terça-feira, 9 de março de 2010

Nilton Manoel (Fazer Trovas e Ser Trovador?)

O que é trova?

“Trova é uma composição literária de quatro versos setissilábicos, rimando o primeiro com o terceiro e o segundo com o quarto; sistema de rimas ABAB, tendo sentido completo quanto a mensagem". Na conceituação, a fala dos trovadores:

Que linda trova perfeita
Que nos dá tanto prazer;
Tão linda depois de feita!
Tão difícil de fazer!
(Adelmar Tavares)

Pelo tamanho não deves
Medir valor de ninguém;
Sendo quatro versos breves,
Como a trova nos faz bem!
(Luiz Otávio)

Quero fazer uma trova
Minha estrela não ajuda;
Busco a técnica que aprova
E faço uma trova muda.
(Nilton Manoel)

Hênio Tavares, no livro “Teoria Literária”, 5ª edição, pág. 309, define: ”Trova é uma composição literária monostrófica, formada de quatro versos que condensam todo o pensamento ou emoção”. Trova é uma redondilha maior, ou seja, seus versos são feitos em sete sílabas poéticas cada.

*Aparício Fernandes diz: A trova é um estado de graça. Simples e expressiva, quando bem feita cala profundamente na alma popular, pois vai bem com o temperamento emotivo e fundamentalmente lírico de nosso povo.

* Nilton da Costa Teixeira? “Quem faz trovas não vive só tem a mente repleta de ilusões”.

* Judith Coelho Maciel: “ A trova é uma epopéia em quatro versos”.

Luiz Otávio, fundador da UBT, através do Decálogo de Metrificação (editado em Ribeirão Preto, em 1975) orienta: “Ao estudarmos a Arte de Trovar ou a composição da Trova, devemos analisa-la em duas em duas partes: o corpo e a alma ou a forma e o fundo".

Não se pretende ensinar a ninguém a ser trovador; no entanto todas as artes tem sua aprendizagem técnica. Além desses conhecimentos é necessário o dom. O idioma e o verso são os instrumentos do poeta. Há no meio dos trovadores, esta fala:” todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador”. O poeta deve estudar a fundo a língua, seu meio de comunicação e assim ampliar os horizontes de sua produção literária. O idioma dá vida a mensagem que só um poeta pode captar.

Procure num dicionário o significado de cada palavra. Ex.: Ritmo, Melodia,Mensagem etc.

Vale lembrar que, a maioria dos poetas que são premiados em concursos literários, escreve e reescreve um texto diversas vezes, para depois envia-lo para a banca de julgadores. Nem toda trova premiada merece ficar oculta, sem difusão em jornais ou livros. As trovas de concursos exploram o tema proposto e podem não ser boa para determinado momento, mas serem popularizadas e terem mensagens populares significativas. Um achado literário pode não servir para determinado concurso, mas.... Há dezenas de trovas popularizadas que jamais foram premiadas e centenas de trovas de primeiros lugares que só brilharam no evento e não são conhecidas nem pelos concorrentes do mesmo evento. O poeta não deve esquecer que a edição de livro é a realização do Escritor. Quem faz o escritor são seus leitores. Jorge Amado,nos diz:” A trova e o trovador são imortais”.

Fonte
Portal Movimento das Artes. 08/06/04

Nenhum comentário: