sexta-feira, 9 de julho de 2010

Concursos da UBT São Paulo - Versão 2010


CONCURSO NACIONAL /INTERNACIONAL

Tema: FEITIÇO

Âmbito Nacional: VENCEDORES

Feiticeiro sem magia
ou bruxo sem qualidade,
eu não aprendo a alquimia
da poção “Felicidade”!

ARLINDO TADEU HAGEN
Belo Horizonte – MG

Para ter o compromisso
do amor de certa mulher,
eu, que não creio em feitiço
faço o feitiço que houver!
ARLINDO TADEU HAGEN
Belo Horizonte – MG

Facilmente me dominas,
bastando apenas piscar...
- É o feitiço das meninas
que brincam no teu olhar!
A. A. DE ASSIS
Maringá – PR

Nem mesmo o sol nos desperta
do feitiço sem pudor,
que nos envolve e acoberta
nas madrugadas de amor!
ÉLEN DE NOVAIS FÉLIX
Niterói – RJ

Por teu feitiço ou magia,
mesmo sabendo quem és,
troquei a minha alforria
e fui escravo a teus pés...
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru – SP

Noel, em tarde tranquila,
compondo um samba sutil,
fez o Feitiço da Vila
enfeitiçar o Brasil!...
HERMOCLYDES SIQUEIRA FRANCO
Rio de Janeiro – RJ

Do teu feitiço um cativo,
por livre-arbítrio me fiz;
mas juro por Deus que vivo
num cativeiro feliz!
JOSÉ TAVARES DE LIMA
Juiz de Fora – MG

Aos erros, não fique omisso,
nem tente aos outros culpar:
- a pedra não faz feitiço
para a gente tropeçar!
NEIDE ROCHA PORTUGAL
Bandeirantes – PR

Desprezei-te, fui omisso,
quis um “caso” passageiro...
Mas o Amor fez o feitiço
virar contra o feiticeiro!
RENATO ALVES
Rio de Janeiro – RJ

Quando o amor se distancia
e o sonho fica apagado,
não há feitiço ou magia
que salve o encanto quebrado...
THEREZA COSTA VAL
Belo Horizonte – MG

Tens tal feitiço no olhar
que, em nosso adeus, por encanto,
foram gotas de luar
que escorreram do teu pranto!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte – MG

Tema: FEITIÇO

Âmbito Internacional: VENCEDORES

Feitiço do feiticeiro
cura todas as “mésinhas”,
se não for um trapaceiro,
cura as tuas, mais as minhas...
ANTÓNIO DOS SANTOS BOAVIDA PINHEIRO
Lisboa – Portugal

Todo o pobre sabe bem
como dobrar vencimentos;
feitiço é viver com cem
e precisar de duzentos.
ANTÓNIO JOSÉ BARRADAS BARROSO
Parede – Portugal

O teu olhar feiticeiro,
quando se cruzou com o meu,
fez um feitiço certeiro
que o meu coração prendeu.
EMILIA PEÑALBA DE ALMEIDA ESTEVES
Porto - Portugal
CONCURSO ASSINANTES DO “INFORMATIVO”

Tema: DESEJO

Âmbito Nacional: VENCEDORES

Um contraste eu sempre vejo
neste teu beijo febril
pois ao matar um desejo
eu ressuscito outros mil!
ARLINDO TADEU HAGEN
Belo Horizonte – MG

Você voltou e hoje eu vejo
que o meu abraço de então
foi muito mais de desejo
do que, de fato, perdão!
ARLINDO TADEU HAGEN
Belo Horizonte – MG

São meus desejos sedentos
fantoches do coração
se movendo ao movimentos
das linhas da tua mão!
ARLINDO TADEU HAGEN
Belo Horizonte – MG

O amor é perene chama,
desejo, só a posse almeja...
Quem deseja, às vezes ama,
porém, quem ama... deseja!
ÉLBEA PRISCILA DE SOUSA E SILVA
Caçapava – SP

Quando me dizes, sem pejos,
sensual em demasia,
que és um rio de desejos...
Ser teu mar... Como eu queria!
JOSÉ TAVARES DE LIMA
Juiz de Fora – MG

“Tenta esquecê-la”... Alguém fala.
O meu desejo, porém,
de algum dia conquistá-la,
não ouve a voz de ninguém!...
JOSÉ TAVARES DE LIMA
Juiz de Fora – MG

Alta noite e tu não vinhas...
Em desejos, só, no leito,
estrelas eram tachinhas
martirizando o meu peito.
MOACYR FIGUEIREDO
Florianópolis – SC

De que vale eu ficar mudo,
os desejos sufocar,
se os meus olhos dizem tudo
quando encontram teu olhar.
MOACYR FIGUEIREDO
Florianópolis – SC

Na madrugada, em teus braços,
o nosso amor se faz pleno.
E o desejo, com seus laços,
torna este mundo pequeno.
RELVA DO EGYPTO REZENDE SILVEIRA
Belo Horizonte – MG

Se o desejo me arrebata,
preceitos são esquecidos:
vivo paixão insensata
na linguagem dos sentidos.
RELVA DO EGYPTO REZENDE SILVEIRA
Belo Horizonte – MG

Quando o desejo desponta
e a razão tenta se opor,
eu brinco de faz de conta
e levo em frente esse amor!
RITA MARCIANO MOURÃO
Ribeirão Preto - SP

Não malogre o seu desejo...
Nem pense que é uma vergonha,
pois é nas asas de um beijo
que chega à lua... quem sonha!
ROBERTO RESENDE VILELA
Pouso Alegre – MG

O fascínio antigo existe
nesse amor que não tem prazo
e o desejo em nós persiste,
sem limite e sem ocaso...
THEREZA COSTA VAL
Belo Horizonte – MG

Na espera há doces demoras,
quando eu desejo te ver.
O relógio, ao som das horas,
solfeja, em vez de bater...
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba – PR

Que bom seria um enlace
entre a mente e o coração:
o que a gente desejasse
também quisesse a razão!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte – MG

Tema: DESEJO

Âmbito Internacional: HOMENAGEM

Um desejo bem guardado
trago dentro do meu peito:
o de ser só bem amado
pelo bem que eu tiver feito.
DOMINGOS FREIRE CARDOSO
Ílhavo – Portugal
CONCURSO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO - SP

Tema: ORVALHO

Âmbito: VETERANOS

De manhã, se a vista espalho
para olhar coisas mimosas,
vejo pérolas de orvalho
sobre as pétalas das rosas...
ANALICE FEITOZA DE LIMA

Ela do trem me acenando,
secava os olhos morenos,
enquanto os meus orvalhando,
já não viam seus acenos!
CAMPOS SALES

Uma gotinha de orvalho...
E o poeta percebeu
que era lágrima do galho
chorando a flor que morreu!
CAMPOS SALES

Pai, abençoa meu filho
que pelas drogas foi morto;
o orvalho não perde o brilho
nas folhas de um galho torto!
CAMPOS SALES

Manhã de inverno, gelada,
e, em ação, se põe o orvalho,
criando falsa florada
na ponta seca de um galho...
DARLY O. BARROS

Oh! minha mãe, quando eu falho,
tua lágrima rolada,
é qual pérola de orvalho
sobre a rosa machucada!...
DOMITILLA BORGES BELTRAME

Cai o orvalho, de mansinho,
nesta aridez do sertão...
e o povo aceita o carinho
que ameniza a insolação!
GIVA DA ROCHA

Seria a vida mais doce
e as dores bem mais amenas,
se toda lágrima fosse
um pingo de orvalho apenas...
JAIME PINA DA SILVEIRA

Gota de sonho e magia,
sopro de um anjo... tão leve...
orvalho, suave poesia,
que a noite, inspirada, escreve.
MARIA HELENA CALAZANS MACHADO DUARTE

Hora do adeus... sutilmente,
eu disfarço o meu desgosto,
quando o orvalho, gentilmente,
lava a lágrima do rosto!...
MARILUCIA REZENDE

A madrugada encontrou
um pobre e triste espantalho
e, comovida, o enfeitou
com ricos cristais de orvalho.
MARINA BRUNA

Se, a foto, o orvalho umedece
- depois que o amor teve fim –
à minha ilusão parece
que ainda choras... por mim!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

À noite, se estou contigo
e o sereno a rede orvalha,
em teus braços eu me abrigo
e o teu amor... me agasalha!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

Faze o bem, mesmo a quem falha
ao cruzar os teus caminhos...
Repara que Deus orvalha
as rosas e os seus espinhos.
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
Tema: ORVALHO

Âmbito: NOVOS TROVADORES

Sentado naquela praça,
enquanto o sono não vem,
sinto que o orvalho me abraça
e me faz lembrar de alguém.
EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO

Não sei se é lenda ou verdade
que Cristo se entristeceu,
chorou pela humanidade
e assim o orvalho nasceu.
EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO

A gotícula de orvalho
congelada, fragilmente,
enfeita o velho carvalho
qual diáfano pingente...
J. B. XAVIER

Vendo o orvalho na campina,
enfeitando a madrugada,
pude ver a mão divina
sobre a noite enluarada...
J. B. XAVIER

Vai-se embora todo o orvalho
com o sol esfuziante,
deixando o velho carvalho
sem um único diamante...
MARIA DE LOURDES PAIVA REIS

Orvalho, brilho de prata
sob a densa luz da lua,
que em solene passeata
faz espelho em minha rua...
MARIA DE LOURDES PAIVA REIS

Condoído, o sol, tão doce
secou a folha da flor,
pensando que o orvalho fosse
uma lágrima de amor...
MARIA DE LOURDES PAIVA REIS

Grande Noel, ao compor,
atento no seu trabalho,
pingava gotas de amor
até nas gotas do orvalho.
WALDIR GERSON GRANZOTTI

Quando há seca em nossa roça,
pedimos em oração,
que, ao menos, o orvalho possa
vir molhar o nosso chão.
YEDDA MAIA RAMOS PATRÍCIO

A quem cultiva um jardim
a natureza lhe ensina:
se a estiagem não tem fim,
orvalho é bênção divina.
YEDDA MAIA RAMOS PATRÍCIO

Os teus olhos, orvalhados
pela emoção do momento,
são dois sóis iluminados
pela luz do sentimento!
YEDDA MAIA RAMOS PATRÍCIO
CONCURSO HUMORÍSTICO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO - SP

Tema: APITO

Âmbito: VETERANOS E NOVOS TROVADORES


Sempre que o noturno apita,
rangendo nos velhos trilhos,
desperta o marido e a Dita,
que vão aumentando os filhos...
CAMPOS SALES

Casal novo, bom de cria,
trinta meses, três nenéns!
É que havia a ferrovia
e ouvia o apito dos trens...
DIVENEI BOSELI

Num elevador lotado,
um som cavo, muito agito
e um guarda ruborizado:
“foi descontrole... do apito”.
EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO

“Apitando” mais que flauta,
- e com sonora potência -,
O Zé nem olha na pauta,
Vai de cor... na “flautulência”!
HÉRON PATRÍCIO

- Mas, “seu” guarda, por favor,
ao apito obedeci.
Culpado é o muro, senhor,
que não deu ré... e eu bati!!!
MARIA HELENA CALAZANS MACHADO DUARTE

Engoliu o seu apito
durante um jogo agitado...
Agora, o juiz aflito,
apita do lado errado!!!...
MARILUCIA REZENDE

- Apite se alguém chegar!
Pediu o amante vaidoso...
Mal podia imaginar,
que o vigilante era o esposo!!!...
MARILUCIA REZENDE

Escuta o apito e pergunta:
- Eu entrei na contramão?
Não, não, diz o guarda... e ajunta:
- Vai entrar é no talão!
MARISA RODRIGUES FONTALVA

Diz que é soprano... e padece
com muito cristal quebrado,
pois sua voz mais parece
apito desafinado...
RENATA PACCOLA

Aqueles a quem indago,
- e a resposta não me vem –
Será que apito de gago
a-pi-pi-ta assim tam-bém?
SELMA PATTI SPINELLI

O torcedor se consome!...
E a cada apito infeliz,
se é feito o gol, grita o nome
que é dado... à mãe do juiz!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

Fonte:
http://www.ubtsp.com.br/page5.aspx

Nenhum comentário: