domingo, 14 de novembro de 2010

Roberto Pinheiro Acruche (Meus Poemas n. 6)


ESPELHO MEU

Olho o meu rosto refletido no espelho
e pergunto: Quem é você?
-Já vi você antes!... No entanto esqueci-me de perguntar quem é você!
Mas agora, vejo-lhe aparentemente diferente;
o que lhe fez mudar?
-O tempo, o vento, os dias, as noites, os sonhos, as fantasias, os amores, as paixões, as desilusões?
Quem fez estas rugas em seu rosto,
este semblante cansado?
Onde estão o sorriso e o brilho dos seus olhos?
Diga-me, quem é você?
Abra a sua alma, exponha, escancara, mostra o que tem por dentro.
Diga-me, o que fazes aqui?
Por que vieste?
Pra onde irás?
Sem respostas, afastei-me do espelho!

A NATUREZA

Mares, rios, lagos, montanhas,
árvores, animais...
Um conjunto de forças ativas
em todo o universo.
Um fenômeno energético
de potência descomunal.
Maravilha paisagística,
multicolorida,
ricamente pluralizada
capaz de produzir efeitos visuais
extraordinários,
indescritíveis pela palavra humana.
Agente da vida e ocasionadora
da morte.
Alegre, radiante, albina,
esplêndida, fulgurante...
DIVINA!

APÊLO

Mestre, não me abandone,
como preciso de Ti.
Não me deixes tão sozinho,
não me esqueça aqui...

Segure a minha mão,
quero andar com firmeza.
Entre no meu coração,
tire de mim a tristeza.

Quando meu dia chegar,
permita agora rogar,
tenha de mim compaixão...
Acolha a minha alma,
perdoa-me por vacilar,
doa-me a salvação.

DESEJO

Hoje senti uma vontade enorme
de falar com Deus!
Queria lhe dizer algo especial,
algo maravilhoso e não banal.

Pensei escrever um poema,
mas qual seria o tema?

Pensei escrever sobre a minha vida...
Mas o que interessaria a Deus
se a minha própria história está esquecida...

Falar do futuro, coisas do mundo,
do céu, da terra, do mar...
Mas o que falar?

Acabei por perceber
que falar com Deus
não basta querer.
Nem necessariamente soltar a voz
ou mesmo escrever...

Para falar com Deus
basta lhe entregar a alma,
lhe abrir o coração...
Ainda que em total silêncio!

PASSARADA

Gorjeia Passarada,
acorda a minh’alma
com o seu cantar.
Faça vibrar o meu coração
com a sonoridade do seu canto;
traduza a letra dessa melodia
de beleza incomparável;
quero entender a sua canção
e também poder cantar.
Gorjeia Passarada,
deixa a minh’alma encantada
com essa alvorada sonora
que traduz nessa hora
a melodia inigualável
que surge do seu cântico.
Gorjeia passarada...

Fonte:
O Autor

Nenhum comentário: