quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 185)


Uma Trova Nacional

Não sei viver de saudade...
o tempo nada me diz.
-Mesmo na terceira-idade
sou moça... alegre... e feliz!
–YEDDA MAIA PATRÍCIO/SP–

Uma Trova Potiguar

No trem, a vida é mesquinha.
Pare! Não tema empecilhos.
Não há quem ande na linha
neste planeta sem trilhos.
–MANOEL CAVALCANTE/RN–

Uma Trova Premiada

2003 ; Amparo/SP
Tema : ESTRELA ; M/H

Desconfio que as estrelas
namoram... de forma arisca:
à noite é possível vê-las
num eterno pisca-pisca...
–HÉRON PATRÍCIO/SP–

...E Suas Trovas Ficaram

Na vida sou inquilino...
Meu corpo é casa, de fato!
Meu senhorio destino
um dia rasga o contrato!
–PAULO CESAR OUVERNEY/RJ–

Simplesmente Poesia

–SÔNIA SOBREIRA/RJ–
O Amor

O amor acontece na ternura de um olhar,
no beijo carinhoso e apaixonado,
no mistério de uma noite de luar,
ou nos sonhos que voltam do passado.

No aconchego de um abraço delicado,
no perfume inebriante de um jardim,
nas palavras que trazem um recado
num contexto endereçado para mim.

Nas tardes frias, nas horas dolentes,
nas lembranças trazidas pelo vento,
no sorriso de crianças inocentes,
ou na grandeza de um vero sentimento.

O amor acontece assim, de repente,
chegando de mansinho, tentador.
Nas frases murmuradas suavemente,
ou nas rimas de um poeta sonhador.

Assim, quando o amor acontece entre as almas,
um elo de sonhos fica a envolvê-las.
As noites estreladas são mais calmas,
despetalando as luzes das estrelas.

Estrofe do Dia

Preferi amar na mata
sentindo o cheiro das flores
e escutando os rumores
da queda da catarata,
vendo a lua cor de prata
refletir no tabuleiro,
entre um carinho e um cheiro
perdi do tempo a noção;
o meu motel no sertão
foi um pé de juazeiro.
–ZÉ DE CAZUZA/PB–

Soneto do Dia

–DIAMANTINO FERREIRA/RJ–
Tesouro

Se alguém me perguntasse qual tesouro
eu mais cobiço e tanto mais almejo,
responderia, sem temor, sem pejo:
- o mais valioso – os teus cabelos de ouro...

Se não é meu e para meu desdouro
não conseguir a posse do que almejo,
não vou negar o rútilo lampejo
das esmeraldas de teu rosto louro...

A riqueza do mundo é ilusória...
a que possuis não tem rival na glória
e é bem maior, porque provém do Alto!

Nem minas são rivais de tuas prendas...
Da Roma antiga, as mais formosas lendas
morrem de inveja ante o esplendor que exalto!

Fonte:
Colaboração de Ademar Macedo

Nenhum comentário: