sexta-feira, 10 de julho de 2009

Autores Premiados nos Prêmios Sesc de Literatura



2008

O momento mágico

Trata do tema solidão, a partir da reflexão de um homem de 88 anos que deseja a morte, mas não é contemplado com ela. Ao analisar seu passado, o personagem fica ainda mais deprimido e procura então provar a si mesmo que ainda está vivo.

Márcio Ribeiro Leite

Médico e psicoteraupeta, o baiano Márcio Ribeiro Leite usou seus trabalhos clínicos e observação de idosos como inspiração para o romance O momento mágico, escrito em dois meses. Bastante ligado a família, o autor de 51 anos se declara um escritor intimista e garante que, após a premiação, vai se dedicar mais a carreira literária.

2008

Mentiras do Rio

Os contos mostram dois lados da vida na cidade do Rio de Janeiro: o cotidiano de um lugar bonito com pessoas interessantes, e a tensão da violência do mesmo dia a dia.

Sergio Leo de Almeida Pereira

Nascido no Rio de Janeiro, em 1963, Sergio Leo é jornalista desde 1983, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Escreveu Mentiras do Rio a partir de experiências pessoais e profissionais da época em que viveu no Rio de Janeiro. Atualmente, mora em Brasília e trabalha como repórter especial e colunista do Valor.

2007

Beijando Dentes

A coletânea de contos aborda como tema central a incomunicabilidade entre as pessoas. A partir de cenas e falas banais do cotidiano, o autor faz um exame das tensões nos relacionamentos humanos, por gênero ou geração.

Maurício Fiorito de Almeida

Maurício nasceu em Campinas, em 1982. Formou-se em Antropologia pela Unicamp. É co-autor das peças Transparências da carne e No meio da Noite.

2007

Zé, Mizé, Camarada André

A história trata da independência de Angola e das experiências de um jornalista brasileiro no país, narradas a partir da vivência do autor na África, entre 1978 e 1980.

Sergio Guimarães

Nascido em Santo Anastácio, São Paulo, em 1951, Sérgio Guimarães é representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Honduras, e vive entre São Paulo e Tegucigalpa, em Honduras. Professor por formação, deixou de lado a carreira acadêmica em 1978 para viver em Angola, trabalhando pela Unesco, de onde tirou experiência para escrever seu livro.

2006

Correio litorâneo

Apesar de abordarem os mais diferentes universos, os contos de Correio litorâneo estão amarrados em torno de notícias de jornal, o que lhes dá uma rara unidade temática. No caso, um jornal fictício, com o mesmo nome do livro.

Nereu Afonso da Silva

Nascido em 1970, em São Paulo, Nereu é formado em Filosofia pela USP. Foi um dos Doutores da Alegria (palhaços em hospitais).

2006

Casa entre Vértebras

Preso em sua habitação, um homem com a mente em redemoinho rumina cartas nunca escritas, esboça angustiado um labirinto de ideias e assombrações. Seus temas: solidão, infância, amor, memória, morte, loucura, religião.

Wesley Peres

Escritor e psicanalista, Wesley nasceu em Goiânia em 1975. Idealizador e colunista da Revista Ruído Branco. Participou da programação da Folia Literária do SESC Paraná em setembro de 2007.

2005

A secretária de Borges

A narrativa gira em torno das franjas de uma mudança drástica por parte dos personagens. Como no conto O divórcio, em que uma mulher sente em plenitude a potencialidade de sua nova situação. Outro conto em que a personagem feminina passa por uma arrepiante mudança de opinião – na verdade, quase uma mudança mais radical de postura – é o bem-humorado Tatuado no braço.

Lúcia Bettencourt

Lúcia lançou em 2008 seu segundo livro de contos Linha de sombra. Professora de português-literatura, Lúcia foi a primeira vencedora do Prêmio SESC na categoria contos.

2005

Hoje está um dia morto

Ficção que trata de um tema bastante comum na vida moderna: a falta de utopias da qual decorre a ausência de perspectivas existenciais. Os personagens Jean e Fabiana retratam de maneira muito autêntica a juventude brasileira, nas suas dúvidas, aspirações e conflitos.

André de Leones

Nascido em Goiânia, em 1980, André lançou em 2008 seu segundo livro, desta vez de contos, intitulado "Paz na Terra entre os monstros"

2004

As netas da Ema

Em uma narrativa que mistura sonhos, realidade, lembranças do passado e flashes do cotidiano, Eugenia Zerbini conta a história de uma mulher que, depois de ser assaltada na rua e ver a morte de perto, se põe a refletir, obsessivamente, sobre a vida que lhe foi devolvida.

Eugenia Zerbini

Nascida em São Paulo, Eugenia contribui para o site Digestivo Cultural e mantém o blog As nestas da Em@. Escreve atualmente a biografia romanceada da imperatriz Teresa Cristina, mulher de Pedro II.

2003

Santo Reis da Luz Divina

O romance é um painel épico que alia romance histórico e saga familiar. A trama começa no Rio de Janeiro ao tempo da Guerra do Paraguai e termina nos anos 90, no Paraná. Nessa trajetória entrecruzam-se famílias que vão formar o grande encontro das migrações, no sul do país.

Marco Aurélio Cremasco

Paranaense, Cremasco vive em Campinas, São Paulo, e é professor de Engenharia Química da Unicamp. Seu romance foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2005. Em 2007 lançou o livro de contos Histórias prováveis, pela Editora Record

Fonte:
http://www.sesc.com.br/premiosesc/

Nenhum comentário: