terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Miguel Perrone Cione (O Poeta)

Dadaismo (Hans Arp)
O poeta sempre foi, em todas as épocas, o criador e o mensageiro de uma das mais belas produções artísticas que a espiritualidade e os sentimentos humanos conseguiram idealizar.

Dono da inspiração e da arte, coloca em versos um mundo de emoções; por essa razão, a poesia, que é imortal, atravessa épocas e gerações.

De todas as composições poéticas, à que mais eu me afeiçôo é o soneto.

Com poucas palavras e mais sentimentos, agrada a todos. Não há poeta, mesmo durante o Pré-Modernismo ou no Modernismo, que não tenha sido ou não seja autor de sonetos.

Sonetos não se fabricam. Atrás de um soneto, sempre existe algo de intimista: uma felicidade que está fugindo, uma esperança que empalidece ou a dor de uma saudade.

Socialmente falando de forma global, o poeta sempre sonha com dias melhores e mais humanos.

Dentro do que podemos chamar de sonetismo, há sonetos que são verdadeiras jóias literárias, alguns dos quais nesta minha coluna já tenho mencionado com seus autores.

Vamos hoje focalizar o 4.? Príncipe dos Poetas Brasileiros, Guilherme de Almeida, pré-modernista e modernista, com seu soneto Essa que eu hei de amar:

Essa que eu hei de amar perdidamente um dia,
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a esta alma escura e fria.

E, quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela...
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz... — Tudo isso eu me dizia,

quando alguém me chamou. Olhei: um vulto louro,
e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro
do poente, me dizia adeus, como um sol triste...

E falou-me de longe: “Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!”.

Vejam só que sutileza na maneira de sofrer algo que o destino, talvez, tenha desviado do seu caminho...

Dizem que o poeta é um sonhador... – Sonha, Poeta!, que o mais belo da vida é sonhar...
==================
Fontes:
http://www.movimentodasartes.com.br/miguelcione/default.htm
Pintura = http://www.grupoescolar.com

Nenhum comentário: