domingo, 13 de junho de 2010

Leia mais Gastando menos: Troque Livros!


Sabe aquele livro que você já leu, releu, adorou, mas agora está parado na sua estante? Porque não proporcionar a outra pessoa o mesmo prazer que você teve com essa leitura – e, de quebra, obter créditos para novas descobertas literárias? Se você gostou da ideia e quer renovar a sua estante sem precisar gastar nada e ainda contribuir para com a circulação de literatura variada e de qualidade, a Estante Virtual indica o caminho.

Lançado há quase um ano, o Programa Nacional de Troca de Livros é uma iniciativa da Estante Virtual que faz circular conhecimento, sem deixar de movimentar a economia. Para participar basta levar os seus livros seminovos a um dos sebos participantes do programa e trocar por créditos, em reais, para adquirir novos títulos. 149 sebos de 65 cidades já aderiram ao programa,.

O processo, além de simples, é transparente: no sebo o material é avaliado e, havendo interesse do livreiro, o valor é estabelecido pelo menor preço do livro novo em uma consulta feita no site Buscapé, no momento da negociação. Os cálculos para a troca são os seguintes: o livreiro dá um crédito de 25% do valor de mercado do livro para troca por títulos do acervo local ou 20% em vale-compra virtual, que pode ser usado na compra online de livros dos acervos de mais de 500 sebos da Estante Virtual que aceitam o Pagamento Digital.

Ao estabelecer esse formato, o Programa Nacional de Troca de Livros proporciona uma avaliação justa, que reconhece o valor literário do produto oferecido. Dessa maneira, o programa favorece os livreiros, pois garante um fluxo constante de renovação do acervo, e beneficia os leitores que ao exercitarem a salutar prática da troca – que possui ainda o bônus de ser uma atitude ecologicamente consciente – têm acesso a novos livros sem gastar nenhum dinheiro.

Regulamento do Programa Nacional de Troca de Livros

1. Os sebos participantes do programa garantem, para livros seminovos, um crédito de 25% do valor pago pelo cliente nas livrarias convencionais. O crédito pode ser revertido na aquisição imediata de livros do acervo do livreiro, ou ainda na forma de um vale-compras, a ser usado posteriormente.

2. Entende-se por livro seminovo um exemplar em perfeito estado de conservação, com aspecto de novo, sem qualquer avaria ou sinal de desgaste e sem quaisquer anotações ou grifos no corpo do texto. Dedicatórias ou nomes na contracapa, porém, não são problemas, e não invalidam a troca.

3. A troca não é obrigatória, estando condicionada à análise de estoque pelo livreiro (que pode ter já livros demais daquele título ou mesmo daquele gênero em estoque) e também condicionada à análise do potencial de venda do livro no sebo, que precisa ser de médio a alto.

4. O referencial para o cálculo do crédito do cliente será o valor de mercado dos livros nas principais livrarias convencionais. A pesquisa de preços será feita pelo livreiro, na presença do cliente, no site Buscapé, entre as ofertas das seguintes reconhecidas livrarias online: Saraiva, Galileu, Travessa, Cultura, Americanas e Submarino. Valerá como preço de mercado o preço mais competitivo encontrado, uma vez que é sobre ele que os sebos tradicionalmente norteiam a precificação dos livros dos seus acervos.

5. Modalidade de troca por vale-compras virtual: alguns sebos oferecem também o serviço de vale-compras virtual, remetendo o crédito do cliente como saldo em uma conta Pagamento Digital, o qual o cliente pode utilizar para adquirir novos livros em outros sebos da Estante que já estão aceitando o Pagamento Digital (já cerca de 400). Nessa modalidade, o vale-compras a ser concedido varia conforme o sebo. Consulte a listagem de participantes e procure pelo símbolo do Pagamento Digital para identificar os postos de troca que efetuam esta modalidade de troca.

Notas:
A recompra em dinheiro não faz parte do programa. Os sebos que desejarem oferecê-la, podem negociar diretamente com o cliente um percentual de avaliação ou um valor fixo, conforme suas políticas habituais de recompra.

Fontes:
Estante Virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/

Nenhum comentário: