sexta-feira, 13 de março de 2009

Antonio Augusto de Assis vence o Concurso de Trovas do Rotary Club







O I Concurso Nacional e Internacional de Trovas da revista Brasil Rotário, teve por temas: Rotary, Servir e Paz. Contando com o apoio da Academia Brasileira de Trovas e a União Brasileira de Trovadores, concorreram 608 trovas do Brasil e Portugal.

O trovador maringaense A. A. de Assis obteve o primeiro lugar com:
Rotary, amigo, é servir,
e é servindo que ele faz
o mundo inteiro se unir
no grande abraço da paz!

Além deste troféu, Assis será agraciado com o diploma e troféu de Menção honrosa, pelas trovas:

Ah, Rotary, que lição
de estratégia a que nos dás:
- em vez de comprar canhão,
servir construindo a paz!

O amor e a paz social,
que o servir expressa e encerra:
- eis o supremo ideal
de Rotary em toda a terra!

A solenidade de premiação será realizada dia 25 de março (4a. feira), ás 17 horas, no Auditório Paulo Viriato Corrêa da Costa, da Revista Brasil Rotário, a Av. Rio Branco, 125, 18o. andar (Rio de Janeiro/RJ).

Premiação: Do 1º ao 5º lugar, Categoria de Vencedores, Troféus e Diplomas.. As Menções Honrosas e Especiais, em número de 10 (dez) cada, receberão Diplomas. Todos os participantes do Concurso farão jus ao recebimento de exemplares do número da Revista Brasil Rotário em que serão publicadas as Trovas premiadas.
----------------------


Antonio Augusto de Assis, mais conhecido como A. A. de Assis, nasceu em São Fidélis-RJ, a 7 de abril de 1933. Foi para Maringá em 1955, retornou ao estado do Rio em 1959 e novamente transferiu residência para Maringá em 1963, permanecendo até hoje. Aposentou-se em 1997 como professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Desde a juventude tem-se dedicado à poesia. Em 1960, residiu em Nova Friburgo-RJ, berço da trova moderna no Brasil. Nesse período, conviveu com os mais importantes trovadores da época, tais como Aparício Fernandes, Delmar Barrão, Luiz Otávio, J.G. de Araújo Jorge e outros, daí surgindo seu entusiasmo pela quadra setissilábica. Assis é autor de vários livros e também da Missa em trovas, que tem sido celebrada em quase todo o país em festas de poesia.

Não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente a sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador são imortais” – Jorge Amado

Fontes:
- http://www.rotaryspaeroporto.org.br/boletins/ConcursoTrovas2008.doc
- Cooperativa Editora Brasil Rotário
- VICTOR, Agenir Leonardo. A Trova: O Canto do Povo. Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social das Faculdades Maringá, para habitlitação em Jornalismo. Maringá: Dezembro, 2003.
- Fotomontagem por José Feldman em cima de imagem de http://paparocadoce.weblog.com.pt/

Nenhum comentário: