segunda-feira, 21 de junho de 2010

XVI Jogos Florais de Curitiba (Classificação Final )


Neste fim de semana,a convite da Presidente da UBT/Curitiba, estive presente nas festividades dos Jogos Florais de Curitiba, como Delegado Municipal de Ubiratã da UBT/PR.

Num ambiente de descontração e confraternização, estiveram presentes trovadores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Argentina, entre outros, além de representantes literários, havendo a abertura na Câmara Municipal na sexta feira à noite, quando foram entregues os prêmios aos vencedores estudantis, e no sábado após um passeio turistico pela capital paranaense, no Paraná Suite Hotel, onde estavam hospedados os convidados, a entrega dos premios na Categoria Estadual, Nacional e Internacional nos países de língua hispânica, que obteve a participação de Argentina, Colômbia, Espanha, França, México, Peru, República Dominicana, USA, Venezuela e outros.

Segundo as palavras de João Cláudio Derosso, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba: "A cidade de Curitiba está mais uma vez em festa, ao sabor da poesia vestida de trova! (...) A poesia é o cantar da alma...e a trova é, das modalidades poéticas, a mais popular, acessível e apreciada. Felizes os que possuem este dom!"

Nas palavras de Lygia Lopes dos Santos, presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná: "O trovador vive num mundo especial, cheio de beleza, no encanto das florestas, na magia dos cumes das montanhas, na sedução do amor puro, na fantasia do palhaço, na alegria do alvorecer.

Trovando, ele transmite todas as suas belas inspirações aos leitores, a trova agrada a todos, pois é alegre, romântica, abordando vários temas, ela abrange todas as raças, tornando-se universal.

A trova encanta, comove, perturba, porque em uma quadra apenas, apresenta vigorosa mensagem poética, emotiva, benfazeja, que preenche a nossa carência emocional
"

Segundo Vânia Maria Souza Ennes, presidente estadual da UBT/Paraná, em seu livro "Paraná em trovas", nos diz: "Penso que a trova na vida do ser humano está agregada, intimamente, naquilo que ele tem de melhor. Suas viagens mentais são inerentes aos seus desejos, princípios e personalidade. Quando transcritas para o apel podem tornar-se eternas, muitas vezes, verdadeiras jóias poéticas: líricas, filosóficas, educativas, ou humorísticas.

Costumo dizer que saber viver é saber quebrar as durezas normais da existência, ao conseguir enxerga-las com os olhos da alma e da serenidade do espírito. É ter a habilidade de, além de adquirir, saber declarar belos e profundos sentimentos, revelados através do coração"

Com alma verde e amarela
o meu coração febril,
com muito orgulho revela,
o Trovador do Brasil.
Vânia Maria Souza Ennes (Curitiba/PR)
----------------------------------------
Âmbito Nacional
(Brasil, exceto estado do Paraná)

Trovas Líricas/Filosóficas

Tema “MADRUGADA”

VENCEDORAS:

Em teus traços eu diviso
a natureza espelhada:
a alvorada em teu sorriso,
e em teus olhos... madrugada!
ARLINDO TADEU HAGEN – Belo Horizonte/MG

Foi tão triste a despedida,
na madrugada chuvosa,
que a roseira, entristecida,
chorou pétalas de rosa...
CAMPOS SALES - São Paulo/SP

Madrugada. A lua sonda
minha rede e, sem vacilo,
entregue à exaustão da ronda,
se deita, para um cochilo...
DARLY OLIVEIRA BARROS – São Paulo/SP

Nos braços da Madrugada,
eu deito anseios tristonhos...
e ela preenche, calada,
minha insônia... com mil sonhos!
GILVAN CARNEIRO DA SILVA – São Gonçalo/RJ

Pelas noites desoladas,
minha saudade, sem sono,
vai contando, em madrugadas,
os meus dias de abandono...
MARINA BRUNA – São Paulo/SP

MENÇÃO HONROSA

Deslumbrando a natureza,
a lua, cristalizada,
veste de prata e riqueza
a nudez da madrugada.
AILSON CARDOSO DE OLIVEIRA – Magé/RJ

Madrugada... e me consome
a insônia a me perseguir.
Saudade grita o teu nome...
como é que eu posso dormir?!
CAROLINA RAMOS – Santos/SP

Dos insones, confidente,
a Madrugada, arredia,
vai saindo, lentamente,
e não conta nada ao dia.
GILVAN CARNEIRO DA SILVA – São Gonçalo/RJ

Madrugada... e tens no olhar
estrelas a refulgir.
- Fecha os olhos, devagar...
que elas precisam dormir.
HEGEL PONTES – Juiz de Fora/MG

Suavizando a escuridão
de uma fria madrugada,
foste na vida o clarão
a iluminar minha estrada.
IEDA MARINI SOUZA OLIVEIRA – B. Horizonte/MG

A madrugada é o instante
em que o sol, com ousadia,
induz a noite – gestante –
a dar à luz... novo dia!
JAIME PINA DA SILVEIRA – São Paulo/SP

- DEUS PAI: Protege os meus filhos!
Meu medo é tal – que nem sei! –
de que se percam nos trilhos
das madrugadas sem lei!...
MARIA MADALENA FERREIRA – Magé/RJ

Madrugada... No infinito,
estrelas a cintilar...
Mas meu céu é mais bonito:
ele brilha em teu olhar!
MILTON SOUZA – Porto Alegre/RS

Madrugada, por que insistes
- na solidão que apavora –
em arrastar horas tristes...
se eu anseio pela aurora?
THEREZA COSTA VAL – Belo Horizonte/MG

Não vens... te espero... e, sem queixa,
minha esperança resiste!
Mas vem a saudade... e deixa
a madrugada... mais triste!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA – São Paulo/SP

MENÇÃO ESPECIAL

Eu me lembro com saudade
das madrugadas de outrora...
Mamãe, na extrema bondade:
- “Filha, acorda, está na hora”.
DÁGUIMA VERÔNICA DE OLIVEIRA – Sta. Juliana/MG

Na incerteza da jornada
que a vida me faz seguir,
nem mesmo de madrugada
vejo a saudade dormir!
ELEN DE NOVAIS FELIX – Niterói/RJ

Meus cabelos cor de prata,
que o luar pintou em mim,
são marcas de serenata
nas madrugadas sem fim.
FRANCISCO JOSÉ PESSOA – Fortaleza/CE

Quando sai de madrugada,
sabe o filho a direção,
se o pai deixou pela estrada
suas pegadas, no chão.
HEGEL PONTES – Juiz de Fora/MG

Ouve-se o último acorde
da seresta... E a madrugada,
com a cortesia de um lorde,
cede seu posto à alvorada.
JAIME PINA DA SILVEIRA – São Paulo/SP

Sinto uma falta sofrida,
nas madrugadas vazias:
É tua ausência... estendida
no lado em que tu dormias...
LUIZ MACHADO STABILE – Uruguaina/RS

Só vejo em Deus as respostas
às providências cobradas,
ante as crianças expostas
ao frio das madrugadas!...
MARIA MADALENA FERREIRA – Magé/RJ

Temendo teu abandono,
meu coração - velho avaro –
soma horas mortas de sono
a madrugadas em claro!...
MARIA MADALENA FERREIRA – Magé/RJ

Nas madrugadas compridas,
em que a solidão me invade,
eu vivo milhões de vidas...
movidas pela saudade!
MARIA NASCIMENTO S. CARVALHO – Rio de Janeiro/RJ

Minha esperança é chamada,
sempre que a vida escurece.
Ela espanta a madrugada...
e o sol brilhante aparece!
MARILÚCIA REZENDE – São Paulo, SP

TROVAS HUMORÍSTICAS –

Tema “PIJAMA”

VENCEDORAS

Ele diz, ressabiado:
- Eu vi um fantasma falante!
E ela, em humor refinado:
- Era um pijama ambulante!
DILVA MARIA DE MORAES – Nova Friburgo/RJ

Da nova mulher reclama,
gritando, com voz já rouca:
- Eu não durmo de pijama!...
E ela: - Mas dorme “de touca”...
EDMAR JAPIASSU MAIA – Rio de Janeiro/RJ

Do soldado o sangue ferve,
por saber que, em seu plantão,
seu pijama, em casa, serve
de sargento a capitão!
EDMAR JAPIASSU MAIA – Rio de Janeiro/RJ

É “Almirante de Pijama”,
mas no amor tem vida ativa:
No alto-mar de sua cama,
não deixa o barco “à deriva”...
HERMOCLYDES S. FRANCO - Rio de Janeiro/RJ

Noite e dia, usa pijama,
depois que se aposentou.
E a sogra, ao vê-lo na cama:
- Vai dormir... ou acordou?...
MARIA NASCIMENTO S. CARVALHO – Rio de Janeiro/RJ

MENÇÃO HONROSA

Irmão gêmeo, desligado,
só viu que errou de pijama,
quando acordou, assustado,
com a cunhada na cama.
ALBA CHRISTINA CAMPOS NETTO – São Paulo/SP

Ao chegar, vira um capeta,
o marido que usa P,
ao ver que em sua gaveta
só tem pijama G...G!...
DILVA MARIA DE MORAES – Nova Friburgo/RJ

Dois pijamas, dialogando,
no varal dependurados:
- À noite, estão nos usando...
pra quê, se acordam pelados?
DORALICE GOMES DA ROSA – Porto Alegre/RS

O molequinho, encantado
com a zebra do “zoo”, pediu
um pijaminha listrado:
- Mas, mamãe, sem rabo, viu?...
LISETE JOHNSON – Porto Alegre/RS

Com Adão, no paraíso,
Eva pensa, ao ir pra cama:
- Ah... se eu tivesse juízo...
dava pra ele um pijama!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ – B. Horizonte/MG

MENÇÃO ESPECIAL

Ainda agora estou vendo
o que ninguém mais controla:
- O meu pijama correndo
atrás de uma camisola...
ANTONIO COLAVITE FILHO - Santo André/SP

Mal se deita, já adormece,
só ocupa lugar na cama:
- Meu velho, você parece
um banana de pijama.
ARGEMIRA FERNANDES MARCONDES - Taubaté/SP

Não sei bem o que acontece
com nós dois, em nossa cama:
Estamos, quando amanhece,
dentro do mesmo pijama.
DORALICE GOMES DA ROSA - Porto Alegre/RS

Tive um amigo – coitado –
que era magro de dar dó:
No seu pijama listrado,
cabia uma listra só!
EDERSON CARDOSO DE LIMA – Niterói/RJ

Minha sogra quebra um galho,
no pomar, quando abre os braços,
pois de pijama é espantalho
pra afugentar os sanhaços!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ - Belo Horizonte/MG

ÂMBITO ESTADUAL (PARANÁ)

TROVAS LÍRICAS FILOSÓFICAS –

Tema “IMAGEM”

VENCEDORES

Cuidemos, irmão, da imagem;
sem exagero, contudo.
- Muito mais do que a embalagem,
o que conta é o conteúdo.
ANTÔNIO AUGUSTO DE ASSIS – Maringá/PR

Não julgue alguém pela imagem,
pois muitos fazem de tudo
para esconder na “embalagem”
a falta de conteúdo.
GERSON CÉSAR SOUZA – São Mateus do Sul/PR

Sem o meu consentimento,
tua imagem atrevida
invade o meu pensamento
e tranca qualquer saída.
MARIA LÚCIA DALOCE – Bandeirantes/PR

A minha imagem se verga,
mas meu espelho, educado,
afirma que não enxerga,
por estar velho e riscado!
NEIDE ROCHA PORTUGAL – Bandeirantes/PR

É tão vazia a paisagem,
e nem um vulto se vê...
Mas, sem ver qualquer imagem,
consigo enxergar você!
VANDA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR

MENÇÃO HONROSA

Deus nunca foi retratado,
mas, se tiveres coragem,
olha o próximo, ao teu lado,
e verás, de Deus, a imagem!
MARIA LÚCIA DALOCE – Bandeirantes/PR

Quem pratica a temperança
e cultiva o dom do amor
tem, na imagem, semelhança
com o seu próprio Criador.
NEI GARCEZ – Curitiba/PR

Na estação... e sem passagem,
avistei o rosto dela,
e, diante daquela imagem,
o que faltou... foi janela!
NEIDE ROCHA PORTUGAL – Bandeirantes/PR

Minha infância – que linguagem!
Se no céu relampejava,
eu sentia, nessa imagem,
que Deus me fotografava!
ROZA DE OLIVEIRA – Curitiba/PR

A grande riqueza humana
consiste em se perceber
quando a luz do “ter” profana
e ofusca a imagem do “ser”.
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR

MENÇÃO ESPECIAL

Da lembrança doce e calma,
quando a tarde se inicia,
tua imagem em minha alma
é saudade todo dia.
AMÁLIA MAX – Ponta Grossa/PR

Na copa de uma araucária,
a graça da gralha-azul:
- bela imagem legendária
do eterno charme do Sul.
ANTÔNIO AUGUSTO DE ASSIS – Maringá/PR

“O homem foi por Deus criado
à Sua imagem”... somente.
Deus o fez capacitado
para um viver plenamente.
MARIA DA CONCEIÇÃO FAGUNDES – Curitiba/PR

A saudade, qual miragem,
vendo o meu deserto triste,
insiste em mostrar a imagem
de um bem que não mais existe.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR

Meu coração, “paparazzo”,
guardou imagens tão belas,
que mesmo as sombras do ocaso
são manhãs, ao lado delas.
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR

TROVAS HUMORÍSTICAS –

Tema “PIJAMA”

VENCEDORES

Diz a zebrinha ao zebrão,
sacolejando na grama:
- E que tal, meu bonitão,
triramos logo o pijama?...
ANTÔNIO AUGUSTO DE ASSIS – Maringá/PR

Primeira noite... Pijama,
camisola de babado...
Ela, acordada na cama,
tudo o mais... “desacordado”!
LUCÍLIA A. T. DECARLI – Bandeirantes/PR

Quando, ao zoológico, vai
o piá, vê a zebra e exclama,
chamando a atenção do pai:
- Quem pôs, no burro, um pijama?
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH – Curitiba/PR

Com seu pijama listrado,
a sogra vai ao quintal...
E o genro, todo apressado,
prende a “zebra” no curral!
MARIA LÚCIA DALOCE – Bandeirantes/PR

Teve um infarto, na cama,
a noiva, que é tão frajola,
ao ver que, em vez do pijama,
o noivo pôs camisola!
MAURÍCIO N. FRIEDRICH – Curitiba/PR

MENÇÃO HONROSA

Faz frio e Eva reclama,
questionando a Criação:
“Ó Deus, invente o pijama,
que eu dispenso o tal Adão!”
GERSON CESAR SOUZA – São Mateus do Sul - PR

Chega o marido com medo,
põe o pijama, quietinho.
E a mulher: - Ainda é cedo,
volte pra cama, benzinho!
MARIA APARECIDA PIRES – Curitiba/PR

Meu pijama... sem botão,
fez sucesso, no passado;
mas se as coisas vêm... e vão,
hoje dorme abotoado!!!
NEIDE ROCHA PORTUGAL – Bandeirantes/PR

Depois que se aposentou,
seu pijama é só frangalho,
pois nunca mais o tirou,
para não lhe dar trabalho.
VANDA ALVES DA SILVA – Curitiba/PR

Celular ao pé do ouvido,
nem ouve se alguém o chama,
de tal modo distraído...
vai trabalhar de pijama!
VANDA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba, PR

MENÇÃO ESPECIAL

- Que será que o meu pijama
quer com a tua camisola?...
- O mesmo que nós na cama,
quando a gente deita e rola!...
ANTÔNIO AUGUSTO DE ASSIS – Maringá/ PR

O noivo, muito acanhado,
de noite ele fez um drama...
Teve de dormir pelado,
pois esqueceu o pijama.
ISTELA MARINA GOTELIPE LIMA – Bandeirantes/ PR

Preocupado com ladrão,
assustado, em sua cama,
trancou tudo, até o portão...
e acordou sem o pijama.
NEI GARCEZ – Curitiba/ PR

Dois pijamas lamentando
as suas vidas em vão:
- Começa assim, desbotando,
e depois... pano de chão!
NEIDE ROCHA PORTUGAL –Bandeirantes/PR

- Hoje é domingo, benzinha,
ovos mexidos na cama...
E a mulher, assanhadinha:
- Mexo, sim, mas sem pijama.
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR

Âmbito Regional

ESTUDANTIL

Tema: ÁGUA

Se esta água nós sujamos,
De sede vamos morrer.
Pois ainda não pensamos
Que os bisnetos vão sofrer.
ALENCAR DOS SANTOS VIEIRA – 6a. Série do Ensino Fundamental
Escola Municipal Albert Schwettzer

A torneira está pingando?
Então é melhor fechar.
Pouco a pouco se esgotando…
A água pode até acabar.
ALINE OLIVEIRA – 2o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

É lindo vê-la na areia,
saindo da água do mar,
parecendo uma sereia…
Até fez-me apaixonar.
ALISSA CRISTINA CARNEIRO – 3o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

A água da chuva é tão bela,
que faz a gente feliz,
recebendo, na janela,
Um pinguinho no nariz.
GUSTAVO GUIMARÃES – 3o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

É desperdiçando as águas,
muitas vezes sem pensar,
que passamos pelas mágoas
de ver a fonte secar.
GUSTAVO GUIMARÃES – 3o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

Água, coisa essencial,
Que rima com “perfeição”.
E seu uso racional
rima com “preservação”.
HIGOR ALEXANDRE PADILHA LIMA – 6a. Série Ensino Fundamental
Escola Municipal Albert Schwettzer

As águas pedem ajuda,
pois existe solução.
Por favor, alguém acuda
a nossa grande nação!
JULIANE SALES – 3o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

Fiz um verso diferente,
com meu olhar cheio d’água…
Quis mostrar a toda a gente
Meu peito cheio de mágoa.
LILIAN J. CARVALHO – 3o. Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Prof. Alcyone M. Castro Vellozo

Se a água acabar um dia,
todos nós vamos chorar.
Para manter a alegria,
vou mesmo dela cuidar.
POLIANA CELINE DE ALMEIDA – 5a. Série do Ensino Fundamental
Escola Municipal Albert Schwettzer

Gente, plantas, animais…
água de todos. Direito!
Seres vivos, tão iguais,
Em equilíbrio perfeito.
RAFAELLA CRISTINE DE S. LOPES – 6a. Série do Ensino Fundamental
Escola Municipal Albert Schwettzer

A água vira vapor,
e fez as nuvens também.
O sol, trazendo calor…
é a chuva que logo vem.
VICTÓRIA A. DE ASSIS FRAGOZO – 6a. Série do Ensino Fundamental
Escola Municipal Albert Schwettzer


As trovas de Âmbito Internacional divulgarei amanhã, terça-feira.
---------------
Fontes:
- Livreto dos XVI Jogos Florais – Troféu Gladis Tissot – Curitiba 2010.
- Vânia Maria Souza Ennes – Paraná em Trovas. 3a. Edição revisada e ampliada. Curitiba: ABRALI, 2009.

Nenhum comentário: