sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 186)


Uma Trova Nacional

Resgatei o meu passado
e a noite outonal de abril
ao ver no espelho embaçado,
a sombra do teu perfil!
–LISETE JOHNSON/RS–

Uma Trova Potiguar

Amor é afeto, é verdade,
entrega, companheirismo...
Tudo junto - e lealdade -
bem dosados com lirismo.
–GONZAGA DA SILVA/RN–

Uma Trova Premiada

1988 - São Paulo/SP
Tema: LIVRO ; M/H

Cada página que é escrita
para o livro de nós dois
diz que é ainda mais bonita
a história que vem depois.
–VANDA FAGUNDES QUEIRÓZ/PR–

...E Suas Trovas Ficaram

Traí no amor... e, depois,
nenhum de nós teve vez...
e o perdão, que era de dois,
foi dividido por três!
–LAVÍNIO G. DE ALMEIDA/RJ–

Simplesmente Poesia

–ZÉ REINALDO/AL–
Ao Meu Filho.

Não me deixes só, meu filho,
sozinho não te deixei.
Quando eras pequenino,
eu ao teu lado fiquei,
agora deves me dar
toda atenção que te dei.

Depressa passou o tempo
roubando todo o meu brilho,
me sinto tão indefeso
que fiz esse trocadilho:
- Ontem eu era o teu pai,
hoje sou como teu filho.

Estrofe do Dia

Relembrando o meu tempo de criança
A saudade tornou-se companheira
Quando alegre, papai ia pra feira
E voltava com as compras na tardança
Eu menino, nutrido de esperança
A espreita de um brinde como agrado
Esperava meu pai todo animado
Quando o carro parava eu já corria
Vou no trem da saudade todo dia
Visitar o lugar que fui criado
–HÉLIO CRISANTO/RN–

Sonetos do Dia

–PROF. GARCIA/RN–
Sentimentos

Quando o dia se apressa e vai embora,
num silêncio que fere e que angustia,
a tristeza me invade e me devora,
nas horas sepulcrais, do fim do dia.

Como quem diz adeus e triste chora,
vai-se o sol delirando de agonia,
e a cortina da noite, Deus decora,
com luz tênue, de vã melancolia.

Distante, bem distante, muito além,
a tristeza me acena, como quem
se despede de alguém, que já morreu,

foi apenas a luz de um dia lindo,
que cansada, acenou quase dormindo
e nos braços da noite adormeceu!

–JOÃO BATISTA XAVIER/SP–
O Amanhecer da Esperança.

Quando a esperança dorme em plena aurora
fico pensando... o que será da vida:
---corpo dormente ou alma entorpecida.
(indiferença que a penumbra adora)

As flores refulgentes da avenida
em sendas se dissolvem sem demora;
a brisa breve em lágrima evapora
a dádiva em delírio amanhecida.

Sem esperança nada tem sentido.
O amor maior é o céu ao mar unido;
universo de abraços fraternais.

Se a estrada é longa e a dor é consistente
DEUS nos anima em paz onipresente:
sem esperança amanhecer jamais!

Fonte:
Colaboração de Ademar Macedo

Nenhum comentário: