segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Clenir Lima Neves Ribeiro (Trovas que eu Faço Sonhando)


Brigamos... e mesmo tensa
renovei minha proposta...
Como dói, se a indiferença
traz em silêncio a resposta!

Quem num gesto de humildade
Planta o bem e não se cansa,
Na colheita da bondade
Enche o mundo de esperança

Disseste adeus... E o tormento
Na hora da despedida,
Foi sentir que, num momento,
Te perdi por toda vida !...

Mantém a calma querido
E não fique assim tristonho
Depois de um sonho perdido
Sempre se encontra outro sonho.

Quanta tristeza me invade
Nesta vida amargurada.
- Eu quero sentir saudade
Sem ter saudade de nada,

Se o rumo de minha vida
É estreito e sem espaço,
Eu sempre encontro saída
No caminho dos teus braços!...

Depois de tantos fracassos,
Na insônia tento encontrar
Algum espaço em teus braços,
Para eu dormir e sonhar !...

Mais triste que a despedida
Foi sentir nos braços teus
Que o " Depois " de minha vida
Carregaste nesse adeus !

O vento sopra tristonho,
Na solidão que me invade...
- Transforma brisas de sonho
Em vendavais de saudade...

Que importa a minha ansiedade
Desta constante lembrança!
- Meu " agora " é de saudade...
- Meu " depois" é de esperança!...

Voa a pipa em céu deserto...
Lembro o meu tempo á distância...
E esse céu era tão perto
Da rua de minha infância...

Minhas noites tem mais brilho,
Não importa meus fracassos...
- Quando acalanto meu filho
Eu sinto a vida em meus braços.

- Sorri a frágil criança
E o seu olhar reluzente,
E a própria luz da esperança
Num pedacinho de gente

Pobre espantalho!... Nem viste
Que a mais triste solidão,
É ver um pássaro triste
Nas palhas de tua mão!..

Não guardo mágoas querida
Sem revolta caminhando
Faço versos pela vida
Porque estou sempre sonhando!

Tu dizes que não me queres,
Eu venço os dias tristonhos
Porque sei que entre as mulheres
- Sou senhora dos teus sonhos'.

No momento da partida,
Disfarço, sei que é preciso...
Falsa alegria da vida,
Que vem por traz de um sorriso !...

Chega a tarde e há nostalgia
Nesta angústia desmedida...
- Que importa o nascer do dia ?
Tudo é tarde em minha vida...

É tanta dor que me invade
Com esta sua demora,
Que ao chegar, minha saudade
Há muito já foi embora.

Partiste... E em meio à lembrança
A saudade continua
Pondo luzes de esperança
Nos postes de minha rua !

Nem precisas mais voltar...
Em meu refúgio tristonho,
Envelheci de esperar...
E mais velho está meu sonho!...

Vendo a espera angustiante,
O meu relógio, sem graça,
Vai mostrando o teu semblante
Em cada instante que passa !...

Mesmo no dia tristonho
Minha esperança mantenho,
Porque nas horas que sonho
Bendigo as horas que tenho.

Foi longa a espera sofrida
Ficaste pouco, eu lamento,
Mas valeu por toda vida
Ser feliz por um momento

Fui pobre quando criança,
Mas nos meus dias risonhos,
Eu me vesti de esperança
Com retalhinhos de sonhos

Tendo a esperança por perto,
Procuro, desde menino,
Caminhar em passo certo,
Mas tropeço em meu destino !

Não me importo se demoras,
Quando a tristeza me invade;
Para que contar as horas
Se já não sinto saudade ?...

Os meus sonhos já morreram
Na vida longa e cansada,
E dentro de mim nasceram
Amanhãs cheios de nada...

Bendita mão calejada
Que trabalha a plantação
E sem colher quase nada
Planta esperanças no chão.

Sou velho, que, em minha andança,
Tenho sonhos de menino...
- E enquanto houver esperança,
Abençôo o meu destino

Se falta um sonho perdido,
No dia a dia tristonho,
Eu não me dou por vencido
E te encontro em outro sonho...

Vais ficar... Por mais que eu tente
O teu desprezo me assalta...
Quanto mais estás presente,
Mais eu sinto a tua falta !

Essa espera me angustia...
E sem ter com o que sonhar,
Vou morrendo a cada dia ! ...
Vivendo só de esperar !...

Vais voltar !... Quem sabe o dia ?
- Entre promessa e saudade,
Vou vivendo de agonia
E morrendo de ansiedade.

Pior é a dor que me assalta
Neste momento de adeus
Pois além de tua falta,
Eu sinto a falta de Deus !

Num devaneio tristonho,
Depois de tantos fracassos,
Eu abraço qualquer sonho
Para alcançar os teus braços !...

Neste amor desencontrado,
Busquei, em vão ser feliz...
- Eu quis ficar ao teu lado,
Mas o destino não quis...

Fonte:
UBT Juiz de Fora

Nenhum comentário: