quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ernane Gusmão (1941)



Nasce em 1 de Junho de 1941, em Pedra Azul/MG. Médico, professor aposentado, criador de cavalos, poeta e astrônomo amador. Especializado em Nefrologia, Ernane foi o pioneiro na Bahia e no Nordeste na realização de hemodiálise, procedimento feito em 1968 no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, e que fez parte da equipe que implantou, em 1977, o Serviço de Hemodiálise do Hospital Português.

Casado com Elzeni, pai de 4 filhos e avô de 4 netos, as suas poesias foram alguns dos destaques do I Festival de Cultura e Arte (24 de novembro a 1º de dezembro de 2003) e emocionaram colaboradores e clientes nas suas diversas apresentações durante o evento.

A sua verdadeira paixão é a Medicina. Formado em 1964, no auge do Golpe Militar, foi o caçula da turma - tinha 23 anos na época - e eleito orador oficial da cerimônia de formatura. Devido ao período, foi conduzido ao Quartel General da VI Região antes da Solenidade como medida preventiva para que as suas palavras durante o discurso não fossem de encontro aos ideais políticos do governo militar. O texto original foi mantido.

A Literatura está presente em sua vida desde a adolescência. "Gosto de escrever tanto poesia quanto prosa e já tenho sete livros publicados, sendo três de autoria própria e quatro de participação e co-autoria", conta o médico. Dos seus livros, o que em breve será lançado é o seu preferido. "Ursa Maior Ensaios é o que acho que mais se parece comigo, é o mais "eu" no momento atual, vem de uma fase mais amadurecida", explica.

Além da Literatura, Dr. Ernane tem mais dois hobbies - a criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador e a Astronomia. Há 30 anos ele cria cavalos e é um dos fundadores do Equus Clube do Cavalo. Apreciador e estudioso dos astros, atualmente preside a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia.

O seu grande sonho, o de ser professor, também se concretizou. Ele dava aulas das disciplinas Clínica Médica e Nefrologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. "É muito bom ter a satisfação de saber que participei da formação da grande maioria dos nefrologistas da Bahia, inclusive de muitos médicos que hoje trabalham em nosso Serviço", comemora Dr. Ernane.

"Considero a arte de um modo geral um dos mais importante meios de humanização da Medicina. É muito gratificante, através dela, aprimorar o relacionamento médico-paciente". (Dr. Ernane Gusmão)

Fontes:
Stammtisch Confrarias e Patotas http://www.stmt.com.br/mural.novembro.3.2008.html
Foto obtida em http://www.revistamuito.atarde.com.br

Nenhum comentário: