domingo, 8 de março de 2009

Gilberto Fernando Tenor (assume dia 10 de março cadeira da Academia Sorocabana de Letras)

Gilberto Fernando Tenor, sorocabano, filho de Juracy Tenor e Thereza dos Santos Tenor. É formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Itapetininga.

É pesquisador histórico, interessado no resgate da memória das cidades do Estado de São Paulo, tendo destaque para Sorocaba e Avaré, aonde divulga dados sempre de fontes fiéis e documentais.

No campo filatélico, é associado ao Club Philatelico Sorocabano, desde 1983. Sendo presidente do mesmo, dos anos de 1993 a 1998, e 2001/2002. Nestes anos de associação, fez inúmeras exposições filatélicas em Sorocaba e em outras localidades, inclusive fora do Estado de São Paulo, sempre levando o nome do Club nesses lançamentos. Como referência, pode-se destacar o relançamento dos quatro volumes do “O Colleccionador de Sellos”, edição fac-similar, compreendendo os anos de 1896 a 1899, que foi considerado o maior lançamento filatélico dos últimos anos.

Atualmente exerce os cargos de Tesoureiro do Club Philatelico Sorocabano, Presidente do Clube Filatélico Avareense, Tesoureiro da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo, Conselheiro da Federação Brasileira de Filatelia, Conselheiro da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos, Secretário da Associação Paulista de Numismática e Representante no Estado de São Paulo do Clube Filatélico Maçônico do Brasil.

Durante os anos de 2000 a 2003, foi Membro da Comissão de Filatelia e Numismática da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e diretor da Sociedade Numismática Brasileira, durante 10 anos.

Recebeu as seguintes honrarias: Prêmio Parceiro da Cultura 97, pela Secretaria de Estado da Cultura; Medalha Cidade de Cerquilho 1999, pela Câmara Municipal de Cerquilho; Certificado de Reconhecimento Público, pela Câmara Municipal de Avaré, em 2000; Comenda do Mérito Legislativo “Maneco Dionísio”, pela Câmara Municipal de Avaré, em 2003 e Prêmio Associação Brasileira de Jornalista Filatélico 2004.

Fonte:
http://www.sorocaba.com.br

Nenhum comentário: