segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Homenagem ao poeta Castro Alves na Faculdade de Direito da USP



Mais de 700 exemplares do livro que poderá viabilizar uma homenagem ao poeta Castro Alves foram vendidos. A obra levantará fundos para a construção de uma herma (coluna de mármore com o busto do poeta) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A pré-venda foi prorrogada até a próxima sexta-feira (4/9). A obra trará em livro a conferência sobre Castro Alves proferida por Euclides da Cunha, em 1907, no Centro Acadêmico do Largo São Francisco. O projeto foi idealizado pelo historiador Cassio Schubsky.

Sabendo da importância da homenagem a um dos poetas mais importantes da literatura brasileira, personalidades de variadas atuações no âmbito nacional estão contribuindo com a compra do livro. O ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Celso Lafer, foi uma delas.

Para ele, é a oportunidade de continuar algo que começou cem anos atrás. “Nesse sentido, nossa Associação de Antigos Alunos é muita ativa em manter a memória da Faculdade de Direito sempre em evidência, reverenciando aqueles que são os grandes poetas do nosso país”. Parafraseando uma passagem de um livro do escritor Alberto da Costa e Silva, Lafer diz que “Castro Alves foi o grande pop star literário do Brasil de sua época”. O ex-ministro afirmou que alguém com desenvoltura social como o poeta abolicionista merece tantas honras quanto puderem ser feitas.

Lafer finalizou reafirmando a importância do respeito a grandes poetas e a lembrança de acontecimentos históricos ao mesmo tempo. “Você engloba Euclides da Cunha e o centenário de sua morte, o poeta Castro Alves e um uma grande conferência que aconteceu em 1907, com o empenho de homenagear três grandes poetas”. Lafer refere-se aos poetas Álvares de Azevedo, que já teve um busto construído em sua homenagem; Castro Alves; e Fagundes Varela, que também será homenageado com a uma herma na Faculdade de Direito. “Sem dúvida nenhuma, esses três poetas são figuras que moldaram a literatura brasileira”, completou.

Além de Celso Lafer, aderiram ao projeto personalidades como a escritora Lygia Fagundes Telles, o advogado e ex-ministro do Trabalho, Almino Affonso, e o historiador José Murilo de Carvalho, dentre outros.

A obra nasce de uma parceria entre a Editora Lettera.doc e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito e será lançada em 28 de setembro, mas está em fase de pré-venda até sexta-feira (4/9). Todos que comprarem antecipadamente a obra terão o nome publicado no próprio livro, mostrando o apoio ao projeto. O lançamento do livro comemorará também o centenário de morte de Euclides da Cunha, completados em 15 de agosto.

A publicação editada pela Lettera.doc terá ainda textos dos dois poetas, cronologias, cartas e curiosidades históricas que permearam o evento de 1907, com texto mais acessível se comparado as demais obras de Euclides da Cunha.

Hermas
Em 1907, a diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, lançou uma campanha para a construção das hermas de três grandes poetas românticos brasileiros: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varela. No mesmo ano, o escritor Euclides da Cunha foi convidado pelos alunos para fazer uma exposição sobre Castro Alves e com a oportunidade de falar sobre o colega, ele decidiu transformar o evento em um esforço para a construção da herma. Ingressos foram cobrados para a conferência, mas o dinheiro não foi suficiente. Até hoje, apenas o busto de Álvares de Avezedo foi feito.

Em 2007, ao comemorar o centenário do evento, o historiador Cassio Schubsky teve a ideia de publicar a conferência proferida por Euclides da Cunha. “Toda a imprensa dedicou espaço e tempo à visita do escritor que era ilustre na época”, conta, revelando a importância do acontecimento na cidade de São Paulo. A conferência aconteceu cinco anos depois da publicação do clássico Os Sertões.

Fontes:
Artigo de Flávio Rodrigues in Consultor Jurídico. http://www.conjur.com.br
Douglas Lara. http://www.sorocaba.com.br/acontece

Nenhum comentário: