sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Nosso Português de Cada Dia (Obrigado / Obrigada)



OBRIGADO / OBRIGADA

A palavra obrigado é um adjetivo e, portanto, deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Assim sendo, ao estar agradecido por uma gentileza recebida, o falante deverá concordar a palavra "obrigado" com seu sexo. O homem diz "obrigado"; a mulher diz "obrigada".

Pois bem, e qual seria a resposta a esse agradecimento? Se eu faço uma gentileza, e a moça responde «obrigada», qual deveria ser minha resposta. A melhor resposta seria «por nada»; nunca diga «de nada.» Atualmente, diz-se muito «obrigado(a) eu» que também é forma correta. A expressão «obrigado(a) você» é errônea. Por quê? Obrigado significa grato, agradecido. Ao dizer «obrigado você» estamos dizendo algo do tipo «você está agradecido» o que não faz sentido algum na situação referida.

Imaginemos o seguinte diálogo:
-Agradecido.
- Agradecido você.

Sem sentido. Agora imaginemos outro diálogo:

-Agradecido.
- Eu é que fico agradecido (agradecido eu).

Esta é a forma correta. Os mesmos exemplos valem para a palavra «obrigado».

Fonte:
Prof. Dr. Ozíris Borges Filho. http://www.movimentodasartes.com.br/

Nenhum comentário: