sábado, 5 de setembro de 2009

Vidal Idony Stockler (1924)



Vidal Idony Stockler nasceu em Castro/PR em 29.09.1924, filho de Maria Cezarina Martins de Oliveira e Trajano Stockler. Casado com a artista plástica Lígia Virmond Stockler, com quem tem três filhas: Maria Antonieta, Maria Cristina e Lígia Maria

Fez seus estudos primários em escola pública na Vila Rio Branco e no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado. Ele é graduado em Medicina Veterinária, na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, e fez os cursos de formação de Oficial Veterinário do Exército, na Escola de Veterinária do Exército e de Inspeção de Alimentos e Bromatologia, ambos no Rio de Janeiro. Além disso, é bacharel em Administração de Empresa pela Faculdade Católica do Paraná.

No Exército destacou-se como responsável técnico na criação de cavalos de raça na Coudelaria de Tindiquera/PR, e como Chefe do Laboratório Bromatológico do Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª RM em Curitiba/PR.

No meio civil, foi Assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná; Diretor do Departamento da Produção Animal mesma Secretaria; Diretor Administrativo e Financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina, Executor do acordo de Classificação de Produtos Agropecuários (hoje Claspar); Conselheiro da Fundação Educacional do Paraná – Fundepar; Diretor Administrativo e Financeiro da Rádio e Televisão Iguaçu – canal 4 e da Rádio Guairacá; Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba.

Entidades Culturais:
Centro de Letras do Paraná:
Instituto Histórico e Geográfico do Paraná;
Academia de Cultura de Curitiba;
Academia Paranaense da Poesia, onde ocupa a cadeira n. 18;
União Brasileira dos Trovadores – Seções de Curitiba/PR e de Pouso Alegre/MG e
Soberana Ordem do Sapo.
Laureado pelo Rotary Club de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação do livro CAMINHADAS...
Títulos de mérito “Fernando Amaro” primeiro poeta do Paraná e de “Castrense que Brilha”, concedidos pelas Câmaras Municipais de Curitiba e de Castro, respectivamente.

Outras obras do autor:
1. Caminhada
2. Instantes
3. Momentos
4. Trovas
5. Fagulhas
6. Memórias
7. Palavras

Fontes:
http://www.jurua.com.br
http://www.camaracastro.pr.gov.br/

Nenhum comentário: