domingo, 24 de outubro de 2010

Workshop "Técnicas para Escrever Ficção"


Onde e quando: Salvador - 27/11/2010 (sábado - 09:00/18:00), Recife - 04/12/2010 (sábado - 09:00/18:00), São Paulo - 11/12/2010 (sábado - 09:00/18:00), Rio de Janeiro - 15/01/2010 (sábado - 09:00/18:00).

Quem: Julio Rocha (escritor)

Informações: www.jrocha.com.br/workshop

VAGAS LIMITADAS.

Após o lançamento de Teia Negra, surgiu a idéia de publicar uma newsletter com dicas para escritores de ficção. Logo de cara, foi um sucesso. Milhares de pessoas se interessaram e as dicas tornaram-se um sucesso de público e crítica. Isso me ajudou a vender livros e, principalmente, demonstrou a carência de informações sobre como escrever e publicar trabalhos de ficção aqui no Brasil. Quando as dicas atingiram um número de leitores estimado em mais de 100.000 pessoas, percebi que podia fazer algo mais, surgindo a idéia do workshop. Durante o workshop, tenho a oportunidade de transmitir conhecimento de uma forma muito mais efetiva e personalizada, ajudando escritores ou candidatos a escritores a agregarem as poderosas técnicas utilizadas pelos grandes autores ao seu talento e estilo. Sendo estes últimos pessoais e intransferíveis.

O conteúdo do workshop é ministrado em 8 horas de teoria e prática através de exercícios monitorados. Na semana seguinte, são oferecidas consultas individuais por e-mail (ilimitadas) para dúvidas e reforço do aprendizado.

O workshop trata dos seguintes tópicos principais:

Como Escrever as Primeiras Linhas
é muito bom quando sentamos em frente ao teclado e começamos a escrever imediatamente. As idéias parecem surgir como mágica em nossa mente e conseguimos progredir bastante em um curto espaço de tempo. Pena que isso não acontece todos os dias, pelo menos para a maioria de nós. E quando a inspiração não aparece, o que fazer?

Como Escrever um Bom Início
Você já reparou como um livro é analisado por um possível comprador em uma livraria? Ele olha a capa, lê a sinopse no verso e procura por informações nas orelhas. Além disso, na maioria das vezes, o leitor lê as primeiras páginas e toma sua decisão de ficar ou não com o livro com base no início da história! O papel do primeiro capítulo ou prólogo é fazer com que o leitor tenha vontade de continuar lendo.

Como Descrever Personagens, Locais e Objetos
Este costuma ser um ponto em que o escritor torna-se superficial demais ou acaba exagerando nas descrições e deixa o leitor cansado e desanimado com a leitura. Bom, encontrar um meio termo nem sempre é fácil, mas temos algumas coisas para levar em conta antes de descrever um local, um objeto ou personagem.

Como Estabelecer o Ponto de Vista
Este é um tópico muito importante para quem escreve romances ou textos que exigem a definição de um ponto de referência através do qual a cena que está sendo narrada irá ser filtrada. Ponto de vista, mais conhecido como POV (Point of View), quando não usado corretamente pode deixar o leitor confuso e tornar a leitura cansativa.

Como Escrever Diálogos
Aqui é que seus personagens ganham vida. é através dos diálogos que o leitor se aproxima do personagem e interage com ele mais intensamente. Um bom escritor deve saber como escrever um diálogo verdadeiro e compatível com os personagens e a com a trama.

Como Construir Personagens
Toda história tem ao menos um personagem. Pode ser uma pessoa, um animal, uma planta ou um objeto qualquer, mas ele sempre estará lá. é o personagem que trás vida para um livro. Faz rir, chorar, amar, respirar... Se você quiser contar uma boa história, terá que construir bons personagens.

Como Despertar Emoções
Você já ficou, alguma vez, com lágrimas nos olhos enquanto lia um livro? Creio que a maioria de nós já experimentou essa sensação de sofrimento diante de acontecimentos que envolvem os personagens de uma história. O principal motivo que leva o leitor a derramar lágrimas com o que está lendo é o seu vínculo com o personagem. Como criar este vínculo? Como fazer seu leitor chorar, rir e se apaixonar?

E ainda:
Como Escrever Finais, Como Escrever Lutas e Combates, Como Escrever Cenas de Sexo, Como Escrever Cenas de Suspense, Como Revisar seus Textos e Como Publicar Seus Trabalhos.

Acesse o site e assine a newsletter
"Dicas para Escrever Ficção": http://www.jrocha.com.br/
E siga as novidades pelo Twitter: http://twitter.com/juliowriter

Fonte:
Julio Rocha

Nenhum comentário: