sábado, 26 de setembro de 2009

Cascavel implantará “Arca das Letras”



Programa será implantado pelo município paranaense para incentivar a leitura entre moradores do campo.

Parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Cultura de Cascavel, município da região oeste do Paraná, prevê a criação de espaços de leitura e de circulação de livros entre as populações rurais da cidade, por meio do programa “Arca das Letras”, mantido pelo Governo Federal.

Para isso, agentes da administração da cidade farão um levantamento com as comunidades rurais, produzindo um relatório com os indicadores e aspectos educacionais, econômicos e culturais, para identificar o melhor modelo de biblioteca aplicável a cada vila.

O MDA irá avaliar cada relatório encaminhado, selecionando 200 livros para compor a biblioteca, que será organizada num móvel de madeira, designado de “Arca” pelo programa e mantida no espaço apontado pela comunidade. Cada comunidade irá indicar dois agentes de leitura voluntários para auxiliar na melhor utilização dos livros. Os agentes serão treinados por profissionais do ministério, para controlar empréstimos, fazer campanhas para ampliar o acervo, organizar eventos culturais e estimular a leitura como fonte de conhecimento, lazer, entretenimento e informação.

O subprefeito do distrito de Espigão Azul, Valdir José Taglieber, conta que no meio rural a cultura da leitura não é muito difundida. Segundo ele, os únicos livros disponíveis na comunidade são os de literatura infantil da escola primária do distrito. “Esse projeto vai facilitar muito a vida dos estudantes do ensino médio. Hoje eles precisam ir até a cidade para emprestar um livro. Com a Arca das Letras, essa realidade muda, e eles poderão encontrar em nossa comunidade a leitura que necessitam”, comenta.

Fonte:
Andréa Motta. http://simultaneidades.blogspot.com

Nenhum comentário: