terça-feira, 19 de agosto de 2008

Renato de Oliveira Leme na XX.Bienal Internacional do Livro

(id: MCCV)

O livro “A Baleia que aprendeu a voar” selecionado pela Comissão de Desenvolvimento da Cultura – CDC da Secretaria da Cultura e patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura – LINC, do escritor sorocabano Renato de Oliveira Leme, está na 20ª Bienal Internacional do Livro.

Nesta singela história de ficção, através da utilização de metáforas, o leitor é levado a refletir sobre seus objetivos pessoais, sonhos e conquistas. Nas conversas com o menino João, enquanto narra suas aventuras pelo oceano, a Baleia vai lentamente, transferindo ao rapaz, a essência de seu crescimento.

No início, todo vôo demanda um ousar, um distinguir-se dos demais, para alcançar o que almejamos. Satisfeita esta condição, percebe-se responsável pelo trabalho de elevar a condição humana em todas as suas dimensões. Conclui-se que, como num rio que se avoluma, mesmo que em desigualdade de entrega e mérito, ou todos participam, ou jamais alcançaremos o desaguar em Deus. Este livro de leitura fácil e direta, também consegue, com a mesma facilidade, prender a atenção de quem o lê. A cada capítulo, satisfaz uma pergunta ao mesmo tempo em que cria a necessidade de outra resposta.

Por fim, “A Baleia que aprendeu a voar” é uma obra destinada a aqueles que conseguem ler pelas entrelinhas, priorizando o implícito ao explícito. Modestamente, “A Baleia” se apresenta como adequada para quem se identifica como educador, porque procura restaurar no adulto, a capacidade de enxergar com os olhos de criança.

Aos que desejarem conferir, este livro sorocabano está exposto na prateleira de auto-ajuda do Stand das Edições Loyola, localizado no cruzamento da Rua H com a Avenida 5 do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde se realiza a 20ª Bienal. Outras informações poderão ser esclarecidas através do e-mail abaleiaqueaprendeuavoar@uol.com.br

Fonte:
Douglas Lara. In
http://www.sorocaba.com.br/acontece
Capa do Livro: http://www.ottonieditora.com.br

Nenhum comentário: