segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ziraldo (Ler é muito mais Importante que Estudar)


Para ele, em geral, um menino feliz vira um cara legal. Cartunista e criador do famoso personagem “o Menino Maluquinho”, o mineiro Ziraldo encerrou a programação de palestras da Expo-Literária de Sorocaba, no dia 1º de novembro, quando falou sobre o tema “Ler é mais importante que estudar”. Uma curiosidade sobre o autor é que ele conhece bem a região de Sorocaba, já que sua irmã viveu aqui durante 10 anos. Simpático e bom de papo (ele adora conversar), Ziraldo não hesita em afirmar “estudar é importante, mas ler é muito mais importante que estudar”.

O autor também fez uma análise sobre a literatura contemporânea. “O negócio é o seguinte: a gente tem uma quantidade de escritores atuando no Brasil no momento de altíssima qualidade. A gente só não tem o prestígio dos escritores espanhóis porque eles escrevem para 13 países que falam esse idioma. E a língua de Cervantes, para a história do mundo, é considerada mais importante que a de Camões, então a gente fica no segundo time”, afirma.

O país, para Ziraldo, tem craques fantásticos na área da literatura. “Machado de Assis, por exemplo, é um dos escritores mais respeitados do mundo. Qualquer escritor de qualidade conhece, cita e fala do Machado. O crítico americano Harold Bloom, por exemplo, que escreveu um livro sobre os escritores mais fundamentais da história da civilização, cita Machado, que é o primeiro grande escritor negro do mundo. Ele era um escritor espantoso, assim como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, e agora até o Paulo Coelho, que acaba de ser aclamado em Frankfurt como um dos maiores intelectuais vivos do mundo. Se a gente escrevesse em espanhol ou inglês já teria ganhado pelo menos uns três nobels de literatura”, acredita.

Conforme Ziraldo, nos outros países, o autor de livro para a criança não é considerado um escritor, com todas as letras. “No Brasil, o escritor para a criança conseguiu esse status, como Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Tatiana Belinky, então todos têm a responsabilidade e a condição de escritor”, considera.

Antonio Skármeta, autor chileno da obra que deu origem ao filme “O Carteiro e o Poeta”, conta Ziraldo, é de um país que tem dois prêmios Nobel de literatura (Pablo Neruda e Gabriela Mistral), e em uma conversa que teve com ele, perguntou qual livro infantil era conhecido no Chile. “E ele disse que não conhecia nenhum. Nos outros países há um certo preconceito contra a literatura infantil, e aqui a gente consegue uma respeitabilidade. A literatura infantil no Brasil é de muita qualidade. Esses escritores que citei aqui não têm a pressão do editor, então o escritor consegue escrever o livro sem ter de atender as leis do mercado”.

Questionado se é muito difícil escrever para criança, ele responde: “ou é fácil ou é impossível!”, brinca.

Para Ziraldo, a obra de Machado de Assis como um todo é contemporânea. “Todo grande escritor é sempre contemporâneo porque o ser humano não muda. A gente continua sofrendo pelas mesmas razões, matando pelas mesmas razões, suicidando-se pelas mesmas razões. Arranje um ser parecido com Bentinho, apaixonado por uma mulher como Capitu e coloque um Escobar para ficar com a mulher dele e veja se não vai se comportar como Machado reportou. Até matava o Escobar! De maneira que Machado está falando da alma humana. E o ser humano não muda, o coração do homem não muda. Por isso Machado é um craque, um gênio”.

Três obras de Ziraldo
- O Menino Maluquinho (Editora Melhoramentos)
- Uma Professora Muito Maluquinha (Editora Melhoramentos)
- Menina das Estrelas (Editora Melhoramentos)

Ziraldo indica

Autores de obras para crianças
- Ana Maria Machado
- Ruth Rocha
- Pedro Bandeira

Obras de Machado de Assis
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Dom Casmurro
- As publicadas com o pseudônimo Dr. Semana: “Para quem quiser conhecer um pouco mais da alma do escritor”

Fontes:
Reportagem de Daniela Jacinto para o Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno D, de 16 de novembro de 2008.
Douglas Lara.
http://www.sorocaba.com.br/acontece
Desenho =
http://www.ziraldo.com/

Nenhum comentário: