segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Silvia Araujo Motta (A Poetisa e a Poesia)


ENVELHECI SEM NOTAR (POEMA 1582)

Vejo nas folhas que caem
que o inverno vai chegar,
Nas estrelas que se apagam,
meu tempo de descansar.
Relógio?Desnecessário.
Valorizo minha hora,
no segundo extraordinário,
vivo pensando no “agora”.
Meio século de vida
e os sete cumpro a somar...
na música, amor, poesia,
Trago a missão bem cumprida
com metas, planos de um dia...
Nos sonhos e fantasias,
um trabalho útil, honroso
de incontáveis alegrias,
fez-me o mundo prazeroso.
Valores transcendentais
aos minutos cultivados
a buscar cada vez mais
espíritos elevados...
Ficarei “sex”? Pois sim!
Com perfeita lucidez?
SEXagenária? Ah! Sim...
Daqui a pouco é minha vez!
SEXOxigenada nos cabelos...
Mais adolescente, talvez...
A história de cada saudade
dos momentos e pessoas...
Olhos miúdos!!!!!Verdade!
Muito para recordar!
Tantos fatos! Coisas boas!
Na infância e maturidade!
Meus quinze ou vinte anos!
Milagres! Maturidade!
Recebi e dei nos carinhos,
amor, atenção, compreensão!
Trabalhei com inteligência,
para gostar do que fazia!
Filhos amados!...Meus amores!
Até netos... quem diria!
Lutei pra ter paciência!
Enfrentei tantos problemas!
Alguns conseguir vencer
pela Fé que me carrega.
Meu espelho interior
Diz-me até...que já cresci!
Da gravidez... na balança,
faço o parto da alegria...
Agradeço todo dia
a Deus, pelo meu talento,
pelo amor, pela alegria
e pelo conhecimento.
O sol nasce acima das nuvens
e a lua inteira brilha no lago
porque alta vive, a cada dia!
Envelheci e não vi...por isso,
começaria tudo outra vez.
––––––––––––––––––––-
CLAVE DE FÁ E CLAVE DE SOL – PARTITURA DO AMOR
Poema modernista

Chove lágrimas
Clave de FÁ


Família
Fala
Falecimento

Morte na Cruz
Cruzada
Cruzeiro
Vida renascida

SOL
Sinal
Conduz
Luz

Partida
Traz dor,
Eternidade,
Partitura de Amor.

Vida-Chave
Clave de SOL.
––––––––––––––––––
QUEM É O POETA?
Homenagem modernista

Quem é o POETA? Timoneiro
do barco da PAZ a navegar...
Aquele que dá a vida primeiro
ao texto que irá fascinar ao leitor.

Quem é o POETA? Sinaleiro
do Senhor Deus do Universo...
Aquele que toca o Sino primeiro
para inspirar seu novo verso.

Quem é o POETA? Conquistador
que se lembra do dia de São Valentim;
que é capaz de por o amor numa flor...
de despertar sonhos em lençóis de cetim.

Quem é o POETA? Escritor de mensagens
Virtuais que alegram os destinatários;
que presta honrosas homenagens
com pensamentos extraordinários!
–––––––––––––––-

A RUA CURITIBA CHOROU COM A CHUVA
Poema de versos brancos

Fui testemunha dos sofrimentos...
da Rua Curitiba de Belo Horizonte,
logo que os pensamentos
passaram pela verdadeira fonte
de informação de dois Diretores.

A notícia desapontada,
na Secretaria,foi confirmada
pelos funcionários atuais,
sobre as mudanças parciais,
na localização do CCLB.

As nuvens fizeram uma reunião,
convocaram fortes nimbos
e exigiram chuva imediata!
Eu vi a enxurrada que não
permitia nenhuma “estiada.”

Ninguém conseguia atravessar
na rua, vendaval de paixões!
Tempo de sinalizações?
Até a sombrinha revoltada
quis sua barbatana virar.

No colo, uma criança chorava,
enquanto sua mãe comentava:
-Que pena! Aquilo era uma beleza!
Nos Salões lotados, eu dançava
nos Bailes da Colônia Portuguesa!

Namorei e até casei com meu par!
Se pudesse, o meu relógio voltar...
Vou comentar com meu marido!
Fomos felizes naquele tempo vivido!
Hoje, começaria tudo outra vez!

A natureza e a chuva fazem ver
que a enxurrada leva tudo:
cartões, papéis importantes,
retratos raros, no espaço mudo,
o lixo e o pó dos pés indiferentes.

Só não leva as tantas emoções
que chovem em tantos corações!
Triste lembrança encena e encerra,
nas lágrimas caídas da chuva
que a pura realidade descerra.
=============
BALLET DA LUA E DAS NUVENS
Agradecimentos à Darcy

Não precisei reservar o ingresso
para o espetáculo da natureza!
Aproveitei meu regresso à Savassi
e fui lanchar na varanda, à mesa,
com Darcy, pronta para aplaudir
e brindar comigo, com certeza.

A lua cheia brilhante apareceu
fez a apresentação principal do ballet,
no universo infinito que ofereceu
o palco para as nuvens bailarinas...
De repente, a nuvem escura escondeu
o brilho total da lua em surdina...

Refletimos sobre a triste vida vazia
sem a luz da verdadeira amizade;
na velhice que nos chega a cada dia
e que nos traz a eterna saudade;
na infância e na nossa adolescência
tão longe de nossa realidade...
-
Neste show natural...Quanta sabedoria!
Com as nuvens dançantes passageiras
passam nossas tristezas e alegrias...
Se hoje estamos, com saúde e inteiras,
amanhã, quem sabe, em outros dias,
com dores, rumo às luzes sementeiras.
----

Nenhum comentário: