sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VII Concurso Nacional e Internacional de Trovas de Guaxupé/ MG - 2009



(classificações em ordem alfabética de autores)

ÂMBITO NACIONAL

TEMA = "INSENSATEZ"

TROVAS VENCEDORAS

A insensatez mostra a todos
aos que de amor ouvem juras
que há muitas tramas e engodos
por detrás das aventuras!
HÉRON PATRÍCIO - SP

Na insensatez da paixão
que me pega, e não tem cura,
deixo de lado a razão
e dou razão á loucura!
MARINA BRUNA - SP

Quando a verdade se alinha
a humanidade se alegra,
a insensatez se amesquinha,
ser feliz passa a ser regra.
MIGUEL RUSSOWSKY - Joaçaba / SC

Insensatez... Causa? Efeito?
Sentimento ou atitude?
Para quem pensa, é defeito;
para quem sonha, é virtude!
RENATA PACCOLA - SP

MENÇÕES HONROSAS

Insensatez de verdade
que a distância tenta impor
é nos matar de saudade
quando se vive de amor!
ARLINDO TADEU HAGEN - Juiz de Fora/MG

Na insensatez que atordoa,
quantas loucuras se apronta,
mas a vida não perdoa,
cedo ou tarde, manda a conta!
CAMPOS SALES - SP

Pobres racistas, insanos,
é a insensatez que os impele
a julgar seres humanos
a partir da cor da pele!...
DARLY O. BARROS - SP

Insensatez?!... Não! As horas,
no limiar do sol-pôr,
eu eternizo em auroras
nos braços do meu amor.
RELVA DO EGIPTO R. SILVEIRA - Belo Horizonte/MG

Se a insensatez determina
o valor que o homem tem,
não lhe basta a luz Divina,
ele quer ser Deus também...
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ - Curitiba/PR

MENÇÕES ESPECIAIS

Pela insensatez da idade
e pelo que o amor requer,
choro, às vezes, de saudade
fingindo outra dor qualquer!
ADEMAR MACEDO - Natal/RN

Num sonho que vou vivendo
a cada noite pressaga,
cada estrela que eu acendo
tua insensatez apaga...
GILVAN CARNEIRO DA SILVA - São Gonçalo/ RJ

Ante os problemas da vida,
desistir é insensatez.
Fracassou? Retorne à lida.
Insista! Tente outra vez!
JOÃO COSTA - Saquarema/ RJ

Foste embora e a dor avança
na insensatez que me invade:
eu te espero na esperança,
mas só voltas na saudade!...
MARILÚCIA REZENDE - SP

A insensatez tem dois lados
quando a paixão toma cor:
Num os beijos são pecados,
noutro, são provas de amor.
MIGUEL RUSSOWSKY – Joaçaba/SC
-----------------------------------

CONCURSO INTERSEDES MINAS GERAIS
(âmbito estadual)

TROVA VENCEDORA

Arrancada na euforia,
amanhece, sem requinte,
a camisola do dia
no chão do dia seguinte!
ARLINDO TADEU HAGEN

MENÇÕES HONROSAS (ordem alfabética)

Em harmonia perfeita,
jogados ao pé da cama,
tua camisola aceita
o abraço do meu pijama!
ARLINDO TADEU HAGEN

A paixão se descontrola
e a saudade em mim se inflama,
quando encontro a camisola
sem ela... na minha cama!
EDUARDO A. O. TOLEDO - Pouso Alegre

No baú, deixei guardada
a camisola tecida
para uma noite sonhada,
mas... que nunca foi vivida.
THEREZA COSTA VAL - Belo Horizonte

MENÇÕES ESPECIAIS (ordem alfabética)

A camisola de fita
no varal me consternou:
agora só o vento agita
o que o desejo agitou!
ARLINDO TADEU HAGEN

Casaste. Triste eu sofria,
pois vestiste, bem contente,
a camisola macia
que eu te dera de presente!
LUIZ CARLOS ABRITTA - Belo Horizonte

Valeu a espera tardia
o amor se encaixa, perfeito...
E a camisola macia
descansa aos pés do meu leito...
MARIA DE FÁTIMA SOARES OLIVEIRA - Juiz de Fora
----
Fonte:
José Ouverney.
Fotomontagem = José Feldman

Nenhum comentário: