sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alex Giostri (O Homem Atrás do Escritor. O Escritor Atrás do Homem)



Dando prosseguimento à série de entrevistas O homem atrás do escritor, o escritor atrás do homem. A mulher atrás da escritora, a escritora atrás da mulher, nesta segunda entrevista o Singrando Horizontes conversou com o escritor, editor, roteirista, dramaturgo Alex Giostri

Alex é paranaense, mudou-se muito cedo para São Paulo, viveu por doze anos no Rio de Janeiro (1996-2008) e voltou à São Paulo, onde vive até hoje. Formou-se em Cinema, algumas pós-graduações, inúmeros cursos profissionalizantes e ingressou profissionalmente na literatura. Colaborador de jornais como Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa, trabalhou como diretor de filmes publicitários. Idealizou e coordenou o Projeto Novo Autor (2004). Criou seu próprio selo editorial Giostri Editor. Com o início do marca, logo ampliou os trabalhos e apresentou ao mercado o RAG Editor e o selo infantil Giostrinho, os três selos da Giostri Editora Ltda. Tem 5 livros publicados, obras teatrais, roteirista de cinema. Mais detalhes de sua biografia podem ser encontrados em http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/12/alex-giostri.html

INFANCIA E PRIMEIROS LIVROS

Conte um pouco de sua trajetória de vida, onde nasceu, onde cresceu, o que estudou.

Nasci em Umuarama, Paraná. Cresci em São Paulo e fui ao Rio de Janeiro aos 22 anos. Estudei Cinema na graduação e fiz algumas pós-graduações, uma de roteiro de cinema e dramaturgia. Também pesquisei sobre psicanálise e até hoje fuço sobre os mais inusitados assuntos. Minha trajetória foi um tanto confusa. Tive muitos problemas de ordem pessoal, passei pela coisa da droga, da criminalidade, da prisão. Isso no final da adolescência, começo da vida adulta.

Como era a formação de um jovem naquele tempo? E a disciplina, como era?

Peguei os anos 90, final dos anos 80. Uma geração rock/punk. Vim de família tradicional, com os problemas também tradicionais. Pai alcoólatra, mãe ressentida. Fui criado nas regras e nos limites. O prato cheio para quem quer ousar. Quebrei todos os limites e infringi todas as regras. Mas olhando hoje, noto que nada é à toa nessa vida. Tanto, que eu ter passado por tudo que passei foi imprescindível. Mexendo no baú da memória percebo que se eu não tivesse sido o que fui não seria quem sou hoje e não teria essa bagagem humana que carrego por conta das tantas pauladas que levei dessa vida.

Recebeu estímulo na casa da sua infância?

Sim. Tive uma mãe que desde pequeno me deu livros. Na época lia por ler. Não sabia que preferia o universo da ficção à realidade. Lia porque lia. Só descobri a importância dos livros da infância aos 22 anos. Entre 14 anos e 21 anos e não li quase nada. Vivi a vida da melhor e da pior maneira. Depois voltei à leitura e ao silêncio.
E não foi apenas esse estímulo. Foram muitos outros. Fui muito amado. Ainda sou. Só não sei afirmar se o amor ofertado a mim foi o que deveria ser - da maneira que deveria ser - como deve ser, mas foi amor.

Quais livros foram marcantes antes de começar a escrever.

Li muito. Comecei a escrever por necessidade. Por desilusão. Descobri um mundo mais sadio nos livros, um mundo mais interessante. Dos que me lembro, os romances de Dostoievski me fizeram muito bem. Os clássicos em geral me deram muito de beber. Sou um escritor que é fruto do que leu. Não escrevo porque escrevo. Escrevo porque li, porque leio, porque adoro criar universos a partir do que vejo ou sinto.

ALEX GIOSTRI, O ESCRITOR

Fale um pouco sobre sua trajetória literária. Como começou a vida de escritor?

Vim da leitura. Depois vim da desilusão. Passei a escrever versos para me salvar da dor, da angústia do dia a dia. Escrevia porque amava e não sabia amar. Dos versos passei à prosa, da prosa passei às crônicas e das crônicas passei às críticas em jornal, depois aos roteiros de cinema, de TV, depois passei aos textos de teatro e no meio disso tudo, passei a escrever livros. Sou um autor que acredita na palavra, no universo da ficção. Estudei e estudo as linguagens, as maneiras de dizer o que quero dizer e também as possibilidades de dizer o que quero dizer nesse ou naquele veículo. Mudam-se as formas, mas o conteúdo é o mesmo. O que importa é aquilo que eu quero dizer e a maneira que eu quero dizer. Se for para o teatro, eu adapto no cenário, na boca do ator, no gestual, na luz. Se for cinema, eu passo às imagens e aos jogos de cena. Se for TV, eu priorizo os núcleos, novamente os atores, mas desta vez a fala por si só. E se for livro, que é a que eu mais gosto, eu buscarei a voz do narrador. Hoje tenho 36 anos. Portanto, um autor jovem. Tenho muito a aprender da vida e de mim. Tenho muito a ler. Ainda não escrevi um livro que eu possa dizer: maravilha!

Como foi dar esse salto de leitor pra escritor?

Um acaso que estava escrito e eu não sabia. Olho para trás e analiso quem sou eu e não me vejo fazendo outra coisa, sendo um outro tipo de homem. Sou do universo da ficção, tenho uma pré-disposição a essa “vida dupla”, ser eu e não ser eu. Quando vi, eu estava escrevendo, quando notei um pouco mais, eu estava debruçado na teoria, quando me olhei mais a fundo haviam passado doze anos e eu estava vivendo do meu trabalho e fazendo a mesma coisa, com a mesma rotina, sem mudar nada. E, para minha surpresa, gostando e feliz.

Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Que eu me lembre não. Tive dos autores que li. Talvez da vida e do meu inconformismo em relação a ela. Talvez da minha inabilidade em viver em sociedade e fazer parte de coisas que eu não acredito e não acreditarei nunca, pelo visto. Escrever para mim é como me salvar de algo que não me interessa. Não gosto mesmo da vida do dia a dia. Gosto da rotina, da minha rotina. E não é um paradoxo ou uma contradição, é o que é. O dia a dia inclui gente, gente e gente. A minha rotina inclui eu, o silêncio, o computador e a música. Muito mais divertido.

Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Tenho. Optei por ter após ter a minha vida fuçada por leitores e jornalistas. Tudo sobre minha vida está no site. Não tenho nada escondido por aí. www.alexgiostri.com.br

Você encontra muitas dificuldades em viver de literatura em um país que está bem longe de ser um apreciador de livros?

Não encontro, mas não posso esbanjar. Vendo os meus textos, os meus roteiros, as minhas críticas. Dou aula, sou sócio de uma editora de livros. Editora que só existe porque eu quis publicar as minhas obras por mim mesmo. Sou o tipo de homem que arregaça a manga e vai trabalhar. Faço livros e vendo custe o que custar. Não tem jogo ruim comigo. Distribuo em todas as livrarias do país, cobro, vendo pra vizinha da esquina, troco nisso, naquilo, faço o que aparecer. Livro e texto são a minha maneira de ganhar a vida.

Como foi que você chegou à poesia?

Não sou um poeta. Embora eu tenha poemas escritos. Acredito no poeta de alma. Aí talvez até possa me colocar lá no final da fila, sem demagogia. Mas o poema pra mim é o desabafo. Não escrevo profissionalmente poesia. É a hora do lanche, digamos assim. E muito lento. Em 2009 eu fiz uma apenas. Sou um homem da prosa, eu acho. Risos.

SEUS LIVROS E PREMIOS

Como começou a tomar gosto pela escrita?

Escrevo para me salvar do mundo e das pessoas. Escrever livros me toma tempo, estudo, pesquisa. E isso me tira da circulação. E eu adoro e sou um adepto da reclusão, ainda que ultimamente esteja vivendo em São Paulo e adoecido de corpo e alma pelo tumulto dia e noite.

Em que se inspirou em seus livros?

Tenho cinco livros publicados. Dois voltados para autores, sob a ótica da filosofia e da psicanálise, um voltado para atores, sob a ótica da identidade e da sua construção, um de contos, que é gênero fantástico, surreal, onde trato muito do universo da perversão e um sobre relação, sob a ótica da psicanálise também, esse com uma estrutura dramatúrgica entrelaçando a obra em prosa.

Como definiria seu estilo literário?

Ainda o procuro. Mas espero que eu vá para o campo da ficção, da novela, da estrutura formal clássica e talvez com um pouco dessa modernidade dita contemporânea. Acredito nos diálogos, creio que facilita a vida do leitor. Mas não acredito no leitor burro, acredito no leitor despreparado. Mas quem é despreparado pode se preparar, se quiser, ou for bem orientado.

Quais foram os livros que escreveu?

Componentes fundamentais para um texto ficcional.
Do pensamento para o papel
A/C do Ator – tratado sobre a profissão
Meninos
Afeto Amor e Fantasia

Dentre os seus livros escritos, qual te chamou mais atenção? E por quê?

Cada livro tem a sua história. O meu gozo é momentâneo. Gosto do livro que escrevo no ato da escrita e no processo de revisão. Ao publicá-lo, ele se transforma num produto de compra e venda e passa a ser de interesse público, ou não. O que eu não gosto mais é o do Ator. Preciso revê-lo urgentemente. Mas dos outros, gosto de todos.

Que acha de sua obra?

Acho-a respeitável. Aceitável.

Qual a sua opinião a respeito da Internet? A seu ver, ela tem contribuído para a difusão do seu trabalho?

Creio que sim. A internet facilita tudo.
Tem prêmios literários?

Tenho um de dramaturgia no ano de 2005. Um texto teatral chamado QUASE. Num concurso nacional.

CRIAÇÃO LITERÁRIA

Você precisa ter uma situação psicologicamente muito definida ou já chegou num ponto em que é só fazer um "clic" e a musa pinta de lá de dentro? Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ?

Preciso da melancolia para criar. Preciso do silêncio, da solidão. Tenho uma necessidade de me sentir esquecido, abandonado. Talvez algum conflito mal resolvido. Mas essa solidão, esse esquecimento me fazem muito bem, me deixam à mercê da vida e assim eu parto pra um novo universo no papel. Escrevo por encomenda também. E não sinto a menor dificuldade. O que digo é o ideal, mas nem sempre podemos ter o ideal.

Você projeta os seus livros? Ou seja, você projeta a ação, você projeta o esquema narrativo antes? Como é que você concebe os livros?

Nunca escrevi um romance, nem mesmo uma novela literária. Do livro de contos, todos partiram de uma situação, de um telefonema, de alguém que eu vi na rua. Eu pego a situação e imediatamente a transformo e a escrevo dentro de mim, depois vomito no papel e passo à construção. Os textos teatrais são mais pensados. Penso o que eu quero falar e como quero apresentar isso ao espectador. Feito isso, defino o tempo que quero contar a trama, tempo cronológico e desenho a estrutura no papel e na cabeça.

Você acredita que para ser escritor basta somente exercitar a escrita ou vocação é essencial?

Há de se ter uma pré-disposição à coisa. O exercício é fundamental. Mas penso que não é tão simples assim. Penso que se tudo vai bem, que se a vida é linda e maravilhosa, se tudo que eu quero está ali, aos meus pés, se o meu mundo é idêntico ao mundo da novela das 21h, não há porque eu escrever nada. O autor, geralmente, tem essa inconformidade em alguma parte. E é dela que partem as ideias e as histórias. O autor nasce do leitor, do bom leitor, do leitor esfomeado não pela história, mas pelas palavras da história, pelas frases da história, pelos parágrafos da história, pelos capítulos.

Como surge o momento de escrever um livro?

Eu venho desenhando sempre novas ideias, mas não tenho conseguido levá-las adiante por conta da editora. Mas o momento ideal é aquele que você para tudo e se dedica à obra. Meu desejo é escrever uma obra anualmente. Em 2009 eu não consegui. Vamos ver esse ano.

Quanto tempo você leva escrevendo um livro?

Em 2008 eu escrevi AFETO AMOR E FANTASIA. Desenhei os capítulos e os tópicos de cada capítulo em março e passei às pesquisas. Em setembro, com tudo pronto, iniciei a obra com cronograma. Só trabalho com cronograma. Tantas páginas por dia. Nem mais nem menos. Em 28 dias o livro estava pronto para revisão. Depois mais vinte dias ele estava revisado e aprovado. Depois mais 20 dias ele estava diagramado e em seguida publicado.

Como foi o processo de pesquisa para a escrita de seus livros?

A cada tema eu tenho um processo de pesquisa. Mas sou um autor que acredita na pesquisa. Não acredito no genial. Creio no trabalho de pesquisa de campo mesmo. Existe o tempo da definição do tema, o tempo da pesquisa e o tempo da escrita.

No processo de formação do escritor é preciso que ele leia porcaria?

Fundamental que leiam textos ruins. Para minha formação de dramaturgo, eu idealizei um projeto no Rio de Janeiro em 2003 onde recebia textos teatrais de autores para leituras públicas. Recebi pra lá de 300 textos. E resenhei todos. Muitos bons, mas muita porcaria. O meu tradicional é ler duas ou três bombas e uma obra genuína. Com isso vou aprimorando o olho para as ciladas. Na editora leio muita bomba, mas recebo muitas obras interessantes. E, quando quero lavar a alma e os olhos, vou à livraria e compro uma obra genuína, um clássico, um autor brasileiro que admiro, alguma obra que eu possa ler e dizer: nossa, mas que maravilha!

ESCRITORES E LITERATURA

Mas existe uma constelação de escritores que nos é desconhecida. Para nós, a quem chega apenas o que a mídia divulga, que autores são importantes descobrir?

Por trabalhar diretamente com autores há muitos anos, conheço os nomes que nunca foram publicados. É uma resposta dolorosa, mas falta que esses autores acreditem em si e ponham a mão na massa. Ora, se é uma necessidade, um sonho, se é muito importante para o autor e ele acredita em si próprio é fundamental que ele não espere de ninguém, que ele encare isso como um desafio mesmo. E dizer que é difícil. Pergunto: o que é fácil? Nada. E fracassar é melhor do que não tentar. Digo por mim. Ninguém me deu nada. Não sou tão bom assim. Sou apenas um cara que correu e corre atrás do que quer. Não meço esforços. E, ainda não estou lá onde quero estar: num sítio sossegado escrevendo um livro por ano. Trabalho e luto hoje para isso. Apenas para isso. Preciso se segurança e tranquilidade financeira. Por este motivo estou na luta do pão nosso de cada dia.

Na sua opinião, livro ou livros da literatura da língua portuguesa deveriam ser leitura obrigatória?

Ler não deve ser obrigatório. Ler é prazer. E o grande mal da educação é acreditar que obrigar a ler fará do pequeno cidadão um leitor. Pergunta a todos: por que um jovem deve ler em casa se ao chegar lá a mãe não lê e o pai também não? Por que ele deve ler se o professor que o obriga a ler o livro também não leu?

Qual o papel do escritor na sociedade?

O papel utópico do escritor na sociedade é tentar melhorá-la, transformá-la. Mas o papel real do escritor na vida de hoje é tentar com as suas crenças e com a sua literatura apresentar uma nova maneira de viver ou vir a vida. Está na hora de alguns escritores descerem do salto alto e compreenderem quem são os leitores, quem deve ler e para quem de fato se deve escrever. O que adianta frufruzar nas palavras, nas organizações das frases, na sintaxe do todo? As pessoas não leem, não podem comprar livros, não são educadas a lerem; ao pegarem uma obra de um autor desses, não entenderá nada e dirá: não gostei. Ninguém diz: não entendi. Vai logo para o não gostei.
O papel do escritor, portanto, é resgatar o leitor a qualquer custo. É deixar de fazer caras e bocas. O escritor é um homem como outro qualquer. É um funcionário da sociedade e de si mesmo.

Há lugar para a poesia em nossos tempos?

Há lugar para tudo e todos. Mas quero saber onde estão os verdadeiros poetas. Os poetas de alma, aqueles que se importam com as palavras e nada mais.

O ESCRITOR, PESSOA HUMANA

O que te choca hoje em dia?

O mundo me choca. As pessoas me chocam.

O que você lê hoje?

Leio textos de autores a serem publicados diariamente. Leio obras que me interessam na medida em que consigo um tempo. Ouço notícias. E não leio mais jornal impresso. Não me interesso mais pelas notícias ruins.

Você possui algum projeto que pretende ainda desenvolver?

Sim, muitos.

De que forma você vê a cultura popular nos tempos atuais de globalização?

Somos ferramentas da sociedade. Cada um na sua, fazendo a sua parte. Atingimos a minoria, mas estamos aqui e não iremos parar de fazer o que gostamos - pelo menos eu.

CONSELHOS AO NOVO ESCRITOR

Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Leia. Mas leia mesmo. Esqueça o computador. Vá ler livro. Não tem dinheiro para comprar livros? Vá às bibliotecas. Assista aos filmes clássicos, veja peças de teatro. Estude a sua língua, a língua portuguesa. Compreenda o significado das palavras. E, sobretudo, se interesse mais pelo outro, pelo seu vizinho, pelo seu amigo, saiba mais um pouco da visão de mundo das pessoas que te rodeiam.

E para encerrar a entrevista

Se Deus parasse na tua frente e lhe concedesse três desejos, quais seriam?

Se parasse aqui, agora, nesse instante, terça-feira, dia 19 de janeiro de 2010, eu pediria que me desse uma paz interior eterna, que retirasse definitivamente alguns defeitos de estimação que me incomodam e que não consigo me livrar e por fim que me deixasse ganhar numa dessas mega-sena acumuladas para eu ir para o fim do mundo me dedicar apenas ao silêncio e às palavras novamente.

Fonte:
Entrevista virtual realizada por José Feldman para o Singrando Horizontes.

Nenhum comentário: