quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lisboa distribuirá livros nos ônibus para incentivar leitura



A primeira leitura será distribuída no próximo dia 19 e se trata de um capítulo do livro Querido Gabriel, uma carta de um pai a um filho que sofre de autismo, do escritor norueguês Halfdan Freihow.

A empresa pública de transporte de Lisboa Carris e a editora Objetiva lançaram uma iniciativa para distribuir capítulos de livros nos ônibus da capital portuguesa com o objetivo de aumentar o número de leitores.

A primeira leitura será distribuída no próximo dia 19 e se trata de um capítulo do livro Querido Gabriel, uma carta de um pai a um filho que sofre de autismo, do escritor norueguês Halfdan Freihow. O livreto terá 16 páginas e será produzido em formato de bolso (10x15cm), informa a BBC Brasil.

Segundo Alexandre Vasconcelos e Sá, da Objetiva, serão distribuídos 25 mil livros com capítulos ou trechos de livros que a editora está lançando.

Ele explica que o livreto distribuído no transporte público funciona como um “aperitivo”, impulsionando o leitor e usuário do transporte a comprar o livro.

O objetivo, segundo Alexandre, é aumentar o número de leitores em Portugal. Atualmente, Portugal é o país com menor número de leitores da União Europeia. Ele disse que, de acordo com as estatísticas, 54% dos portugueses não leem livros.

A empresa de transportes portuguesa tem 750 ônibus e 55 bondes que transportam diariamente 600 mil passageiros.

A editora investirá de 3 mil euros (R$7,7 mil) para cada livro e a empresa Carris ficará encarregada da distribuição.

Outras obras

Segundo a editora, a distribuição será direcionada e feita com base nos estudos de tráfego da empresa transportadora. Dessa forma, é possível identificar quais as linhas que transportam mais turistas, idosos, jovens, além dos horários de maior movimento para direcionar a leitura que mais interessaria os usuários.

A lista das obras que serão publicadas e distribuídas nos ônibus de Lisboa já está definida. Depois da obra de Freihow, em dezembro será a vez de um trecho do livro A Estirpe, do cineasta mexicano Guillermo del Toro. A lista inclui ainda um título brasileiro, "Eu que amo tanto", da jornalista Marília Gabriela.

De acordo com a Carris, a parceria com a Objetiva faz parte de uma tentativa de fazer com que mais pessoas passem a deixar o carro em casa para andar em Lisboa. Segundo a empresa este é apenas um de vários projetos que têm a meta de mudar a imagem da transportadora, para fazer com que as pessoas usem mais o transporte público.

Outro investimento da empresa é ter perfumes nos ônibus. Nos veículos novos, estão sendo introduzidas três fragrâncias, com cheiros típicos portugueses: canela, manjericão e o cheiro do Rio Tejo.

Fonte:
http://www.portugaldigital.com.br/

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