terça-feira, 9 de março de 2010

Edson Ribeiro Scabora (Pais & Filhos: a arte de educar nossos filhos transformando crianças em homens)


"O destino de muitos homens dependeu de ter havido ou não ter havido uma biblioteca na sua casa paterna"

Neste domingo estive presente em uma reunião da Academia de Letras de Maringá, onde um dos convidados foi o escritor Edson Ribeiro Scabora, que nos apresentou o seu livro Pais & Filhos: A arte de educar nossos filhos transformando crianças em homens. Segundo ele, este livro se originou de suas observações sobre as crianças de hoje em dia, que parecem não ter sonhos, pois ao contrário de seus pais, possuem tudo o que desejam. Enfim, após explicar sobre a ausência de horizontes das novas gerações, falou-nos uma história que seu pai lhe contara:

"Havia um médico que era muito diferente de seus colegas de profissão, que quando não estava em seu consultório estava usando um macacão jeans e um chapéu de palha. Sempre muito sorridente e nunca se alterava. Quando ele não estava tratando das pessoas, estava a plantar árvores, usando sempre o lema "sem sofrimento não há crescimento". Raramente regava suas árvores, pois segundo ele, molha-las as deixaria muito acomodadas, e mais fracas, pois elas não aprofundariam as suas raízes em busca da água, e ficando preguiçosas quando vir os ventos e o frio, elas não resistiriam.

Plantava uma árvore e batia nele com um jornal enrolado e dizia " A água está lá embaixo, busque-a".

Um dia, nosso palestrante foi conhecer a casa deste médico na cidade onde o pai dele nascera, pois achava que esta história era invenção. Ficou impressionado, pois no lugar onde o pai falara, as árvores estavam, fortes como granito e robustas.

A lição que esta história nos ensina é que, como aquelas árvores, pela adversidade e privação que sofreram, se beneficiaram de um modo que o conforto e as coisas entregues de bandeja não conseguiriam.

Enfim, ele encerra com "Adversidade e privação versus tranquilidade e benefícios. O que deve ser usado para a educação de nossos filhos?"

"Ser pai é a maior de todas as dimensões humanas. Portanto devemos exercê-la com a maior responsabilidade.
Se assim o fizermos, nossas crianças se transformarão em verdaeiros homens e mulheres. Homens e mulheres úteis à sociedade, empreendedoras, sensíveis às necessidades alheias, ousadas, criativas, responsáveis.
Este livro não possui uma receita, mas tenta mostrar um caminho. Este livro não dá o peixe, mas tenta ensinar a pescar. Mostra os erros comuns que cometemos ao educarmos nossos filhos.
Define os três tipos de pais: os pais medíocres, os pais talentosos e os pais geniais. Mostra os três alicerces que tem o poder de transformar crianças em verdadeiros homens e mulheres.
Mostra que a natureza e suas leis, entre elas a lei do "sem sofrimento não há crescimento", são as mesmas leis dos pais geniais."
(palavras do autor, na orelha do livro)

Fontes:
- Palestra proferida por Edson Ribeiro Scabora, na Academia de Letras de Maringá, em 7 de março de 2010.
- Edson Ribeiro Scabora.Pais & Filhos: A arte de educar nossos filhos transformando crianças em homens. Maringá/PR: Edição do Autor, 2008.

Nenhum comentário: