sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alba Pires Ferreira (1933)



Alba Pires Ferreira nasceu em Porto Alegre/RS, em 15 de novembro de 1933.

Graduada em História, Organização Social e Política do Brasil, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, de Porto Alegre/RS.

Atuou no Magistério Público Estadual, por muitos anos, na sala de aula.

Em 1968, participou do Curso de Orçamento Programa – Para Chefias da Educação e Cultura e, em 1974, do Curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG.

De l973 a 1982, presidiu o Centro Cívico “Presidente Kennedy” em Cachoeirinha/RS.

De 1982 a l985, exerceu a função de Delegada Adjunta da 28ª Delegacia de Educação e Cultura.

De 1985 a 1987, foi Oficial de Gabinete da Secretaria da Educação e Cultura.

De 1986 a l996, atuou como Coordenadora da Biblioteca, da Secretaria e da Merenda Escolar da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca.

– É escritora e poetisa;
– Presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves - AACELCA, de Porto Alegre/RS, ocupando a Cadeira 05, de Roque Callage;
– Academia Literária Gaúcha - ALGA, de Porto Alegre/RS, Membro Correspondente da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, do Rio de Janeiro/RJ;
– Sócia Fundadora e Vice-Presidente da Associação Artística e Literária A Palavra do Século XXI - ALPAS XXI, de Cruz Alta/RS;
– Integrante do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Latino Americano – CAPOLAT e da Sociedade Partenon Literário, de Porto Alegre/RS.

Há muitos anos coordena a Equipe de Jurados da ALPAS XXI e foi Jurada dos Açorianos de Literatura, assim como de inúmeros Concursos literários promovidos pela CAPORI.

Participa de várias Antologias e Coletâneas Literárias Nacionais e Internacionais.

Em 1997, participou do livro “Contos Primeiros”, fruto da Oficina Literária de Criação, promovida pelo Centro de Letras da PUC/RS e ministrada pelo Professor e Escritor Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil.

Em 2000, lançou o seu primeiro livro de poesia “Sonata”, pela Editora Alcance, de Porto Alegre/RS e,

Em 2002, “Alba Pires Ferreira e Amigos”, pela Editora Borck, de São Luiz de Gonzaga/RS (Primeira Edição Esgotada). Neste ano, foi a Escritora Homenageada, pela ALPAS XXI, na Coletânea Entrelinhas.

Alba, ao longo de sua trajetória literária, conquistou inúmeros prêmios e participou de mais de cinqüenta Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais. Dentre eles,
– Medalha “STELLA BRASILIENSE”, pelos relevantes serviços prestados à Cultura do País, outorgada pela revista Brasília, do Rio de Janeiro/RJ;
– Troféu “Quarto Prêmio Missões Nacional”, com a Poesia Visual “ANOTA AS NOTAS”, em 1999, Roque Gonzales/RS.

Também se destacou como ativista cultural singular. Nas suas produções, usa palavras que possuem grande poder de sugestão, incitando o seu leitor a buscar, nas entrelinhas, a sua mensagem, tornando seus poemas, emocionais e ardentes, como se o próprio coração fosse diluído em seus versos; dando ênfase à valorização das sensações, das imagens, do indefinível e à evocação de sentimentos e emoções.

Já na prosa, às vezes, expressa uma atitude reflexiva e melancólica sobre temas de caráter social, revalorizando o dia-a-dia e o mundo interior do ser humano. Alba é a expressão da subjetividade, da harmonia e do amor universal. Tanto na prosa quanto na poesia demonstra interesse pelas coisas simples da vida e revela alteridade, amizade e solidariedade. Engajamento social, mistura de tendências estéticas e experimentalismo formal são alguns dos traços que marcam a sua produção.

Rozelia Scheifler Rasia, no prefácio da Coletânea “Entrelinhas” diz: “- Alba conhece o mundo e o mundo a conhece, pois abre-se para o novo, sem esquecer os valores já consagrados. Suas palavras refletem uma personalidade que ignora a neutralidade e assume a postura de quem defende as concepções em que acredita, de quem defende amigos, mesmo contra tudo e contra todos.”

Fonte:
http://www.artistasgauchos.com.br/

Nenhum comentário: