domingo, 20 de março de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 158 a 160)

A partir de 21 de março, a trova do dia de Ademar estará na imagem
Mensagens Poéticas n. 160 (20 de março)

Uma Trova Nacional
Aquela rede que um dia
foi nosso ninho perfeito,
hoje balança vazia
na varanda do meu peito.
– FRANCISCO JOSÉ PESSOA/CE –

Uma Trova Potiguar
Nosso casebre, é de palha
de pau-a-pique a parede.
O amor que aqui se agasalha,
dorme comigo na rede!
– PROF. GARCIA/RN –

Uma Trova Premiada

2000 > Barra do Piraí/RJ
Tema > VARANDA > Menção Honrosa

Nossa casa avarandada,
de sonhos e luzes cheia,
hoje é varanda fechada
onde a saudade passeia!
– EDUARDO A. TOLEDO/MG –

Uma Trova de Ademar
Quer saber por onde anda
a saudade adormecida?
Procure lá na varanda,
naquela rede estendida...
– ADEMAR MACEDO/RN –

...E Suas Trovas Ficaram
A saudade às vezes fala,
e até grita - quem diria? -
quando a rede, a sós, se embala
numa varanda vazia.
– MIGUEL RUSSOWSKY/SC –

Simplesmente Poesia

– Diniz Vitorino/PB –
POETA-PINTOR.

Como músico compus hinos singelos
sobre o palco das belas alvoradas,
pintei príncipes dourados e fiz fadas
passeando em varandas de castelos,
terminei, fui olhar os quadros belos,
fitei todos os perfis esculturais,
as imagens ficaram tão reais
que eu mandei uma andar e ela andou,
sou o músico e poeta que pintou
o mais belo dos quadros naturais.

Estrofe do Dia

Sem direito a coberta cama ou rede,
lava o rosto com gotas de neblina,
quando não ta dormindo numa esquina
ta deitado num canto de parede;
passa a noite de sono, fome e sede,
muitas vezes na rua anda despido
pela falta de um resto de tecido
que o lojista negou, mas tem guardado;
ajudar o menor abandonado
é dever que precisa ser cumprido.
– JOÃO PARAIBANO/PB –

Soneto do Dia

– Francisco Macedo/RN –
UM BULE, UMA SAUDADE!

Ontem eu retornei ao meu passado,
e fui, pela saudade que sentia.
Pude rever com certa nostalgia,
um bule de café mal adoçado.

Esperava o meu pai do seu roçado,
mas, meu pai, com certeza, não viria,
pela janela aberta inda se via
os seus rastros, no chão, por ele amado.

Eu mesmo o vi partir no amanhecer,
naquela rede velha de um sofrer,
por homens que sorriam, sem maldade.

Na rede, no seu último caminho,
velho bule encardido, ali sozinho,
amargando o café desta saudade.

Mensagens Poéticas n. 159 (19 de março)

Uma Trova Nacional
- O senhor é sedentário?
E a resposta não demora:
- Não doutor, pelo contrário,
bebo água toda hora!”
– PEDRO ORNELLAS/SP –

Uma Trova Potiguar
Uma miserável mosca,
teve trágico destino...
Morreu prensada na rosca
do parafuso suíno.
– DJALMA MOTA/RN –

Uma Trova Premiada

2009 > Bandeirantes/PR
Tema > CHILIQUE > Venc.

Teve um chilique tão forte
que logo tomou vacina
e se mandou para o norte
temendo a gripe sulina...
– RENATA PACCOLA/SP –

Uma Trova de Ademar
Na “Quinta”, eu andei de banda,
nas “Mensagens”, me dei mal:
matei nossa amiga “Vanda”,
mas hoje a torno imortal!...
– ADEMAR MACEDO/RN –
ESSA BRINCADEIRA É QUE EU COLOQUEI UMA TROVA DE VANDA FAGUNDES NO LOCAL DOS QUE “JÁ PARTIRAM”…E ELA ESTÁ CADA VEZ MAIS VIVA E LINDA!!! (Ademar Macedo)

...E Suas Trovas Ficaram
Com um corpo de violino,
com escrúpulos precários,
Dadá, a mulher do Lino,
se tornou extra de vários!
– LAURO SILVA /SP –

Simplesmente Poesia


GLOSA:
Você querendo ser cão,
no inferno é bom demais!

MOTE:
Todo mundo tem função,
mulher? É só o que tem.
Lá se vive muito bem
você querendo ser cão.
“Transar”, lá é devoção,
cada um que transa mais,
os direitos são iguais,
todo cão tem seu emprego,
toda noite tem chamego...
No inferno é bom demais!
– AUGUSTO MACEDO/RN –

Estrofe do Dia

Eu tenho dito e insisto
que casar não é negócio,
pois o desquite e divórcio
é o que mais eu tenho visto,
eu acho que Jesus Cristo
achou melhor o madeiro
do que ser prisioneiro
dos braços de outra cruz;
vou viver como Jesus,
vida boa é de solteiro!
– ZÉ FERREIRA/CE –

Soneto do Dia

Sérgio Augusto Severo/RN –
SONETO EM TOM DE DESCULPAS.
(Para: Landa)

Eu venho aqui pedir o teu Perdão
e te rogar que tenhas paciência,
Amor, eu culpo a minha sonolência,
aos tais efeitos da medicação.

Ao acordar, remédio já na mão,
“Captopryl” eu tenho que engolir,
mal o entorno, vem logo a seguir,
um elemento a mais dessa “poção”.

... E tomo então as “Neo-Nefedipinas”
que me servem (Tu bem imaginas),
como reguladoras da pressão...

Peço perdão, oh Flor do meu Serrado,
quando estiver, em breve, ao teu lado,
controlarei meu sono, Coração!

Mensagens Poéticas n. 158 (18 de março)

Uma Trova Nacional
Que importa ao dono da cova
laje limpa, vela e flor!
É na vida que se prova
em atenções, o amor!
- ELIANA PALMA/PR-

Uma Trova Potiguar
Realiza meu ideal,
aceita minha inclusão,
não no campo social,
mas, neste teu coração!
- FRANCISCO MACEDO/RN -

Uma Trova Premiada

2004 > ATRN-Natal/RN
Tema > TEATRO > 8º Lugar.

Divino é aquele momento
em que a um artista idolatro,
pela expressão e o talento
na ribalta de um teatro!
- EDMAR JAPIASSÚ MAIA/RJ-

Uma Trova de Ademar
Eu tenho a doce impressão
que Deus usando o poder,
pôs luzes de compaixão
na aurora do meu viver.
- ADEMAR MACEDO/RN -

...E Suas Trovas Ficaram
Flerte, romance de olhares
dizendo, em forma elegante,
mil anseios de luares
traduzidos num instante.
- MIGUEL RUSSOWSKY/SC -

Simplesmente Poesia

CHUVA.

MOTE: (Ademar Macedo/RN)
Desde os tempos de Noé
O mundo pôs-se a saber
Que a manga só cai do pé
Porque não sabe descer.

GLOSA: (Gilson Faustino Maia/RJ)

Desde os tempos de Noé
que, de medo, morre o mundo.
Talvez por falta de fé,
esse pavor é profundo.

Hoje existe a previsão,
o mundo pôs-se a saber,
com grande antecipação,
o dia em que vai chover.

Como filhos de Javé,
devemos acreditar
que a manga só cai do pé
quando Ele determinar.

Veja: o vapor ao subir
faz a chuva acontecer,
liquefaz-se pra cair,
porque não sabe descer.

Estrofe do Dia
Dê uma volta no carro da amizade
puxe oitenta quilômetros de amor,
se desvie da estrada do rancor
dê banguela descendo a humildade
e acenda os faróis da caridade,
ilumine a estrada de um irmão,
baixe o vidro da porta e dê com a mão;
esse gesto é tão simples mais conforta:
amizade é a chave que abre a porta
do castelo onde mora o coração.
- ANTONIO FRANCISCO/RN -

Soneto do Dia

– J. G. de Araújo Jorge/AC –
ADORMECER...

Muitas vezes, no silêncio, enquanto a noite desce
e pousa sobre a terra o seu manto dourado
de estrelas, no meu quarto, a sós, abandonado,
não tenho pelo mundo o mínimo interesse...

Mas, não sei bem dizer... dentro em meu peito cresce
um sonho, e, de repente, eu sinto, consolado
que alguém vem para mim, que alguém vem ao meu lado,
e me diz bem baixinho alguma estranha prece...

Então, tomo da pena, e espero calmamente...
Uma noite, porém, me lembro, adormeci
sentindo esse esplendor de um céu que está contente,

e não pus no papel mais que um nome sequer...
E só quando acordei, na folha branca, eu vi
que apenas tinha escrito um nome me mulher...

Fonte:
Ademar Macedo

Nenhum comentário: