sábado, 17 de julho de 2010

18 de Julho - Dia do Trovador

O dia 18 de julho é considerado em todo o território nacional, o Dia do Trovador, por ser a data de nascimento de Luiz Otávio, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores. Luiz Otávio era o pseudônimo usado por Gilson de Castro, cirurgião dentista nascido no Rio de Janeiro em 1916 e falecido em Santos em 1977. Foi ele, na década de cinqüenta que deu um grande impulso à trova, divulgando-a, maciçamente, no rádio, nas revistas e nos jornais, culminando com o lançamento do livro "Meus Irmãos, os Trovadores", em 1956. Este livro que reuniu 2.000 trovas de autores diversos pode ser considerado como marco inicial do movimento dos atuais trovadores. Em 1960, contando com a colaboração de J. G. de Araújo Jorge, Luiz Otávio lançou os I Jogos Florais de Nova Friburgo, iniciativa que se espalhou por todo o território brasileiro e ainda hoje e a principal forma de divulgação da trova no Brasil. Com os Jogos Florais multiplicaram-se os trovadores a tal ponto que para melhor congrega-los foi fundada em 1966 a União Brasileira de Trovadores. E é desta UBT que partem as principais comemorações do 18 de julho. Praticamente todas as seções e delegacias criam formas para tais celebrações como reuniões festivas, palestras, almoços ou jantares de confraternização, lançamento de livros, concursos de trovas, etc. O dia 18 de julho se transformou, por força de lei, no Dia do Trovador em dezenas de municípios por todo o Brasil e em alguns estados da federação.
 A Trova não morre nunca, Retempera a humanidade E vence a tristeza adunca, Alegrando a mocidade! Apollo Taborda França A trova é gota de pranto que cai dos olhos de alguém e por alguém chorou tanto que nem mais lágrima tem. Antonio Salomão Sete sílabas por cima Com idéia sempre nova, E cadência, boa rima, Numa quadra… a bela Trova! Apollo Taborda França A trova pra ser bonita tal qual filhinha dileta: traz sempre o laço de fita da inspiração do poeta! Joaquim Carvalho Sou trovador, tenho senso Da importância da poesia: Encerra tudo o que penso, Realidade e fantasia! Apollo Taborda França Há trovas que o vento leva; outras, o vento desfaz… Mas, as minhas, sem reserva são trovas que o vento traz. Maria Nicolas Uma Trova pra ser boa, Expressiva, universal, Na mensagem apregoa A cultura e a moral! Apollo Taborda França Dia dezoito de julho, é dia do trovador. Eu faço trovas - me orgulho, pois as faço com amor. HLuna Canta, canta, trovador e promove a festança, convidando com amor todo mundo para a dança. Ana Maria Gazzaneo E desse dia festivo eu venho participar, pois das trovas sou cativo: não sei ficar sem trovar. Mário Roberto Guimarães Da poesia fiz meu canto, do meu canto a alegria! Fiz meus versos com amor, a canção do trovador. Maurélio Machado Trova é cantiga bonita, nascida do coração! Dessa inspiração bendita vertida em linda canção. Zélia Nicolodi A minha vida é uma Trova, trova de ilusão perdida, pois a vida é grande prova, que prova a Trova da vida! Gislaine Canalles Trovador, qual o motivo desse teu mundo risonho? O segredo é porque vivo envolvido no meu sonho! Pedro Viana Filho Nesta casa tão singela Onde mora um Trovador É a mulher que manda nela Porém nos dois manda o amor. Clério José Borges Ó linda trova perfeita, que nos dá tanto prazer, tão fácil, - depois de feita, tão difícil de fazer.” Adelmar Tavares "A trova tomou-me inteiro! tão amada e repetida, agora traça o roteiro das horas de minha vida." Luiz Otávio No simples fazer da trova A Poesia tem valor. E o poeta tem a prova Que, se trova, é por amor! Luiz Carlos Lemos "Trovador, grande que seja, tem esta mágoa a esconder: a trova que mais deseja jamais consegue escrever ... “ Luiz Otavio Quando nasce a boa trova O coração está cheio Do amor que sempre renova O homem, para o seu meio!... Luiz Carlos Lemos Por estar na solidão, tu de mim não tenhas dó. Co trovas no coração, eu nunca me sinto só.” Luiz Otavio Trovando, deixa pegadas Que outros podem seguir. Porque as pedras, paradas, Não têm razão pra sorrir! Luiz Carlos Lemos "Pelo tamanho não deves medir valor de ninguém. Sendo quatro versos breves como a trova nos faz bem. Luiz Otávio É dia do trovador, sonhando a sua dama. Faz poesia e amor, rosa vermelha lhe chama… António Zumaia Tão simples, as trovas são cantigas com que a alma expande tudo que há no coração do poeta - um menino grande. J. G. de Araújo Jorge Tudo é trova: a flor, a onda, a nuvem, que passa ao léo... E a lua... trova redonda que a noite canta no céu! J. G. de Araújo Jorge Cartilhas do coração, onde o povo se inicia, os livros de trovas são um ABC de poesia! J. G. de Araújo Jorge A trova, conta de um canto, poça d'água sobre o chão - tão pequenina, e entretanto, reflete toda a amplidão! J. G. de Araújo Jorge A trova é como uma conta de um rosário multicor, é a cantiga que desponta do peito de um trovador. J. G. de Araújo Jorge Pequeninas e redondas as trovas são contas, são como as cantigas das ondas que se espraiam no coração. J. G. de Araújo Jorge Uma quadrinha é uma cova, onde a poesia é uma flor, por isso é que numa trova vou sepultar este amor. J. G. de Araújo Jorge Quis tornar-me um trovador para dizer que ela é minha, mas tudo em vão, meu amor não coube numa quadrinha. J. G. de Araújo Jorge

Nenhum comentário: