboletas
e o branco livre
dos voares azuis

mas o verbo também
se fez homem
e o homem se fez mãos
para tudo desfazer
******************************

OLHOS

Lânguidos
ou mágicos
oceanos dos meus mergolhos
onde te vejo me vendo
e me rendo
às lacriamorosas gotas
dos teus sentires

Grandes
ou ocelos
só o plural
instaura-me
nos vastos e sempiternos
marolhos
que da tua face emergem

Olhos que me afogam
para que o luar?
para que a paisagem?
se tudo se me mostra
nas multicores do teu olhastro?
******************************

Nenhum comentário: