domingo, 13 de setembro de 2009

Estante Virtual nas Bienais do Livro


Estante Virtual na Bienal do Livro de Curitiba

Do dia 27 de agosto ao dia 4 de setembro Curitiba sediou a sua primeira Bienal do Livro. E a Estante Virtual esteve lá, representada por seis dos mais de 50 livreiros curitibanos já conectados ao site. Foi a primeira presença física do portal nos eventos do setor!

O stand contou com quatro sebos e dois livreiros virtuais. Foram eles a Tomorrow Brasil, Livraria Fênix, Livro e Cia, Acervo Almon, Sebo Releituras e Espaço Alternativo. Cada um colocou à venda uma amostra dos seus livros, que também estavam cadastrados no portal. Além disso, o stand contou com 6 computadores para que os visitantes da bienal pudessem acessar o site e fazer seus pedidos dali mesmo, fazendo jus ao anúncio que colocamos na entrada do stand: "Bem vindo! Nosso stand tem 20 milhões de livros!"

Segundo os livreiros participantes, os visitantes que não conheciam o portal adoraram a novidade de ter um país inteiro de sebos ao alcance do mouse. E os que já conheciam, mostraram grande satisfação em saber que a Estante também estava presente fisicamente no evento, transcendendo o mundo virtual.

Estante Virtual na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Às vésperas do aniversário de 4 anos (20 de outubro próximo) presença da Estante Virtual no stand R20 do Pavilhão Verde.

Tente imaginar: uma estante gigante, com 4 metros de altura por 5 metros de largura, que irá abrigar livros vindos de sebos de todo o Brasil. Inclusive neste momento, há algumas centenas de livros nos céus, rumando de diversas partes do país para o Rio. E claro, além dos livros, voarão também os livreiros. Em cada um dos dias da Bienal, no stand, livreiros de diferentes partes do Brasil, que estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre livros, pedir sugestões de leitura, enfim, uma verdadeira consultoria literária.

E não é só. Oferecerem um serviço totalmente inédito nas Bienais: a troca de livros. Como funciona? Leve para a Bienal um livro que você já leu e troque no stand por qualquer livro da estante gigante. E ao final do evento, os livros que estiverem no stand serão doados para estimular a leitura em alguma instituição ou comunidade que os próprios visitantes do stand vão indicar.

Já aqueles que, mesmo com tanta coisa "ao vivo", quiserem acessar a estante virtual, haverá um pool de computadores para buscas de outros milhões de livros que permaneceram em solo, nas outras 254 cidades onde há livreiros conectados ao portal.

E se você estiver muito cansado - afinal a Bienal é muito grande - , há também alguns sofás para sentar e relaxar, enquanto lê algum livro que poderá literalmente puxar da estante na hora (com a mão mesmo!). No sofá, terá a companhia de uma grande personalidade da literatura brasileira.

XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Data: 10 a 20 de setembro de 2009

Local: Riocentro

Avenida Salvador Allende, nº 6.555 - Barra da Tijuca

nosso stand R20, Pavilhão Verde

Ingressos a R$ 12 inteira e R$ 6 meia

Fonte:
Newsletter Estante Virtual. Edição Nº 25 - 09 de setembro de 2009. Colaboração de André Garcia, diretor e criador da Estante Virtual, que está no site http://www.estantevirtual.com.br/

Nenhum comentário: