terça-feira, 22 de junho de 2010

André Czarnobai no Projeto Autores & Idéias, do SESC Paraná




O Sesc Paraná promove o Projeto Autores & Ideias, evento que discutirá os mais variados temas da literatura, tendo como ponto de partida suas relações com o ciberespaço. Ao longo de 2010, o Autores & Ideias percorrerá cinco cidades paranaenses com atividades que pretendem ampliar o debate em torno da literatura, leitura e letramento na sociedade digital.

De maio a novembro, a cibercultura será a temática principal de mesas-redondas, workshops e oficinas, oferecidas nas unidades do Sesc em Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Cascavel. Uma oportunidade única de trazer para o mundo real um bate-papo essencialmente virtual.

Neste ciclo de Autores & Ideias, que acontece em junho de 2010, serão abordados alguns veículos de comunicação com foco em literatura e artes em geral surgidos exclusivamente na internet, sua viabilidade em comparação com os meios impressos e algumas vantagens da publicação virtual, como maior interatividade com o leitor, baixo custo de implementação, versatilidade de formatos e a garantia de factualidade.

MESA REDONDA

Tema: Arte e informação na Rede

Autores Convidados:

André Czarnobai – Rio Grande do Sul (escritor e fundador do Cardoso Online, o mais famoso fanzine digital distribuído no Brasil)

Julio Daio Borges- Digestivo Cultural -São Paulo

Mediação : Jornalista - Marcelo Bulgarelli

DATA - 24/06/2010
HORÁRIO- 20:00
LOCAL - SESC

Público: estudantes de jornalismo, letras, artes, artistas, jornalistas, escritores.

Quem é CARDOSO? . Ficcionista e não-ficcionista, jornalista, roteirista, consultor criativo, webdesigner autodidata, desenhista, tradutor, intérprete, produtor musical, DJ, MC, demonstrador e vendedor de aparelhos de monitorização vital, pior fotógrafo do mundo, bon-vivant e modelo.

André Felipe Pontes Czarnobai nasceu no dia 27 de maio de 1979 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Autor de Cavernas & Concubinas (2005, coleção Risco:Ruído, DBA Editora).

Participou das coletâneas Oficina 32 (2004, Org. Luis Antonio de Assis Brasil), Troco (2005, Type), Dentro de um Livro, (2005, Casa da Palavra), Contos de bolso (2005, Casa Verde), Contos do Novo Milênio - Os melhores contistas gaúchos dos últimos 25 anos (Org. Charles Kiefer, Instituto Estadual do Livro, 2006), Ficção de Polpa 3 (Não Editora, 2009) e Desacordo Ortográfico (Não Editora, 2009)

Publicou contos na Revista Ficções (2003, 7Letras), no site da Revista Trip; no especial Feira do Livro do ClicRBS; nos jornais Zero Hora e Brasil Econômico; e nas revistas Aplauso, F, Bravo! e Gloss.

Participou da segunda edição do projeto Na Tábua, de Paulo Scott e Fábio Zimbres, ao lado de Marçal Aquino.
---------------

Quem é Julio Daio Borges?

Julio Daio Borges é, por extenso, Julio Dário Revollo Porfírio Borges. Nasceu em São Paulo Capital, no dia 29 de janeiro de 1974. Formou-se em Engenharia de Computação, pela Escola Politécnica da USP, em dezembro de 1997. Foi "redação nota dez" da Fuvest, em 1992. Escreve diariamente desde então.

Quais os "antecedentes" do Digestivo Cultural?

Em dezembro de 1997, Julio Daio Borges, assinando "J.D. Borges", compõe "A Poli como Ela é...", uma crítica à Politécnica da USP, que vai parar na Folha de S. Paulo, na coluna de Luís Nassif. Começa uma atividade de "colunista independente" a partir de 1998 (por e-mail) e, em 1999, funda seu próprio site. Em 2000, esboça a newsletter que se tornará, de 2001 em diante, a revista eletrônica Digestivo Cultural.

Quais as suas atribuições no Digestivo Cultural?

Redação de Digestivos e esporadicamente Colunas e Entrevistas (perguntas). Supervisão dos Colunistas, Ensaios e Comentários. Elaboração dos Releases e Editoriais. Concepção dos Especiais. Postagem diária no Blog. Veiculação dos Anúncios. Programação do site. Administração da JDB Editora e Participações LTDA. (empresa que abriga o Digestivo, desde 2003Com que outros projetos se ocupa Julio Daio Borges?

Organização de eventos culturais a partir do Digestivo Cultural, especialmente em conjunto com a Casa Mário de Andrade, onde aconteceram três séries Palavra na Tela (2007, 2008 e 2009) e uma nova série denominada Encontros de Literatura, sempre com curadoria, planejamento e realização do Digestivo Cultural. Com intenção, ainda, de formar um arquivo em áudio desses eventos (Podcast). Além disso, otimização da arquitetura do site para entregar, mensalmente, mais de 1 milhão de páginas.

O que mais além de textos?

Em novembro de 2009, Julio Daio Borges participou do evento Oxigênio, ao lado de Ana Paula Sousa da "Ilustrada" da Folha. Em setembro de 2009, participou do "III Seminário Tendências Conectadas nas Mídias Sociais" da Faculdade Cásper Líbero (Palestra/Perguntas). Em maio de 2008, deu uma aula sobre Web 2.0 no curso de "Jornalismo na Internet" do Espaço Cult. Em dezembro de 2007, participou de uma mesa com outros "editores de publicações independentes", nos Encontros de Interrogação do Itaú Cultural, em Buenos Aires. Em outubro de 2007, participou ainda da mesa sobre "Literatura Digital" na Flip de Porto de Galinhas; e, no mesmo mês, proferiu uma palestra sobre "Jornalismo Cultural na Internet", no II Encontro de Comunicação e Letras, da Universidade Mackenzie.


A PROGRAMAÇÃO É GRATUÍTA, VAGAS LIMITADAS.

PARA SE INSCREVER ENCAMINHE E-MAIL COM NOME E TELEFONE E OU DIRETAMENTE NO SESC.

O SESC FORNECERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

maringa@sescpr.com.br
laidesousa@sescpr.com.br

Fonte:
Laíde Cecilia de Sousa
Assistente de Atividades
SESC- Maringá

Nenhum comentário: