sábado, 31 de outubro de 2009

Sônia Cano (O pôr do sol)



Faz mais ou menos dois anos que estou morando num apartamento. A vida nos obriga a tantas reviravoltas, que acabamos nos acostumando a tudo.

A princípio, pensei que não me acostumaria fechada em quatro paredes, 'engaiolada', como disse um dia meu marido. Mas, aqui estamos e, para bem da verdade, acabei adorando nosso pequeno cantinho.

Já escrevi sobre minha casa. Grande, corredor largo, sala enorme, quartos imensos... Pra quê?
Só para juntar velharias, acumular 'coisas' sem nenhuma importância, talvez para ocupar espaços que estão sobrando.

Quando vejo os cristais, ainda intactos, perfeitos, e que foram presentes de casamento de meus avós, (ainda os conservo com carinho), penso que, na realidade, não deveriam importar para mim. Afinal, meus avós é que importavam. Sua presença amiga, seus conselhos, que na ocasião, via com desdém, seu sorriso, sua sabedoria, seu amor imenso e profundo como o mar. Os cristais, ora os cristais! Na sua fragilidade, permaneceram. As pessoas, não. Que ironia! Foram-se, como nuvens que passam. Deixaram, no entanto, uma mensagem forte, que não se diluiu com a ausência, nem se perdeu com o passar dos anos. E uma doce, suave e enorme saudade.
Mas... voltando ao apartamento, outro dia, descobri uma coisa maravilhosa. Estava eu preocupada com uma reunião importante que aconteceria naquele dia quando, ao olhar pela janela da cozinha (eram umas seis horas da manhã), vi o espetáculo maravilhoso do amanhecer.

Momento inesquecível!

O sol, ainda menino, deixava-se descobrir no horizonte, tímido, róseo, para alguns minutos, após, aparecer redondo, belo, imponente e dourado como um rei, anunciando que o dia chegava, claro e belo, tal qual a esperança e a certeza de que tudo estaria bem e que Deus, em seu imenso AMOR, me respondia a questões e esclarecia as dúvidas.

Lembrei-me, então, que todas as tardes; quando o céu está limpo, se quiser sentar-me em minha cadeira de balanço diante da janela da sala, tenho o espetáculo maravilhoso do entardecer ao meu dispor.

O sol se põe para mim, extasiando-me com a beleza desses momentos que são quase eternos. Saint Éxupery, através de seu Pequeno Príncipe, nos diz: 'Assim eu comecei a compreender, pouco a pouco, meu pequeno principezinho, a tua vidinha melancólica. Muito tempo não tivesse outra distração que a doçura do pôr-do-sol. Aprendi esse novo detalhe quando me disseste, na manhã do quarto dia:

- Gosto muito de pôr-do-sol. Vamos ver um...
- Mas é preciso esperar...
- Esperar o quê?
- Esperar que o sol se ponha.

Tu fizeste um ar de surpresa e, logo depois, riste de ti mesmo. Disseste-me:

- Eu imagino sempre estar em casa!
... no teu pequeno planeta, bastava apenas recuar um pouco a cadeira. E contemplavas o crepúsculo todas as vezes que desejavas...
- Um dia, eu vi o sol se pôr quarenta e três vezes!

E um pouco mais tarde acrescentasse:

- Quando a gente está triste demais, gosta do pôr de sol...
- Estavas tão triste assim no dia dos quarenta e três?'

Pois é. De repente, descubro que posso assistir num mesmo dia à alvorada e ao pôr de sol. Descobri, também, que o apartamento, se eu quiser, pode se transformar em meu pequeno mundo, como o planeta do Pequeno Príncipe.

Afinal, considero-me privilegiada. Deus não me deixa nunca sem respostas. Está sempre a me tratar com carinho de Pai. E suas respostas estão aqui. Ao meu lado para que O sinta bem pertinho de mim.

Mesmo nesta época de tantas controvérsias, de tão avançada tecnologia e tanto progresso, em que a humanidade se vê esmagada por incompreensões, lutas de classes, violências desnecessárias, seqüestros, ganâncias desmedidas, apego ao dinheiro e ao poder, sufocada por suspeitas e ameaças de 'vazamentos de substâncias químicas', ainda não se pode parar para assistir a um espetáculo grandioso e gratuito como a aurora e o crepúsculo

Fontes:
Douglas Lara. http://www.sorocaba.com.br/acontece
Imagem = http://www.melhorpapeldeparede.com

Um comentário:

Unknown disse...

hylishQuerida Sonia Cano,

Obrigada por esta maravilhosa mensagem ref ao "Por do Sol" e sua mudanca da casa grande para o pequeno apt.

Compartilho com voce essa realidade, principalmente depois que minha querida mae partiu para otra dimensao, hoje faz onze anos, entao vejo que realmente o que a materia que tem valor nao permanece.

Eu tbem sai de uma casa GRANDE, para um pequeno apt, nao vejo o nascer do sol, mas vejo o nascer da lua,da janela da minha cosinha, tambem e muito linda, me faz sintir mais perto de muitos da minha querida familia que ja partiram p/outra dimensao e outros que deixei ai em minha querida Sorocaba.

Obrigada Sonia, por sua linda mensagem a qual vou considerar meu presente de aniversario, pois nasci em uma tarde chuvosa do dia 31 de outubro, ha muitos anos atraz. ;)

Sim te agradeco uma vez mais, pois sou daquelas pessoas nao joga nada fora, e' um horror...mas hoje vou encher me de forcas e fazer uma grande limpeza nas gavetas e nas caixas de guardados e velharias, botar fora a maioria pois com certeza ha' muita coisa que ja' nao e' mais vital e muito menos necessario.

Congratulacoes Sonia, por voce saber expressar tao bem suas ideias a ponto de incentivar outros a ver, sentir e mudar aquilo que nao esta' bem.

Gente como voce deveria escrever um livro, muitos se beneficiariam com ele e voce seria tornaria imortal e bem lembrada como aqueles que nos deixaram escrito suas verdadeiras riquezas, ideias, sabedorias, espiritualidade, etc. Pense nisso, muitos comprariam seu livro. :)

Um beijo grannnnnde no seu coracao Sonia, gostei muito do que voce escreveu, muito obrigada.

Sinceramente,
Jan Faria Lynn

03/12/2009