sexta-feira, 13 de março de 2009

Trovadores Gaúchos e suas Trovas



Flávio Roberto Stefani
Em ternura plena e extrema,
nossos sonhos se cruzaram!
E a noite se fez poema...
e os versos também se amaram!...

Gislaine Canales
Quero cantar pelo espaço
e, nas estrelas, rever
todas as trovas que eu faço.
trova é prece em meu viver!

Delcy Canalles
Beber sorrisos de aurora,
sentir tristezas de ocaso,
é transformar nosso agora
na beleza de um parnaso!

Lisete Johnson Oliveira
Foi na ânsia de alcançar
um porvir doce e risonho,
que olvidei de alicerçar
as escadas do meu sonho!

Marlê Beatriz Araújo
As poças d’água da rua
brincam de espelho quebrado,
há, em cada poça, uma lua,
e um belo céu estrelado!

Marisa Vieira Olivaes
Quando o "minuano" assobia,
rasgando o espaço, imponente,
é um vendaval de poesia,
soprando na alma da gente!

Milton Sebastião Souza
Contigo sempre reparto
este amor que não termina:
é na penumbra do quarto
que o nosso amor se ilumina.

Doralice Gomes da Rosa
A frágil rosa em seu galho
depois que o vento passou,
desfolhou-se sobre o orvalho
que a madrugada deixou!

Cláudio Derli
Sopra, ó vento, as nuvens rasas,
pelo verde pampa em flor,
transportando em tuas asas,
meu sonho de trovador!

Gerson César Souza
Sou feliz por um segundo
quando o amor encurta espaços
e a fronteira do meu mundo
toma a forma dos teus braços!

Gisele Bueno Pinto
Se nada existir na vida,
se até o sonho fugir,
hei de encontrar-te, querida,
na hora de ressurgir!

Hugo Ramirez
Da vida o mais doce encanto
é recordar na velhice,
o maternal acalanto
dos dias da meninice.

Irene Canalles
Ah, se eu pudesse voltar,
aos tempos de antigamente!
Não teria em meu olhar
esta angústia tão presente!

Nilza Castro
Fiz um castelo de areia
naquela duna branquinha,
veio o vento e a maré cheia,
levaram tudo que eu tinha!

Beatriz Castro
Amarrei o meu destino
ao leme de uma ilusão,
e me tornei peregrino
dos mares da solidão.

Nelson Fachinelli
Felicidade, na vida,
quem sabe, mal comparando,
é como a chuva caída
que vai e acaba voltando.

Neoly de Oliveira Vargas
Se a vida me põe à prova,
não há nada que me oprima,
meu psicólogo é a trova
e o meu analista, a rima!

Severino Silveira de Sousa
Quando me paro cismando,
eu sinto, meio bisonho,
o vento do amor soprando
nas cordilheiras do sonho!

Wilma Mello Cavalheiro
Cometo qualquer loucura,
das convenções rompo os laços,
só para ter a ventura
de amanhecer nos teus braços!

Conrado da Rosa
Comparo o viver sozinho
e, que muita gente tem,
à tristeza de um caminho
onde não passa ninguém.

Dalvina Fagundes Ebling
Eu sempre te quis pra mim
mas nunca soube dizer,
que te amava tanto assim,
por isso vivo a sofrer!

Maria Dorneles
Neste mundo de violência,
tem a criança um porvir,
porque deus, pai da existência,
faz sempre a rosa se abrir!

Antônia Nery
Meu amor vive distante,
lá do outro lado do mar.
A saudade,a todo instante,
é que vem me visitar!

Arlete Sacramento
Chamam-me velho, nem ligo.
vejam só minha atitude:
olhando meus filhos, digo:
-alí vou com juventude.

Zeno Cardoso Nunes
Tens nos olhos a poesia
das noites enluaradas,
tens no sorriso a magia
e o frescor das madrugadas.

Sílvia Benedetti
Busquei a felicidade
por todo lugar que andei,
para dizer a verdade
só procurei, não achei!

Maria Pampin
Chegou num jeito sem jeito
de bombacha, bota e espora,
fez morada no meu peito
e nunca mais foi embora.

Maria Cardoso Zurlo
Pela fé, seguir o rumo
da paz que nos fortalece,
é simplesmente em resumo,
amor em forma de prece...

Rui Cardoso Nunes
Eu fiz da saudade a marca
de minha ilusão perdida,
e de meu verso uma tarca
para marcar minha vida.

Alice Cristina Velho Brandão
Quando a vida tiver fim
hei de sempre ser lembrado
pois deixo um pouco de mim
em cada órgão doado.

Amália Marie Gerda Bornheim
Cada gotinha de orvalho,
sorvida por uma flor,
revela, de galho em galho,
uma "promessa" de amor...

Antonio Nely Fardo
Precisamos entender
a vontade do senhor.
Quão imnportante é crescer,
em nosso mundo interior!

Éderson Juliano Savi Pauletti
Se o ódio promove a guerra,
se a esperança se desfaz,
que do amor que ainda há na terra,
brotem cascatas de paz!

Eloy de Oliveira Fardo
Um beijo roubado às pressas
e de forma singular
pode aguçar as promessas
e dar foto ao pé do altar...

Luiz Machado Stabile
Estes brinquedos guardados
reduzem qualquer distância,
pois são eles, empoeirados,
que eternizam minha infância.

Lydia Lauer
Quando não puder bater,
em teu peito o coração,
salva a vida de outro ser
na sublime doação.

Maria Helena Binelli Catan
Vôo nas asas do vento
por rumos desconhecidos
e, nesse voar, eu tento,
achar mil sonhos perdidos.

Zélia Maria de Nardi
Consola a dor na esperança
que à vida sempre conduz.
quem não teme, tudo alcança,
transformando a dor em luz.

Antonia Viana Machado
Saudade tem um jeitinho
que comove e faz sofrer.
chega sempre de mansinho,
não depende do querer.

Cássia Luísa Bolson
Tudo aquilo que foi dito
poderá ser reparado,
mas o que ficou escrito
não pode mais ser mudado.

Elisabete Beatriz de Lima Scholz
Amizade é como a rosa,
cultivada com ardor.
continuará mais formosa,
se regada com amor.

Ivani de Souza
Mãe é a grande fortaleza,
plena de amor e emoção!
A mais bela realeza
que te ampara na aflição!

Luiz Damo
Nas lembranças do passado
tantos sonhos eu gravei,
hoje, releio apressado
as mensagens que arquivei.

Anita Gonzáles
Se avelhice, queres, calma,
e prazer em tua lida,
a primavera põe n’alma
junto ao inverno da vida!

Ivan Soares Schettert
Na rocha em contínuas rondas,
a noite, o farol reluz,
ao refletir sobre as ondas
grandes pingentes de luz!

José Westphalen Correa
Ao sentir a alma perdida
na procura da esperança,
há momentos nessa vida
em que sonho ser criança!

Manoela Ajalla Paz
Na trajetória da vida
às vezes, fico tristonho,
depois encontro guarida,
porque sou filho de um sonho!

Sidarta da Rosa Soares
Quem nunca teve um amor
vive uma vida sem vida,
sem carícia, sem ardor,
como uma sombra perdida!

Zuleika Ribeiro Edler
Os netos são a esperança,
são momentos de alegria,
lembrando sempre a criança
que já fomos algum dia!

Antonio Vogel Spanemberg
Quanta família sofrida!...
Quanto jovem se destrói!
- As drogas, ceifando a vida,
é uma verdade que dói!

Eldo Ivo Klain
Se o infinito profundo
cabe inteiro no meu "eu",
bem menor é o vasto mundo
que o desejo de ser teu!

Israel Lopes
Teus olhos, linda gaúcha,
são flechas de poesia,
paixão real que me puxa
num breve toque-magia.

João de Souza Machado
Amigo é preciosidade
fazê-lo é grande ciência,
a beleza da amizade
é o novo sol da existência!

Lacy José Raymundi
A visão que me produz
um vaga -lume na altura,
me lembra um pingo de luz
brilhando na noite escura...

Marilene Bueno da Silveira
São teus beijos, a magia,
que me acalma e alimenta,
trazem luz, muita alegria
se uma nuvem atormenta.

Alexandre Amaral Trindade (12 anos)
Era uma cena tão linda,
cheia de plantas e flores,
e nessa beleza infinda
brilhava com muitas cores!

Alessandro Deickel Trindade (9 anos)
Mamãe é uma linda flor,
toda cheia de ternura,
ela me enche de amor,
com sua alma linda e pura!

Taciana Canales da Trindade
Um sorriso de criança
mostra um momento profundo
onde vigora a esperança
de ressurgir novo mundo!

Renata Canales
Eu gosto muito de flores,
rosa, branca, qualquer cor,
mas o tom dos meus amores
é rubro, que é cor do amor!

Átila Amaral Trindade
A minha alma renasceu
num renascer de emoção!
A alegria não morreu,
vive no meu coração!

Carmen Pio
Eu queria ser feliz,
Deus me deu sabedoria.
Era um simples aprendiz,
virei mestre da alegria.
----------

Nenhum comentário: