sábado, 14 de março de 2009

José Valdir Pereira (Ler É Viver, Sentir, Viajar, Conhecer, Sonhar...)



Ler é viver, sentir, viajar, conhecer, sonhar, questionar, encontrar respostas...Através da leitura as crianças trabalham a criatividade, a imaginação, reflexão, argumentação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O resultado disso são pessoas questionadoras, autoconfiantes e observadoras do mundo que os cerca.

A leitura, como qualquer arte, vai além da informação e a criança, para gostar de ler e crescer como um bom leitor, precisa ser estimulada, pois se entende que gostar de ler não é um dom, como ser artesão, pintor, poeta.
Gostar de ler é um processo de aquisição que acontece nas diferentes fases de desenvolvimento da criança e, sobretudo, pelos estímulos que recebe na sua interação com o adulto e com o meio em que vive.

Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto ledor, leitor. Da mesma forma, através da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Fonte:
http://acler.org/

Nenhum comentário: